Viena © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 12, 2013

Mercados de Natal pela Europa

Alemanha/ Aústria/ Europa/ Suíça [ Natal ]

Em dezembro, um pouco por toda a Europamercados de Natal, que trazem para a rua todo o encanto e espírito natalício. Mesmo nas cidades onde as temperaturas são negativas, toda a gente sai à rua para conviver e experimentar as diversões. Claro que também aproveitam para fazer as compras, mas o ambiente de convívio e de diversão é o que mais sobressai.

A maior parte começa no início de dezembro e prolonga-se até final do ano ou janeiro. Aqui ficam algumas sugestões entre as centenas de mercados que existem na Europa – já estive nos de Berlim, Viena e Basileia e aconselho vivamente a experimentarem aquele ambiente – as fotos que aqui estão são precisamente de duas dessas cidades: Berlim e Viena.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

AMESTERDÃO

Na Holanda, o mercado de Natal de Amesterdão tem diversões para miúdos e graúdos. As luzes de Natal transformam as ruas numa espécie de mundo encantado e há sempre um ambiente divertido.

BADEN-BADEN

Na Alemanha, o mercado de Natal de Baden-Baden costuma ficar coberto de neve mas nada disso impede que os habitantes e turistas queiram viver o spírito natalício. Fica junto da Floresta Negra e tem animação com música e dançarinos tradicionais da Baviera.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

BARCELONA

Em Barcelona, desde 1786, que existe a Fira de Santa Lúcia, na Plaza de la Catedral. Há venda de enfeites, de presépios – a maior parte artesanal – e animação musical, incluindo um presépio em tamanho natural, na Plaça Sant Jaume.

BASILEIA

Basileia já é uma das cidades mais pitorescas da Suiça e, na época de Natal, ainda fica mais bonita. Em todas as praças do centro histórico está montada uma feirinha. Uma com a roda gigante, outra com um escorrega para trenós, outra ainda com uma pista de gelo para patinar, e muitas com barracas de comida típica: como as salsichas em fatia de pão, as bombocas e fruta coberta de chocolate. Um paraíso para mim! Chocolate por todo o lado! A mala veio cheia de chocolates!

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

BERLIM

Estavam 3 graus negativos, à noite, quando estive em Berlim. Dentro dos espaços comerciais está tão quente que dá para andar de manga curta, mas cá fora só os berlinenses sabem como se agasalhar. isto para dizer que passei muito frio. 😀 Como para eles são temperaturas normais, é habitual ver as crianças na rua, a brincarem nas pistas de gelo, nas diversões tipo feira popular, enquanto os pais bebem um café, um chá ou uma caneca de vinho quente, entre amigos e família.

Em Berlim há mais de 50 mercados espalhados pela cidade. E não pode escapar a visita à árvore de Natal gigante, montada em frente às Portas de Brandeburgo e ao jardim, em frente, todo iluminado, com as árvores despidas de folhas, mas cobertas de luzes. Experimente as verdadeiras bolas de Berlim e as castanhas assadas.

Viena © Viaje Comigo

Viena © Viaje Comigo

BRUGES

Na Bélgica, o mercado de Natal de Bruges anima as ruas históricas do centro da cidade. As bancas de chocolate adoçam a boca aos visitantes e pode até comprar chocolates artesanais, e pode também patinar na pista de gelo. O programa do mercado inclui um festival de esculturas de gelo.

BRUXELAS

O mercado de Natal de Bruxelas tem uma rampa com neve, para descida de trenó, e outras diversões como a roda gigante e uma grande pista de gelo, para calçar os patins e divertir-se. Está montado nas ruas da Grand Place e estende-se até à praça de Ste-Catherine, abrangendo quase dois quilómetros, com a enorme árvore de Natal a ver-se ao longe e o presépio clássico.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

COLÓNIA

Com a Catedral de Colónia como pano de fundo, este mercado de Natal é um dos mais bonitos da Europa. Concentra as tradicionais barraquinhas em redor da praça e da árvore de Natal, com milhares de luzes. Apesar deste ser um dos mais bonitos, Colónia tem mais cinco mercados natalícios, cada um com uma especialidade: um deles tem anjos de madeira; outro tem como base contos como a Branca de Neve ou a Cinderela, por exemplo .

DRESDEN

É um dos mais antigos mercados da Alemanha. Diz-se que começou em 1434 o de Dresden e tem mais de duas centenas de barracas, onde estão artesãos a venderem as suas peças. Tem a tradicional árvore de Natal iluminada, diversões, como a roda gigante, e muitos outros pontos com venda de produtos típicos e regionais.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

DUBLIN

No meio destes já antigos mercados de Natal, o de Dublin é um dos mais recentes. Fica nas Dublin Docklands, na margem do rio Liffey, e tem barraquinhas com comidas típicas, bebidas quentes, brinquedos tradicionais e diversões, como o carrosséis.

FRIBURGO

Fica junto à Floresta Negra, este mercado de Natal que é montado ao lado da catedral. As barraquinhas são decoradas com luzes e motivos natalícios, onde se podem provar os produtos locais, mas também encontrar ideias para prendas, feitas pelos artesãos.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

LONDRES

O espírito natalício cobre a cidade quando acendem as luzes em Regent Street. As árvores ficam iluminadas, tem pista de gelo e outras diversões como a roda gigante. O mercado é tradicional conta com venda de produtos artesanais e bebidas quentes.

MUNIQUE

Está aqui um dos mais bonitos mercados de Natal europeus. Só o conheço por fotografia, mas dizem que o local onde é montado, a envolvente da Marienplatz, é das mais bonitas. As cabanas de madeira, cobertas de neve, as árvores de Natal iluminadas e espetáculos musicais diários dão um ambiente festivo, onde se podem provar iguarias com base em receitas da época medieval. Por isso se diz que ninguém sabe montar mercados de Natal como os alemães.

Berlim © Viaje Comigo

Berlim © Viaje Comigo

NUREMBERGA

É um dos mercados de Natal mais conhecidos do mundo, tendo começado na primeira metade do século XVII. O artesanato, em madeira e em metal, está em muitas das barracas decoradas a preceito com motivos natalícios.

PRAGA 

São dois os mercados da capital da República Checa. Ficam na Praça da Cidade Velha e na Praça Venceslau com mais de 150 pontos de venda. As barraquinhas vendem produtos locais, brinquedos de madeira, cristais e jóias e outros que darão originais prendas de Natal. As bebidas tradicionais são o grogue e licor de mel.

Viena © Viaje Comigo

Viena © Viaje Comigo

VIENA

Quando estive em Viena, em dezembro, não nevou mas estava tanto frio que nem os chás e cafés que bebia aqueciam.

No entanto, pelas ruas e junto à catedral, havia sempre movimento com diversos mercados espalhados pela cidade. Muito calor humano, com gente de um lado para o outro, com as famílias atrás, a comprar os doces, castanhas, biscoitos picantes e muito… mesmo muito, vinho quente. Também se compram enfeites de Natal para oferecer.

Viena © Viaje Comigo

Viena © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo