Bolo de Rolo com chocolate © Viaje Comigo Bolo de Rolo com chocolate © Viaje Comigo
Publicado em Março 16, 2018

Doces de Pernambuco: Bolo de Rolo e Souza Leão

Américas/ Brasil [ Recife ]

No Brasil, em Recife, provei dois bolos tradicionais de Pernambuco: o famoso Bolo de Rolo e o Bolo Souza Leão. O primeiro tem raízes portuguesas mas foi-se adaptando com outros recheios, com a goiabada e chocolate atualmente; e o segundo fala da história da própria região pernambucana.

BOLO DE ROLO

O Bolo de Rolo, doce tipicamente pernambucano, teve origem em Portugal, mas era feito com recheio de amêndoas. O nome que lhe era dado era o “Colchão de Noiva” (com massa tipo pão de ló).

No Brasil, foi adaptado e acrescentado um toque tropical e o bolo passou a ser recheado com goiabada (fruta que havia em abundância na região) e muito açúcar (proveniente da cana de açúcar dos engenhos da região).

O Bolo de Rolo tem traços marcantes da História e da identidade do povo pernambucano na receita. Por isso mesmo, foi reconhecido como Património Cultural e Imaterial do estado de Pernambuco.

A massa é feita farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. Depois é feito um rolo com o recheio de goiabada derretida. Se primeiro, a massa era mais grossa, atualmente a camada é bem fina. No final é polvilhado com açúcar.

Hoje em dia, o recheio de goiabada continua a sair, mas foram-se adaptando aos tempos e criando outros recheios com chocolate e compotas de frutas, ou até queijos.

Bolo de Rolo com goiabada © Viaje Comigo

Bolo de Rolo com goiabada © Viaje Comigo

Compras em Olinda - Pernambuco - Brasil © Viaje Comigo

Bolo de rolo – Pernambuco – Brasil © Viaje Comigo

BOLO SOUZA LEÃO

Também típico de Pernambuco é o bolo Souza Leão. Diz-se que a receita é conhecida desde a primeira metade do século XIX e que terá sido introduzida na história da culinária pernambucana ,por intermédio de Dona Rita de Cássia Sousa Leão Bezerra Cavalcanti, esposa de um coronel proprietário de vastos engenhos na região de Jaboatão dos Guararapes.

O nome vem da família pernambucana Sousa Leão, que teria sido a criadora da receita no século XIX. Essa família tem as suas raízes nos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Moreno.

Tradicionalmente, o cremoso bolo Souza Leão é servido em ocasiões especiais, e por isso tem sempre os melhores serviços ao oferceê-lo aos seus convidados. Era costume apresentar a doce iguaria em louças e porcelanas finas, com utensílios de prata e cristal.

Reza a história que foi servido ao imperador Dom Pedro II, e à sua esposa Teresa Cristina em 1859, quando passaram pelo estado de Pernambuco.

Ingredientes: massa de mandioca (massa puba), leite de coco, açúcar, manteiga e ovos.

Bolo Souza Leão © Viaje Comigo

Bolo Souza Leão © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo