O Ilhéu das Rolas é uma pequena ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe e que se situa a sul da Ilha de São Tomé. Esta ilha vulcânica, localizada mesmo abaixo da linha do Equador, tem apenas cerca de 200 habitantes e a sua principal atividade, e modo de subsistência, é o turismo. Deixo aqui algumas dicas para a visita a este ilhéu tão bonito e interessante. E lembre-se, o ritmo de São Tomé “leve leve”… sem correias e sem stress! Desfrutem!
É como se o paraíso ficasse a apenas uma distância de barco (piroga), partindo de São Tomé (parti do Hotel Inhame)! Este é o único modo de chegar ao Ilhéu das Rolas. E, quando lá chegamos, a beleza natural do verde da vegetação e do azul do mar, deixam-nos maravilhados.
Existe apenas um hotel (ver mais abaixo neste texto) em toda a ilha. O mote para quem vem para o Ilhéu das Rolas é mesmo relaxar, e reconectar-se com uma natureza deslumbrante.
Apesar de toda a ilha ser lindíssima, deixo agora algumas sugestões de sítios por onde deve mesmo passar e experiências que vale a pena ter.
ARTESANATO
Normalmente existem tours de um dia que incluem a viagem de barco e almoço no Ilhéu das Rolas. Leve dinheiro, para as gorjetas para os guias locais, e para comprar o artesanato local. Compensa bastante fazer compras aqui e compra diretamente aos artesãos. Tem peças feitas a parte da madeira local, com tecidos tradicionais e também a partir de côco.
- Nota importante: porque não queremos incentivar que as crianças deixem de ir à escola porque os turistas lhes levam prendas, ou dão dinheiro, poderão sempre levar coisas (roupa, material escolar, brinquedos) e entregar só e unicamente aos adultos. Eles depois darão a quem acharem mais relevante ou levam para a própria família. Podem também entregar diretamente a uma instituição de apoio. Com as crianças… brinquem!
O PADRÃO DO EQUADOR
O Equador é uma linha imaginária que atravessa vários países e “divide” o mundo em dois hemisférios. No Padrão do Equador, no Ilhéu das Rolas, um pequeno monumento que assinala a passagem dessa linha equatorial, e é muito comum as pessoas tirarem uma foto em que estão com um pé em cada hemisfério.
O monumento foi erigido em 1936 e, inicialmente, tinha uma inscrição onde se lia “Dos trabalhos geodésicos e astronómicos realizados por Gago Coutinho de 1916 a 1918, em São Tomé, por iniciativa do Eng. Rebelo de Andrade e com o apoio de todos os colonos, concluiu-se que o Equador geodésico passa neste ponto”. Ao que parece, com o tempo e também por ter sido vandalizado, essa inscrição já não é visível.
VISITAR A ILHA DAS ROLAS A PÉ
Sugiro que coloque um calçado confortável e se embrenhe na floresta do Ilhéu das Rolas. A Ilha é suficientemente pequena para conseguir visitá-la toda a pé. Pode fazê-lo à aventura, como se tivesse num filme do Indiana Jones, ou pode pedir a orientação de um guia – recordo que os habitantes dependem do turismo, como principal atividade e, por isso, até será melhor mesmo ter um guia e alguém que lhe vá contando como é viver aqui. De um modo ou de outro, é uma experiência interessante.
Visitar as praias do ilhéu das Rolas
Neste ponto, apenas tenho duas para lavras para si: “praias paradisíacas”. É isto! Algumas delas acessíveis apenas de barco, poderá conhecer várias praias de sonho: água azul, quente, areia branca, vegetação circundante. O cenário perfeito. Ah, e não esqueça de beber muita água e água de côco!
Existe uma praia que é algo curiosa… por poder encontrar nesse cenário paradisíaco, porcos e galinhas a vaguear. Parece-lhe invulgar? Chama-se a Praia do Café e isto acontece por ser uma das poucas que fica perto de uma aldeia e, portanto, os animais caseiros passeiam por ali normalmente.
Para além da Praia do Café, poderá também conhecer a Praia Pomba, Praia Joana, Praia Pesqueira, Praia Escada, Furna, Ponta da Furna, Praia Bateria, Ponta Cabra e Praia Marinha.
Fazer mergulho e snorkeling
O hotel Pestana Equador tem um centro de mergulho. Pode fazer a marcação – com reserva antecipada – para fazer mergulho com garrafa, snorkeling (que é um tipo de mergulho em que a pessoa fica na superfície da água, com um tubo para respirar) e até alugar canoas.
Algumas informações úteis:
• Clima – A melhor altura para visitar o Ilhéu das Rolas, uma vez que o clima é tropical e húmido, é de julho a agosto. Nessa altura há menos probabilidade de chover e as temperaturas são um pouco mais baixas (visto que o calor é abrasador quase todo o ano).
• Vacinas – Em termos de vacinas, sugiro que faça uma consulta de viajante antes de ir para São Tomé e Príncipe, porém, a vacina contra a febre amarela é obrigatória.
• Documentação e visto – Em relação à documentação e visto, para estadias curtas, apenas é necessário o passaporte com validade de seis meses.
• Fuso horário – A diferença horária é + 1 hora que em Portugal.
• Moeda – Sugiro que leve dinheiro, pois são raras as caixas multibando. Eles aceitam Euros e Dobras (moeda local).
ONDE DORMIR NO ILHÉUS DAS ROLAS
- Pode ficar no único hotel do Ilhéu das Rolas, o Pestana Equador
- Pode ficar no Praia Inhame EcoLodge, e ir de barco para lá, como fiz, para passar o dia no ilhéu.
- Outros hotéis em São Tome? Clique aqui!
-
OUTROS TEXTOS PARA CONHECER SÃO TOMÉ
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.