Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 8, 2023

Visitar Potsdam, Berlim, Alemanha – a cidade dos palácios e jardins reais

Alemanha/ Europa

Na Alemanha, Potsdam é uma cidade que fica a 20km de Berlim e é, hoje, uma das mais visitadas deste país. Não é uma cidade muito grande, porém, trata-se de um local riquíssimo, cheio de História e Arte, além de muitos espaços verdes. A cidade de Potsdam foi declarada Património da Humanidade pela UNESCO, em 1990, exatamente pelos seus lindos palácios e jardins.

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam foi fundada no século VII, localiza-se no sudoeste de Berlim, nas margens do rio Havel e no meio de uma região de florestas e lagos. Atualmente tem cerca de 152.966 habitantes. No passado, foi a residência oficial da família real prussiana, razão pela qual é palco de vários palácios e jardins.

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

Outro facto muito importante sobre Potsdam é que foi a cidade onde, no Palácio de Cecilienhof, se deu a Conferência de Potsdam (1945), que resultou na Declaração de Potsdam. Nesta conferência, Churchill, Truman e Estaline ditaram o fim da Segunda Guerra Mundial, estabelecendo o futuro da Alemanha e da Europa.

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

Casa de chá Chinesa (Chinesisches Haus)

Casa de chá Chinesa (Chinesisches Haus)

Agora já pode ter uma ideia do quanto há para visitar nesta cidade. Partilho aqui algumas sugestões para ficar a conhecer em Potsdam:

• Palácio de Cecilienhof
Tal como referi, foi no Palácio de Cecilienhof que se deu a Conferência de Potsdam, sendo um local com um significado histórico tremendo. Atualmente foi transformado em hotel, para além de museu.

• Palácio Sanssouci
É considerado o “Versalhes Alemão”, devido à sua imponência e devido aos lindos jardins labirínticos.

• Casa de chá Chinesa (Chinesisches Haus)
É considerada uma das construções mais bonitas do Parque Sanssouci.
Toda construída em estilo oriental, com belíssimos pormenores decorativos e porcelanas, consta que era o local preferido de Frederico II para tomar chá.

• Palácio de Babelsberg
Este palácio neogótico foi construído como residência de verão do Príncipe Wilhelm da Prússia. Atualmente encontra-se muito desgastado no interior, estando encerrado para obras. Localiza-se num local muito bonito, na margem do rio Havel, por isso vale muito a pena uma visita ao exterior.

• Novo palácio de Potsdam (Neues Palais)
Este palácio trata-se da maior estrutura do século XVIII no Parque Sanssouci de Potsdam. A sua imponência de estilo barroco não o vai deixar indiferente, com destaque para a sua cúpula esverdeada. Vale a pena também visitar o sumptuoso interior e não se esqueça de ver, no andar térreo, a Galeria Gruta, decorada com conchas, mármore, quartzo e pedras semipreciosas incrustadas nas paredes. O Novo palácio pertence ao conjunto de palácios e parques de Potsdam e Berlim que foram declarados pela Unesco em 1990 como Património da Humanidade.

Novo Palácio de Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Novo Palácio de Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

• Palácio de Charlottenhof
Este palácio de estilo romano foi a residência de Verão do Príncipe Herdeiro Frederico Guilherme. Encontra-se próximo ao Novo Palácio de Potsdam.

• Bairro holandês
É conhecido como “pequena Amesterdão”. As suas construções em tijolo vermelho, janelas de madeira e caixilhos brancos fazem lembrar muito a cidade holandesa. Neste bairro vai viver um pouco da cultura holandesa, inclusive provar algumas especialidades, num dos vários cafés e restaurantes.

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

• Ponte Glienicke – Ponto dos espiões
A Ponte Glienicke liga, desde 1907, a cidade de Potsdam à de Berlim, passando por cima do rio Havel. É chamada a ponte dos espiões porque na altura da Guerra Fria, era utilizada como ponto neutro, para a troca de espiões dos EUA e da União Soviética. É tão icónica que foi usada como cenário de alguns filmes, como “A Ponte dos Espiões” (2015) e “Funeral em Berlim” (1966).

• Ilha dos Pavões (Pfaueninsel)
Já deve estar a imaginar a origem do nome desta ilha que se localiza no rio Havel, na fronteira de Potsdam com Berlim. A ilha tem este nome porque existem vários pavões que andam soltos pelo espaço. São cerca de 67 hectares compostos por lindos jardins floridos, espaços para piquenique, um café, trilhas para caminhar e belíssimos palacetes do século XVIII. A Ilha dos Pavões faz parte dos Palácios e Parques de Potsdam e do Património Mundial da UNESCO.

Potsdam - Alemanha © Viaje Comigo

Potsdam – Alemanha © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo