Kumarakom, Kerala © Viaje Comigo
Publicado em Abril 14, 2016

Dicas para tirar fotografias com o Selfie Stick, Pau de Selfie ou Monopod

Notícias/ Preparar a viagem

Como qualquer coisa que é nova, até o selfie stick (ou também chamado de monopod, ou ainda o pau de selfie – em português, o nome não podia ser pior… mas adiante) mereceu chamadas de atenção pela sua utilização. No Viaje Comigo usamos selfie stick há muito tempo e achamos que é umas das coisas bastante úteis para levar de viagem, principalmente se viajar sozinho.

Mas, como em tudo na vida, é preciso bom senso e boas maneiras na utilização do mesmo. Não vai esticar o selfie stick até ao máximo e colocá-lo à frente da fotografia de todas as outras pessoas. Não vai esticar o bastão até tocar em quadros, dentro de museus…

A utilização do selfie stick foi proibida em certos locais, como salas de espetáculos e em alguns museus, porque dificulta a visão dos visitantes e porque pode ser considerada uma arma, assim como um tripé de uma câmara por exemplo.

Imagem tirada com selfie stick - Susana Ribeiro em Club Med Punta Cana © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Susana Ribeiro em Club Med Punta Cana © Viaje Comigo

Há uns dois anos, em viagens de grupo, havia sempre alguém que gozava como o facto de usar o selfie stick. No fim da viagem, depois de verem o seu uso, e as fotografias, perguntavam onde o tinha comprado e alguns até compravam durante a própria viagem.

Há uns anos, uma amiga ao ver as minhas fotos de viagens disse “vocês nunca aparecem nas fotos? Assim nem acredito que estiveram lá”, brincou. A verdade é que só quando tive um telemóvel como uma boa lente e um selfie stick comecei a ter fotografias minhas nos destinos.

Imagem tirada com selfie stick - Susana Ribeiro nas Grutas Edakkal Kerala India © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Susana Ribeiro nas Grutas Edakkal Kerala India © Viaje Comigo

Se não gosta de estar sempre a pedir para lhe tirarem fotografias, o selfie stick é ótimo. O que não quer dizer que nunca mais peça! E quem diz que isso torna a viagem ainda mais solitária, porque não fala com ninguém, está enganado. O monopod é um dos maiores desbloqueadores de conversa. Em vários locais pediam-me para tirar fotos e perceberem como funcionava. A partir daí ficávamos à conversa…

Já comprei dois selfie sticks. O primeiro tinha um bastão mais comprido, mas tinha de ter sempre uma carteira maior para o carregar. Acabei por o partir de tanto uso que lhe dei. Abre e fecha, abre e fecha… partiu. Encomendei um outro, em que o bastão é mais pequeno, mas o selfie stick totalmente fechado cabe na palma da mão. O ideal para não ocupar muito espaço. Ambos encomendei online e nunca custaram mais de 6 euros cada (se quiser que diga onde envie-me e-mail). Todas as imagens nesta página foram tiradas com selfie stick.

Susana Ribeiro na Periyar Tiger Reserve, Kerala, Índia © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Susana Ribeiro na Periyar Tiger Reserve © Viaje Comigo

PORQUE É ÚTIL TER UM SELFIE STICK?

– Não temos de estar a pedir sempre que nos tirem fotos.

– É um ótimo “desbloqueador” de conversas e fazedor de amigos em todo o mundo. Em vários países as pessoas pedem para tirar fotos connosco quando vêem o selfie stick.
Na Turquia, perto de uma mesquita, um grupo de mulheres pediu para tirar uma foto. Achei que era para lhes tirar uma fotografia, mas não. Queriam ver como funcionava o selfie stick e quiseram tirar uma comigo. Na Índia, quase toda a gente nos diz “Selfie, selfie” e e nem nos pedem para lhes enviarmos a fotografia. Só querem tirar e vão embora depois de ficarem a falar connosco.

Susana Ribeiro a caminho das Grutas Edakkal, Kerala, India © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Susana Ribeiro a caminho das Grutas Edakkal, Kerala, India © Viaje Comigo

– Quantas vezes já pediu para tirar uma fotografia e não ficou nada como queria? Com o selfie stick é você quem comanda tudo: enquadramento, timming, pode ir treinando com o seu melhor lado, a posição do sol, etc.

Canais em Kumarakom, Kerala © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Canais em Kumarakom, Kerala, Índia © Viaje Comigo

– Nunca gostou muito de tirar fotografias? Esta é a melhor forma de conseguir estar à vontade na fotografia porque você consegue controlar todo o processo. E se não gostar, repete as vezes que quiser. Quando é outra pessoa a tirar e perguntam “veja se ficou ok”… mesmo que tenha ficado tremida a gente diz sempre “Ficou… muito obrigada”. Não queremos incomodar de novo!

– Está com um grupo de férias e não há ninguém para vos tirar a fotografia? E não quer que ninguém fique de fora?… Problema resolvido com o pau de selfie.

Viaje Comigo na Praia de Kovalam © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Viaje Comigo na Praia de Kovalam © Viaje Comigo

– Com o monopod, uma selfie não é só a cara dos intervenientes mas também tudo o que está à sua volta. Como o braço estica pode apanhar a paisagem.

– Para quem viaja sozinho é uma das melhores invenções de sempre, para poder ter fotos suas em tantos locais onde estará sozinho.

– O monopod ajuda também a manter a câmara mais estabilizada e ajuda nos vídeos, podendo fazer mais cenas em movimento sem ficar aos tropeções.

Imagem tirada com selfie stick - Susana Ribeiro e Carla Boechat © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Susana Ribeiro e Carla Boechat © Viaje Comigo

– O selfie stick ajuda a que o telemóvel esteja mais seguro quando está em locais altos, em movimento, etc. Mas certifique-se sempre que o telemóvel está bem preso no bastão!

– Apesar de se chamar selfie stick… o mesmo faz com que se tire menos selfies e se consiga apanhar cada vez mais paisagens.

– Pode segurar o bastão e fazer vídeos e imagens de 360 graus.

Imagem tirada com selfie stick - SNa floresta, Campismo Kalypso Adventure, Suryanelli, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

Fotografia tirada com selfie stick – Na floresta, Campismo Kalypso Adventure, Suryanelli, Munnar, Kerala © Viaje Comigo

A TER EM ATENÇÃO: DICAS DE FUNCIONAMENTO

– Estique o braço telescópico e carregue no botão do bastão para fazer as suas fotos.

– Já tive dois selfie sticks e em ambos só tinha de os ligar ao telemóvel para funcionarem. No entanto, há dispositivos que têm de fazer o emparelhamento (principalmente se o monopod tiver comando à distância) com o bluetooth do seu telemóvel.

– Ao tirar fotos com o selfie stick (como em qualquer selfie) estamos a usar a lente secundária do telemóvel (a principal é melhor e está virada para fora), ou seja, a que tira fotos de menor resolução.
Poderá virar a câmara para a principal mas aí nunca sabe como fica o enquadramento.

Tirada com selfie stick - Grupo Kerala Blog Express 3 © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – Grupo Kerala Blog Express 3 © Viaje Comigo

– Com o monopod (ou com outra máquina qualquer)… não tire fotografias de frente para a luz, para que os rostos não fiquem apagados ou escuros. A não ser que seja esse mesmo o objetivo!

– Tenha em atenção ao fazer vídeo já que, alguns telemóveis, ao ficarem ligados ao selfie stick, perdem o som ambiente.

– Se o grupo que quer fotografar for grande e não couber numa foto na horizontal, peça para se colocarem uns atrás dos outros e fica uma fila na vertical apanhando todo o grupo!

Tirada com selfie stick - A ver o mar © Viaje Comigo

Foto tirada com selfie stick – A ver o mar © Viaje Comigo

– Não gosta de estar de frente para a câmara? Nem quer que apareça a sua cara? Não precisa! Basta esticar o braço para trás e clicar no botão do bastão do selfie stick.

– Se tiver comprado um bastão sem botão, pode sempre programar o “timmer” do telemóvel. 3, 2, 1… foto tirada!

Templo Sree Padmanabhaswamy, Trivandrum, Kerala, India © Viaje Comigo

Fotografia tirada com selfie stick – Templo Sree Padmanabhaswamy, Trivandrum, Kerala, India © Viaje Comigo

– Há quem não se importe – e até prefira – que o bastão apareça. Mas é possível fazer fotos onde nem se vê e parece que foi uma outra pessoa que lhe tirou a fotografia.

– Lembre-se que pode tirar uma fotografia só à sua cara, mas o bom de se ter um bastão é esticar e conseguir apanhar as paisagens bonitas que vai ver em viagem.

Ioga em Bamboo Rafting, Kerala © Viaje Comigo

Tirada com selfie stick – Ioga em Bamboo Rafting, Kerala © Viaje Comigo

Com selfie stick - na Índia © Viaje Comigo

Com selfie stick – na Índia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo