Montesinho, Bragança, Portugal©
Publicado em Novembro 29, 2022

Visitar Bragança em Dezembro (2022)

Portugal [ Bragança ]

Se estiver a pensar em visitar as terras de Trás-os-Montes, Bragança tem uma mão cheia de sugestões de lugares para descobrir e coisas para fazer. Visitar Bragança, um dos maiores concelhos do país, é descobrir uma cidade com história, com festas e tradições de Inverno e uma rica e diversificada oferta cultural e de lazer.

Montesinho, Bragança, Portugal©

Castanheiros centenários; outono. Oleiros, P.N. Montesinho, Bragança, Portugal

RECEBER O PAI NATAL E DESFRUTAR DA MAGIA NA “TERRA NATAL E DE SONHOS”

Estamos em dezembro e em contagem decrescente para o Natal. “Bragança Terra Natal e de Sonhos” está de regresso e para vivenciar em pleno a época mais mágica, nada melhor do que começar por acompanhar a chegada do Pai Natal a Bragança no primeiro dia de Dezembro.

A maior Pista de Gelo natural coberta de Trás-os-Montes e Alto Douro com funtrack (300 m2), a Casa do Pai Natal, os Mini Concertos e Exposições, o Presépio Vivo e o Mercado de Natal, são algumas das muitas actividades que vão conquistar pequenos e graúdos, durante todo o mês de dezembro.

Natal em Bragança

Natal em Bragança

PASSAR O DIA ENTRE AS ALDEIAS E A NATUREZA: O PARQUE NATURAL DE MONTESINHO E AS ALDEIAS DE RIO DE ONOR E GIMONDE SÃO DE VISITA OBRIGATÓRIA

Bragança integra a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica um selo de excelência, atribuído pela UNESCO, uma distinção extensiva a todo o Parque Natural de Montesinho, do qual Bragança faz parte.

Rios selvagens, lameiros e bosques, abrigam uma fauna diversa. Sugerimos um passeio desde Bragança até à aldeia de Gimonde, com a sua ponte medieval em pedra, passando por Rio de Onor, uma aldeia histórica inserida no Parque Natural de Montesinho e uma das 7 Maravilhas de Portugal. Sugestões que o colocarão em contacto com a natureza.

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

Aldeia de Rio de Onor, Bragança © Viaje Comigo

PASSEIOS PELA NATUREZA

Existem inúmeros trilhos assinalados que permitem agradáveis passeios a pé ou de bicicleta de forma autónoma, mas pode optar por uma visita guiada em espaço natural e pensada para apaixonados por natureza, fotografia ou vida selvagem, que permitirá não só uma experiência enriquecedora, mas também alcançar sítios verdadeiramente especiais.

Natureza em Bragança -CM Bragança ©

Natureza em Bragança -CM Bragança ©

UM DIA PELO CENTRO HISTÓRICO DE BRAGANÇA E PELA RUA DOS MUSEUS

Bragança possui a maior concentração de museus do interior de Portugal, com temáticas direcionadas a públicos diversificados. Acresce a este feito que a maior parte dos museus estão localizados no centro de Bragança, com a grande vantagem de todo o centro histórico poder ser visitado a pé ou percorrido com bicicletas eléctricas.

Sugerimos começar pela Rua Abílio Beça, também conhecida como a Rua dos Museus, onde é possível visitar cinco museus em apenas 500 metros: o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, o Centro de Interpretação da Cultura Sefardita, o Centro de Fotografia Georges Dussaud, o Memorial e Centro de Documentação Bragança Sefardita e o Museu Abade de Baçal.

Se preferir agendar uma visita guiada ao património histórico de Bragança também pode fazê-lo, basta fazer marcação prévia. Sabia que o Castelo de Bragança é um dos mais bem preservados do país? Localizado no centro histórico da cidade, é bem representativo da arquitetura medieval.

A Domus Municipalis, o único exemplar de arquitetura civil em estilo Românico na Península Ibérica, o Pelourinho e a Igreja de Santa Maria são pontos de interesse que o vão transportar para séculos de história.

Bragança © Portugal

Bragança © Portugal

DEGUSTAR OS PRODUTOS TÍPICOS E ENDÓGENOS DA REGIÃO

Porque nem só de aventura se faz uma viagem, aproveite que está em Bragança para abrandar o ritmo, descansar e conhecer as muitas iguarias que enchem o olho e também a barriga. A gastronomia de Bragança destaca-se pela qualidade dos seus produtos, com sabores e aromas que parecem exalar das paisagens de onde provêm.

Na mesa transmontana nunca faltam os enchidos, elaborados com conhecimentos ancestrais. De destacar o típico butelo acompanhado pelas casulas (cascas de feijão secas), a suculenta posta de vitela mirandesa, as costeletas de cordeiro, o cabrito de Montesinho e os pratos de caça disponíveis nesta época do ano.

Não esquecendo os Cuscos transmontanos! Conhece? Não pode deixar de experimentar. Os cuscos são um alimento característico e exclusivo de Trás-os-Montes, feitos com farinha e água e que acompanham na perfeição muitos dos pratos típicos. São poucas as pessoas que ainda se dedicam à produção de cuscos transmontanos. É uma arte cheia de memória e já inscrita no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

Dos ribeiros de águas frias há trutas que requerem como único tempero o excelente azeite da região. Dos bosques e dos extensos soutos há cogumelos e castanhas, também presentes nas ementas locais, tanto a acompanhar pratos de carne como em tentadoras sobremesas, como o pudim de castanha ou o Pastel Brigantino. Obrigatório é provar, também, o mel biológico do Parque Natural de Montesinho, uma das 7 maravilhas doces de Portugal.

"Butelo com cascas"; restaurante Solar Bragançano. Bragança, Portugal.

“Butelo com cascas”; restaurante Solar Bragançano. Bragança, Portugal.

FESTAS DE INVERNO

A chegada do solstício de Inverno marca também o regresso das Festas de Inverno com mascarados que enchem as ruas das aldeias brigantinas de cor e animação. Apesar de existirem diferenças nos rituais de celebração em cada aldeia, nas datas de festejo e até nos fatos de caretos a essência das Festas de Inverno é a mesma: o culto aos antepassados para que intercedam pela fertilidade dos campos ou pela fecundidade dos homens e também dos animais.

Telhado da igreja e casas tradicionais. Montesinho, Bragança, P. N. Montesinho, Bragança, Portugal.

Telhado da igreja e casas tradicionais. Montesinho, Bragança, P. N. Montesinho, Bragança, Portugal.

OFICINAS CRIATIVAS, CONCERTOS E EXPOSIÇÕES

Sugerimos uma visita ao Museu Nacional Ferroviário de Bragança. Edificado na antiga estação de comboios, este museu conta através da exposição de património ferroviário uma importante história da ferrovia em Bragança. Aqui estão reunidas além das magníficas carruagens mais de duas centenas de peças que fizeram parte do quotidiano ferroviários e dos passageiros da Linha do Tua, até ao seu encerramento em 1992. Na sua actividade regular e mediante marcação, o Museu Nacional Ferroviário de Bragança, proporciona visitas guiadas e a pensar nos mais novos, oficinas onde é possível trabalhar com material reutilizável fazer simulações de energia a vapor.

Bragança vai acolher durante este mês diversos concertos como o dos The Gift que atuam no Auditório do Teatro Municipal de Bragança, a 10 dezembro. No dia 15, o mesmo espaço recebe o musical Magic Dreams, uma excelente sugestão para miúdos e graúdos.

Até 31 dezembro, sugerimos uma visita à Exposição Colectiva de Pintura dos Associados da Academia de Letras de Trás-os-Montes, no Centro Cultural Municipal Adriano Moreira e à Exposição Inquietações, patente no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais e que reúne os mais recentes trabalhos da artista.

Pode consultar a Agenda Cultural de Bragança.

Rio Sabor. França, P.N. Montesinho, Bragança, Portugal.

Rio Sabor. França, P.N. Montesinho, Bragança, Portugal.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo