Apesar de ser um dos países mais pequenos da Ásia central, o Tajiquistão tem algumas belezas escondidas, algumas que fazem parte da lista de Património Mundial da UNESCO, e uma história que passou pela Rota da Seda.
Este é um país montanhoso, que tem como vizinhos a China a leste, o Afeganistão a sul, o Quirguistão a norte e o Uzbequistão a oeste. A maioria da sua população pertence ao grupo étnico tajique e falam persa (oficialmente denominado como idioma tajique).
NÃO ESQUECER
*Já sabes que podes comprar artigos da marca ©Viaje Comigo? Com inúmeros artigos de viagem! 😀*
E podes seguir a loja no Instagram também ViajeComigo.Store
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Sugerimos a Consulta do Viajante Online marcada através deste link.
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
No Tajiquistão vai encontrar paisagens naturais muito bonitas, com os seus rios e cordilheiras, sendo uma das mais belas e conhecidas as cordilheiras de Pamir, as de Alai e as de Tien Shan. Mas, se também gosta de sentir a história de um país gravada nas suas ruas, a sua cultura (que, neste caso, resulta de influências persas, árabes, russas, turcas e iranianas), vale a pena visitar a capital e maior cidade do Tajiquistão, Duxambé.
HISTÓRIA DA TAJIQUISTÃO
O Tajiquistão foi governado pelo Império Samanida até ao século XIX. Depois disso, o país foi colonizado pela Rússia. Em 1917, houve uma grande revolta contra a política absolutista russa, resultando na Revolução Russa. Cerca de três anos mais tarde o Tajiquistão tornou-se uma República Socialista Soviética Autónoma – RSSA Tajique, mantendo este regime até 1991. Nesta altura o país ganhou a sua independência, no entanto, os conflitos estavam longe de acabar. Um ano mais tarde estourou uma guerra civil marcada por perseguição racial e muita pobreza.
Só algum tempo depois o Tajiquistão alcançou a estabilidade, estando atualmente a abrir-se ao turismo
Alguns pontos a visitar
Dois dos pontos que começo por referir destacam-se por figurarem na lista de Património Mundial da UNESCO.
• Sítio proto-urbano de Sarazm
Sarazm é uma cidade arqueológica localizada no noroeste do Tajiquistão. Segundo consta, a cidade era uma conhecida área de mineração de turquesa e também de exploração agrícola e de cobre. A UNESCO declarou-a como Património Mundial por “ser um sítio arqueológico que testemunha o desenvolvimento dos assentamentos humanos na Ásia Central, desde o quarto milénio antes de Cristo. As suas ruínas demonstram o desenvolvimento de uma proto urbanização da região”.
• Parque Nacional do Pamir
Este parque encontra-se na zona ocidental do Tajiquistão e cobre 11% da área total do país. A cordilheira Pamir é formada pela união das cordilheiras Tian Shan, Karakorum, Kunlun e Indocuche e é onde vai encontrar algumas das montanhas mais altas do mundo.
Apesar que não serem declarados Património Mundial, os seguintes pontos valem muito uma visita.
– As Montanhas Fann situam-se nos arredores do lago Iskanderkul, exibindo uma paisagem muito bonita e selvagem.
– Duxambé é a capital e maior cidade do Tajiquistão. Algumas das principais atrações, para além de passear nas ruas e sentir a cultura e história, são: o Museu nacional do Tajiquistão e o Rudaki Park. No museu vai poder conhecer um pouco mais da história deste país e vai encontrar quatro departamentos de exposições: Departamento de História Natural, Departamento de História Antiga e Medieval, Departamento de História Moderna e Contemporânea e Departamento de Belas Artes Aplicadas.
O Rudaki Park é um parque enorme, com uma grande extensão de árvores e composto também por jardins floridos, lagos e fontes.
– A 30 km da capital, sugiro que visite a Fortaleza Hissar. Esta fortaleza era o palácio de um dos Bukhara Emirates e é, hoje em dia, um dos principais lugares históricos do Tajiquistão.
CLIMA DO TAJIQUISTÃO
O Tajiquistão tem um clima Continental e árido. A melhor época para viajar é de maio a setembro. Os meses mais frios vão de novembro a março. A parte mais quente e mais chuvosa do país é Khatlon.
GASTRONOMIA DO TAJIQUISTÃO
A gastronomia tajique tem muito em comum com as cozinhas russa, afegã, iraniana e uzbeque. O chá e os frutos secos não faltam na mesa. Sugiro que experimente o prato nacional do Tajiquistão, o Palav (também conhecido como osh), prato de arroz feito com nabo ou cenoura amarela ralada e pedaços de carne, fritos em óleo vegetal ou gordura de carneiro.
Este prato é confecionado num qazan especial (caldeirão em forma de wok). Outro prato tradicional é o qurutob: queijo salgado e seco (“qurut”) dissolvido em água (“ob”) e servido sobre pedaços de pão feito com manteiga ou banha, chamado “fatir ravghani”, acompanhado com cebola e outros vegetais fritos.
No Tajiquistão come-se bastante carne. Na rua, uma das iguarias mais típicas são as Shashlik (espetadas de carne). Também se comem várias sopas, confecionadas principalmente com vegetais e carne, podendo conter também massa.
Algumas Palavras em Persa
Bom dia = salâm
Boa noite = salâm
Adeus = xodâ hâfez
Sim = ore
Não = na
Por favor! = lotfan
Obrigado = mamnun
De nada = xâheš mikonam
Quanto custa por favor? = bebaxšid qeymate in cande?
Desculpe! = bebaxšid
Não compreendo = nemifahmam
Proibido = Mamnu
Onde é a casa de banho por favor? = bebaxšid dastšui kojâst?
Capital: Duxambé
Área: 143 100 km²
População: 9 275 827 habitantes (estimativa em 2019)
Fronteiras: China, Afeganistão, Quirgusitão e Uzbequistão.
Moeda: Somoni
Clima: Clima Continental e árido.
Língua Oficial: Tajique/Persa
Religião: Islamismo
Sistema político: República
Horário: + 4 horas que em Portugal e + 8 horas que em São Paulo
Visto: Desde 1 de janeiro de 2022 que não é necessário visto para cidadãos portugueses que visitem o país por menos de 30 dias. Para cidadãos brasileiros é necessário visto.
Vacinas: Embora não seja obrigatória nenhuma vacina, recomendam-se as seguintes: Difteria/Tétano/Pólio, Tifóide, Hepatites A e B, Meningite.
Contactos úteis: Indicativo +992
Não existe representação diplomática portuguesa no Tajiquistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo.
Endereços das representações consulares portuguesas (postos e secções consulares) no estrangeiro: https://portaldascomunidades.mne.gov.pt/
Bandeira: A bandeira do Tajiquistão foi adotada em 1992, após a dissolução da União Soviética. Tem três faixas horizontais, nas cores vermelho (simboliza a unidade da nação), branco (representa plantações de algodão e a neve da montanha) e verde (representa a natureza e os vales do país). No centro da bandeira está uma coroa dourada, com sete estrelas douradas.