brasilia_aerea_estadio nacional
Publicado em Março 30, 2014

Brasil: vamos à Copa do Mundo?

Américas/ Brasil [ Brasília/ Copa do Mundo/ Manaus/ Salvador da Bahia ]

Se faz parte dos mais de 11 mil portugueses que já compraram bilhetes para a Copa do Mundo no Brasil, vai gostar destas dicas.

São sugestões do que visitar, em território brasileiro, quando for acompanhar os jogos da Seleção Nacional. Estas atrações turísticas das três cidades-sede onde a equipa portuguesa vai jogar, foram sugeridas pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

A saber: Portugal estreia-se na Copa do Mundo da FIFA  Brasil 2014 diante da Alemanha, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no dia 16 de junho.

Depois, os portugueses vão enfrentar os Estados Unidos, na Arena da  Amazónia, em Manaus (dia 22 de junho), e de seguida jogam contra o Gana, no Mané Garrincha, em Brasília (dia 26 de junho).

Brasilia - Estadio Nacional

Brasília – Estádio Nacional

SALVADOR DA BAHIA 

– Pulseira do Senhor do Bonfim.
Segundo a lenda, os pedidos feitos, quando a fita é colocada, realizam-se quando a mesma se romper naturalmente. Em época de Mundial estas pulseiras têm um valor especial, já que serviram de inspiração para o design da bola oficial da Copa de 2014.

As cores e a representatividade do souvenir estão impressas nos  desenhos que compõem a Brazuca.

NE_Salvador

Brasil: vamos à Copa do Mundo?

– Coma acarajé
Outro património de Salvador são as baianas do acarajé. Quem passa por elas, com vestimentas brancas e enfeitadas com colares de contas, encanta-se com a alegria e o famoso tempero dos bolinhos acarajé, feitos de feijão fradinho e fritos no azeite de dendê.

– Apresentação de capoeira
A capoeira é considerada a 14ª expressão artística do Brasil e classificada Património Imaterial. A arte mistura dança, música e cultura popular, confunde-se com desporto, e já foi considerada luta.

NE_Salvador

Capoeira em Salvador da Bahia

MANAUS

– Conheça o encontro das águas:
A partir de 3 de junho, a TAP vai passar a ter voos Lisboa-Manaus-Belém. Manaus é vista como a porta de entrada para a Amazónia, o que faz dela um enorme atrativo turístico. E é em Manaus que pode assistir ao Encontro das Águas, que ocorre no ponto em que os cursos dos rios Negro e Solimões se juntam para formar o Rio Amazonas.

Uma volta de barco até ao encontro dos rios é uma visão deslumbrante de águas de cores negra e barrenta, que não se misturam por seis quilómetros. Nesta área é possível observar raras espécies de golfinhos.

Encontro do Rio Negro e Solimões

Encontro das águas do Rio Negro e Rio Solimões.Foto: David Rego Jr.

-Um hotel de selva:
Há hotéis de selva para todos os gostos, desde os mais luxuosos, com suites com ar condicionado, aos mais rústicos e simples. Todos oferecem o contacto permanente  do visitante com a natureza.

Na fotografia: vista aérea do Hotel de Selva Amazon Jungle Palace, localizado na beira do rio Negro, a 50 Km de Manaus.

Licenciado pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o hotel foi idealizado dentro dos conceitos de turismo sustentável, usando alta tecnologia para o tratamento de águas, uso responsável de energia e materiais, recolha e reciclagem de lixo, além do trabalho que respeita a natureza e integra a comunidade que se encontra próximo ao hotel.

Hotel Selva

Vista aérea do Hotel de Selva Amazon Jungle Palace, localizado na beira do rio Negro, a 50 Km de Manaus. Foto: Kazuo Okubo

– Gastronomia local:
São mais de duas mil espécies de peixes que existem nos rios do Amazonas. Por isso, a culinária local valoriza muito o peixe. As principais espécies consumidas são o tambaqui, tucunaré, pirarucu e pacu, que são transformados em pratos típicos, que podem ser fritos, assados ou cozidos.

As frutas regionais como o cupuaçu, a graviola, o tucumã, a pupunha, o buriti, o açaí e o conhecido guaraná da Amazónia podem ser consumidas ao natural ou em forma de sumos, doces, geleias e gelados.

7 Distrito Federal - Brasília

Projeto inaugurado em 2002, em BrasÌlia, a Ponte Juscelino Kubitschek. Foto: Tam·s H·ri

BRASÍLIA

– Visite a Torre de TV:
Uma das principais atrações arquitetónicas da cidade de Brasília – e pode ser visitada por quem for assistir ao jogo Portugal x Gana – é a Torre de TV. Com 230 metros de altura está localizada no centro da cidade e próxima ao Estádio Mané Garrincha.

Os turistas costumam subir até ao miradouro, onde se tem uma visão privilegiada de toda a cidade. Além da bela paisagem, o Complexo da Torre de TV conta com a Feira de Artesanato local.

Brasília

Brasília

– Turismo cívico:
Os turistas que visitam a capital têm a possibilidade de conhecer o centro de todo o funcionamento do Estado Brasileiro. É em Brasília que estão localizados os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Jantar no Restaurante Oscar - Hotel Brasília Palace

Jantar no Restaurante Oscar – Hotel Brasília Palace

– Diversidade gastronómica:
Gastronomia de Brasília: aos temperos tradicionais juntaram-se sabores do mundo inteiro, trazidos pelas embaixadas de vários países presentes na cidade. Essa mistura garantiu à Capital Federal o título de 3° pólo gastronómico do país.

No meio da tão famosa arquitetura de Brasília encontram-se bares, cafés e restaurantes muito diferentes e originais.

Brasília

Brasília

Fotos: Embratur

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo