Fui à Casa Marcelo, em Santiago de Compostela, mas o chef Marcelo (Tejedor) não estava lá. De tanto me falarem deste espaço (sugerido pel’A Quinta da Auga) as expetativas eram muito altas. Experimentámos vários pratos… vejam mais abaixo as fotografias.
O chef, que já teve uma estrela Michelin (perdeu-a este ano), apresenta um conceito diferente (desde abril de 2013) na Casa Marcelo, que está assente numa cozinha de fusão: gastronomia galega com a japonesa (e ainda inclui algumas sugestões das mexicana, peruana e oriental).
O restaurante fica junto ao centro histórico de Santiago de Compostela e tem decoração colorida. O que sobressai? A cozinha aberta – no fundo da sala, sem portas – à vista de todos, a mesa vermelha corrida e o balcão (onde fiquei sentada) onde se pode ver trabalhar o peixe, ali mesmo à frente, pelo sushiman.
Na Casa Marcelo o ambiente é informal (ementa simples e direta, com o nome e telefone da casa escritos à mão), os empregados são bem dispostos e brincalhões e a comida bem conseguida, da mais simples à mais elaborada.
Apesar de estarem a fazer sushi mesmo à nossa frente, ao balcão, conseguimos resistir à tentação de comer só isso e experimentámos várias coisas – ainda hoje não sei como passamos ao lado dos (lindos) nigiris que estavam a ser preparados. Mas… pratinho a pratinho íamos fiando satisfeitos e não conseguimos passar a essa parte da ementa.
Na Casa Marcelo é tudo para partilhar, à boa moda espanhola. Partilhar a comida, o espaço e as mesas. É um novo modelo de alta cozinha que se diz “mais acessível”.
O que provei? Vejam nas legendas das fotografias:
INFORMAÇÕES
Calle Huertas, 1, Santiago de Compostela
Telefone: +34 981 55 85 80
Horário: terça a sábado, 13h00-15h30 e 21h00-23h00; domingo, 13h00-15h30
Vinho a copo a 2,95€.
Fotos: Viaje Comigo