Quirguistao © Makalu:Pixabay
Publicado em Maio 10, 2023

Dicas e mapas: Viajar para o Quirguistão

Ásia/ Quirguistão

O Quirguistão é uma das jóias orientais que ainda é pouco falada e explorada pelo turismo. Assim, a sua beleza natural permanece quase intocada, tornando-o um destino muito cativante para quem procura sair das rotas turísticas tradicionais. Este é um pequeno país montanhoso da Ásia Central e que faz fronteira com a China, com o Cazaquistão, o Uzbequistão e o Tajiquistão. A capital é Bisqueque (Bishkek) e é a maior cidade do país.

Burana Tower - Quirguistao © Makalu:Pixabay

Burana Tower – Quirguistão © Makalu:Pixabay

No Quirguistão vai encontrar cenários idílicos, paisagens repletas de montanhas, vales e lagos. Vai também conhecer uma cultura muito rica, devido à sua grande mistura de etnias e clãs. Estima-se que o país tenha uma população de 6,389,500 habitantes.

– Estás à procura de alojamentos para a tua viagem? Pesquisa e reserva aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Precisas de SEGURO DE VIAGEM? Ao ires por este link tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto! Viaja em segurança!

Iati seguros

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Bishkek - Quirguistão © Makalu:Pixabay

Bishkek – Quirguistão © Makalu:Pixabay

HISTÓRIA DO QUIRGUISTÃO

Na sua origem, o Quirguistão foi ocupado por povos mongóis e depois turcos. Era um território cobiçado, entre outras razões, por fazer parte da Rota da Seda. Por volta do século XII, o islamismo disseminou-se e tornou-se a religião predominante, até hoje. No início do século XIX, a parte sul da atual República do Quirguistão foi governada pelo canato de Kokand e todo o território é formalmente incorporado no Império Russo, em 1876.

Durante a Primeira Guerra Mundial, o Quirguistão tenta obter a sua independência, mas sem sucesso. O poder soviético estabelece-se definitivamente em 1918. Foi apenas em 1991 que o Quirguistão alcançou a sua independência com a dissolução do regime soviético, e tornou-se na República do Quirguistão.

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Alguns dos melhores pontos a visitar no Quirguistão

Entre montanhas majestosas, lagos profundos e límpidos e o silêncio quase reverencial dos vales e deserto, existem alguns locais classificados como Património Mundial pela UNESCO.
Destaque para

– o Corredor Chang’an-Tianshan: Rota da Seda;
– a Montanha Sagrada de Sulamain-Too (ou Montanha de Salomão);
– e o Tien-Shan (sistema de cordilheiras da Ásia Central, na região fronteiriça entre o Cazaquistão, Quirguistão e a Região Autónoma Uigur de Xinjiang na China ocidental).

Nas montanhas de Tien-Shan, existe a sugestão para visitar o Parque Nacional Ala Archa, que é um dos mais acessíveis, ficando apenas a uma hora de distância da capital.
Para conhecer um dos maiores lagos de montanha do mundo, visite o Lago Issyk-Kul.

O Seven Bulls Rock – a cerca de 20 km de Karakol, é um vale com uma paisagem cinematográfica, com o rio e as suas frágeis pontes construídas de troncos de árvores.
Tash Rabat foi um lugar de grande importância durante a Rota da Seda, mas o destaque vai para a sua arquitetura incomum, que se acredita ter sido construída inicialmente para servir como mosteiro budista.

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Quirguistão © Makalu:Pixabay

Paisagem do Quirguistão © Makalu:Pixabay

CLIMA DO QUIRGUISTÃO

O Quirguistão apresenta um clima essencialmente frio no Inverno e relativamente quente no verão. Nas zonas montanhosas está sempre mais frio, por isso o ideal é que, dependendo da época, se vista por camadas. Para aproveitar o melhor que o país tem a oferecer, ou seja, toda a sua natureza, a melhor época para visitar o Quirguistão é de maio e outubro.

GASTRONOMIA DO QUIRGUISTÃO

A culinária Quirguízia tem como principais componentes as carnes e os laticínios, refletindo as mais de 80 etnias e nacionalidades que compõem esta sociedade e também a sua história milenar de pastores nómadas.
Sugerimos que prove um dos pratos mais conhecidos do Quirguistão, o Beshbarmak (feito de carne cozida picada, misturada com massa e chyk, um molho de cebola). Mas antes, delicie-se com o Shorpo, que é um prato de caldo de carneiro servido em tigelas chamadas kese.

Nas ruas do Quirguistão vai encontrar o tradicional Shashlik (pedaços de carneiro grelhados em brasas, servidos com cebolas fatiadas cruas. Também pode ser confecionado com carne bovina, frango ou peixe).

O pão tem um lugar central na gastronomia quirguízia. O mais comum é o pão achatado da Ásia Central, que é cozido sobre brasas em fornos tandoori, é redondo e relativamente achatado. Prove também o Kattama, um pão frito em camadas, comum nas cozinhas da Ásia Central.

Mapas do Quirguistão ©

Mapas do Quirguistão ©

Mapas Rota da Seda

Mapas Rota da Seda

Capital: Bisqueque
Área: 199.951 km²
População: 6,389,500 habitantes (estimativa em 2019)

Fronteiras: Fronteira ao Norte com o Cazaquistão, a Oeste com o Uzbequistão, a Sul com o Tajiquistão e a Leste com a China

Moeda: Som quirguiz (KGS)
Clima: O clima é continental e árido, com invernos rigorosos e verões relativamente quentes. A precipitação ocorre sobretudo nos meses de maio e junho

Língua Oficial: Quirguiz. Mas, grande parte da população fala russo
Religião: Islão (sunita). 90% da população é muçulmana

Sistema político: República presidencialista
Horário: + 5 horas que em Portugal e + 8 horas que em São Paulo

Visto: Não é necessário visto para cidadãos portugueses ou brasileiros, cuja estada não exceda os 60 dias

Mapa Bisqueque - Quirguistão ©

Mapa Bisqueque – Quirguistão ©

Vacinas: Não há nenhuma vacina obrigatória, apenas a comummente recomendadas. A vacina da febre amarela é obrigatória apenas se a sua origem for de um país onde existe risco de contágio da febre amarela

Contactos úteis: Não existe representação diplomática portuguesa no Quirguistão, sendo os assuntos deste país acompanhados pela Embaixada de Portugal em Moscovo (e-mail: sconsular.moscovo@mne.pt)

Portugal dispõe de um Cônsul Honorário no Quirguistão, Sr. Chyngyz Alkanov, que igualmente pode ser contactado para assuntos inadiáveis ou urgentes:
Endereço: 36k/1 Lev Tolstoy str., Bishkek, Quirguistão
Telefone: + 996 312 580158
Telemóvel: +996 775 999992
E-mail: portugal.bishkek@gmail.com

Bandeira: A bandeira do Quirguistão é vermelha, com um sol amarelo no centro e, no centro do sol, está um anel vermelho cortado por duas séries de três linhas.
O sol tem 40 raios, que representam as 40 tribos e os 40 heróis quirguizes. O anel vermelho que se encontra no centro representa o tradicional yurt (casa do povo nómada).

Bandeira do Quirguistão © Jorono:Pixabay

Bandeira do Quirguistão © Jorono:Pixabay

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo