A região duriense é um local que quase não precisa de palavras para a descrever. As imagens dizem tudo. A Pipadouro tem dois barcos disponíveis para passeios no rio Douro e pode aceitar uma das suas sugestões de passeios já programados ou então planear o seu próprio passeio, exclusivo.
Os barcos (o Friendship I e o Pipadouro II) são muito bonitos, com muita história e muitas milhas navegadas e, se quiser, pode pernoitar lá. Tem cama, casa de banho e até uma sala de estar. Tudo com bastante requinte. O Friendship I é um barco inglês de 1957 – e foi nesse que andei – e Pipadouro II é de 1967.
Se quiser um programa mais pequeno, há passeios com almoço, lanche ou jantar a bordo.
O passeio do Pinhão até ao tua com o tema do vinho do Porto é o mais comum, partilhado com outros viajantes, mas cada cliente pode personalizar o seu passeio. As sugestões são de de um almoço de charme, um fim de tarde, um jantar ou programa de um ou dois dias no Douro.
O resto, conta-se através das imagens tiradas num passeio que partiu de Freixo de Numão e só parou no Pinhão, com passagem na barragem. No Douro fomos felizes 😀
Veja aqui um vídeo de uma parte do passeio:
Um outro ponto histórico deste passeio foi a passagem pelo Cachão da Valeira onde está cravado na rocha, como homenagem, um marco. Foi aqui que morreu afogado o barão Forrester. O escocês, cujo nome está associado à história do vinho do Porto, faleceu no local que mais temia, um dos mais perigosos na navegação do rio.
Foi em 1861 que o barco se afundou e, segundo reza a história, as senhoras (entre as quais estava D. Antónia Ferreira, conhecida como Ferrerinha) safaram-se por causa dos balões das saias que as mantiveram à superfície da água.
Já de Forrester, cujo corpo nunca chegou a aparecer, diz-se que andaria sempre carregado de moedas e que isso terá feito com que fosse ao fundo mais rapidamente.
INFORMAÇÕES
Preços para passeios para a Pipadouro – informações aqui.