Eating Italy Trastevere Food Tour © Viaje Comigo
Publicado em Outubro 24, 2015

Um tour em Trastevere para comer… Roma

Europa/ Gastronomia/ Itália [ Roma ]

Roma é história. Milhares de anos de história! Mas também nos conquista pelo estômago. Como se não fossem suficientes os locais que descobrimos por nós próprios, decidimos participar num Food Tour em Trastevere, essa área de Roma com restaurantes e bares, porta sim, porta não.

Com o Eating Italy fomos descobrir as iguarias italianas e muitas tipicamente romanas. É conveniente que vá com o estômago vazio pois vai provar várias coisas, durante várias horas e… guarde espaço para o gelado italiano, no final. Não se vai arrepender! 😀

Rua de Trastevere, Food Tour Roma © Viaje Comigo

Existem dois tours em Trastevere, o de dia e o do final do dia, que apanha a hora do jantar. Fizemos este último, que aconselhamos ao leitor, por aproveitar por fazer a visita, experimentar de tudo um pouco e já fica com o jantar feito. É um 3 em 1! Veja o vídeo e depois leia a nossa experiência.

A partida – e ponto de encontro – é feita na Isola Tiberina, essa pequena ilha da cidade de Roma. Mais precisamente em frente à igreja de S. Bartolomeo. Para lá chegar terá de atravessar uma das duas pontes. Uma delas, a Fabrício, é a mais antiga de Roma, datada de 62 a.C., e que permanece tal como foi feita.

Conhecemos a nossa guia, Anna, uma norte-americana a morar em Roma há mais de sete anos. O arranque é dado. Partimos agora para a área de Trastevere, para começarmos o nosso tour gastronómico que passa por oito locais frequentados pelos romanos. Além de provar comida típica e de ficar a conhecer sítios que normalmente não conheceria, também vai percorrer ruas muito bonitas.

Anna, a guia do Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

A primeira paragem é feita no restaurante Da Enzo Al 29 (via Dei Vascellari, 29) para o chamado “aperitivo”. Passamos lá a meio da tarde, quando normalmente estaria fechado (entre o almoço e o jantar encerra), e as mesas estavam postas somente para nós. Os donos recebem-nos com um sorriso. Neste restaurante, tipicamente romano, provamos um espumante italiano – o Prosecco – a acompanhar presunto, burrata e meloa. Um bom início do tour!

Enzo, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Seguimos depois para um restaurante que, por caso, já conhecíamos, da primeira vez que tinha ido a Roma: o Spirito di Vino (via Genovesi, 31). Mas, desta vez não fomos lá pela comida. Fomos para uma prova de vinho na cave deste espaço que tem séculos de história. Aliás, os donos não podem fazer qualquer tipo de alterações devido à carga histórica do edifício. Normalmente, as pessoas ficam na sala superior, do restaurante, por isso, só com este tour temos o prazer de conhecer a sua adega. Nesta parte do tour, são reveladas muitas histórias, incluindo uma que conta que aqui foi feita uma das estátuas do Vaticano… é melhor não contar mais para não estragar a surpresa.

Entrada para Spirito di Vino, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Cave do Spirito di Vino, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Prova de vinho no Spirito di Vino, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

A Innocenti (via della Luce, 21) é uma padaria e pastelaria familiar e tradicional. Faz biscoitos desde 1920! O cheirinho de doces acabados de fazer, delicia quem ali  passa e não resiste a entrar. Comemos aqui uns biscoitos maravilhosos!

Innocenti, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Biscoitos Innocenti, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Montra Innocenti, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Depois dos doces, passeamos mais por Trastevere. Até que chegamos à Antica Caciara (via di San Francesco a Ripa, 140). É  considerada quase uma instituição no que toca a lojas tradicionais de Roma. Está na mesma família desde 1900 e é aqui que os romanos compram os seus fumeiros, passam, vinhos e também os queijos. Foi aqui que provámos dois queijos.

Antica Caciara, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Ali mesmo ao lado, está a I Supplì (via di San Francesco a Ripa, 137) que é uma loja de take away (tem apenas duas mesas altas, sem grande conforto) de pizzas e outras comidas. É aqui que os romanos vêm buscar as suas comidas e também os turistas passam pela fatia de pizza ou pelos supplìs. Não sabe o que são? Os supllìs são os famosos croquetes de arroz com queijo derretido, no interior. São o verdadeiro petisco, que se come na casa dos italianos – muitas vezes feito com arroz que sobra de outras refeições. Provámos, além do supplì, a pizza marinara, que é uma das especialidades deste espaço.

Supllì, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Pizzas no Supllì, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Pizza marinara no Supllì, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Caminhamos mais um pouco para irmos a uma outra loja deste bairro. A Antica Norcineria (via Natale del Grande, 6) vende todo o tipo de carne de porco. Provamos uma carne cozinhada com especiarias muito usadas na cozinha italiana… muito bom! Fresca e saborosa!

Antica Norcineria, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Entrada da Antica Norcineria, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Percorremos depois o Trastevere, por entre as suas pitorescas ruelas. O destino é agora um restaurante. Momento para nos sentarmos na Enoteca Ferrara (Piazza Trilussa, 41). Aqui, provámos vinho italiano e vários tipos de comida caseira (e artesanal) como gnocchi, raviolis de espinafres e ricota e tonarelli com queijo e pimenta.

Entrada da Enoteca Ferrara, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Raviolis, Enoteca Ferrara, Trastevere Food Tour, Roma © Viaje Comigo

Continuamos a caminhada pela área do Trastevere de alma e estômago cheios, mas guardamos um espacinho para o prometido gelato.

Na Fatamorgana (Fada Morgana) (via Roma Libera, 11), os gelados são especiais porque são artesanais e orgânicos. Mostram, em imagens, como é feito o seu gelado e as quantidades de ingredientes que colocam, ao invés de outros locais que juntam corantes, etc. Tem inclusive variedades para vegetarianos, sem lactose, sem açúcar e gelados que são ricos em antioxidantes e baixos em gorduras.

Fatamorgana Roma, Trastevere Food Tour © Viaje Comigo

O Eating Italy tem tours semelhantes noutras cidades europeias, como Londres, Amesterdão e Praga. Gostamos tanto deste que estamos ansiosos por um dia destes experimentarmos noutras cidades 😀

INFORMAÇÕES

Preços: 75€ ou 88€/adulto; 70€ entre os 13 e os 18 anos; menores de 13 anos: 55€
Mais informações sobre os tours, aqui.