Susana Ribeiro - Lago Rosa - Senegal © Viaje Comigo
Publicado em Junho 18, 2022

Viajar para Senegal

África/ Senegal

O Senegal (também conhecido como República do Senegal) é um pequeno país localizado na África Ocidental. É banhado pelo oceano Atlântico e faz fronteira com a Mauritânia (a norte e nordeste), com o Mali (a leste), com a Guiné e Guiné-Bissau (a sul) e ainda com a Gâmbia. A sua capital é a cidade de Dakar. Este país cheio de contrastes e povo acolhedor, começa a atrair vários turistas pela sua combinação entre praia, cultura e natureza e, no caso dos portugueses, por se encontrar a apenas quatro horas de viagem de avião.

Sine Saloum - Senegal © Viaje Comigo

Sine Saloum – Senegal © Viaje Comigo

BREVE HISTÓRIA DO SENEGAL 

Os portugueses foram os primeiros europeus a estabelecer contactos comerciais com o território (no século XV), contudo, foi a colonização Francesa (a partir do século XVII), que realmente marcou a cultura senegalesa.
Em 1960 a República do Senegal obteve a sua independência e, em 1982, juntou-se à Gâmbia para formar a confederação Senegâmbia. No entanto, esta associação acabou por fracassar, tendo sido desfeita em 1989, devido a várias divergências entre os dois países. Mais informação, aqui.

Mercado de peixe, Joal - Senegal © Viaje Comigo

Mercado de peixe, Joal – Senegal © Viaje Comigo

Antes de marcar a sua viagem, partilho consigo algumas informações úteis.

Capital: Dakar ou Dacar
Área: 550 km²
População: o Senegal tem uma população estimada em 17,2 milhões (estimativa FMI, 2021).

Moeda: A moeda local é o Franco CFA. Nem todos os bancos aceitam cartões de crédito para levantamento de dinheiro. Aceitam euros e dólares em quase todo o lado (dão troco conforme o que têm)

Nos locais de artesanato poderá pagar com euros. Como não têm como cambiar moedas, pedem muitas vezes aos turistas para eles próprios trocarem as moedas que lhes vão dando para notas.

Câmbio: 1 EUR = 655,957 XOF (paridade fixa)

Fronteiras: faz fronteira com a Mauritânia (a norte e nordeste), com o Mali (a leste), com a Guiné e Guiné-Bissau (a sul) e com a Gâmbia.

Mercados Ngueniane - Senegal © Viaje Comigo

Mercados Ngueniane – Senegal © Viaje Comigo

Religião: o Senegal é um estado laico. O islamismo é a religião predominante no país, (praticada por aproximadamente 92% da população); a comunidade cristã (cerca de 7%) é maioritariamente católica, embora ainda existam algumas denominações protestantes.

Sistema Político: República democrática

Horário: -1 hora do que Portugal; + 3h do que São Paulo

Visto: Desde o dia 1 de maio de 2015 que o visto de entrada não é obrigatório para cidadãos portugueses que pretendam permanecer em território senegalense com o intuito de turismo ou negócios por um período inferior a 90 dias. Esta isenção abrange outros países do Continente Africano e Continente Europeu.

Gorjeta / Gratificação

Como já foi dito acima, o Senegal é um dos países mais pobres do mundo. A cultura da gorjeta não está instituída, mas é esperada em muitas situações, principais ligadas ao turismo: como o seu guia de viagem e inclusive o motorista em tours.
Se desejar, pode levar roupas e brinquedos (em bom estado!!!) e oferecer aos seus guias, por exemplo. Como é alguém que vai andar sempre consigo e até criar uma amizade, em muitos casos, é mais uma razão para o ajudar. Esses “donativos” são sempre bem-vindos e têm sempre famílias grandes. Se houver coisas que não lhe sirvam, eles hão-de arranjar alguém a quem sirva.
Na mala, levo uma parte com malas, roupas e sapatos quase-novos ou novos. E alguns brinquedos também.

Telefones úteis:
Apoio médico
78 172 10 81
70 717 14 92
76 765 97 31
800 00 50 50 (número gratuito)
15 15
19 19

Embaixada de Portugal em Dakar:Rue du Portugal,Fann Résidence, Sénégal
Telefone: +221 338 592 660 (Geral) / +221 338 606 006 Visas/VFS (Vistos)
E-mail: dakar@mne.pt

Lago Rosa - Senegal © Viaje Comigo

Lago Rosa – Senegal © Viaje Comigo

Clima

Pode-se dizer que clima subsariano do Senegal se divide em duas estações: uma estação seca (onde supostamente nunca chove e tem temperaturas amenas) e a estação húmida (em que vai chover mais, sobretudo em agosto e setembro). Entre abril e junho a água do mar aquece mais e é melhor para ir a banhos, se pretender fazê-lo na sua viagem.

As temperaturas não têm uma amplitude muito grande e assim, poderão estar entre os 23 e os 25 na época mais seca; e entre os 28 e os 30 na estação com mais chuvas. Está sempre quente, é certo, mesmo à noite!

De junho a outubro é a chamada estação húmida, em que chove mais e alguma áreas ficam inundadas. Sobretudo os meses de agosto e setembro são quando é esperada maior precipitação. Por outro lado, a água do mar fica mais quente. Temperaturas

De novembro a maio é a chamada estação seca, quando as temperaturas são mais amenas – entre os 21 como mínima e os 26 graus como máxima, por exemplo – e não vai chover. Pelos menos estas são as indicações das médicas analisadas nos últimos anos. A chuva é sempre imprevisível!

Mercados Ngueniane - Senegal © Viaje Comigo

Mercados Ngueniane – Senegal © Viaje Comigo

O QUE VISITAR NO SENEGAL

O Senegal atrai pela sua beleza natural e por ser um país de contrastes. Tanto encontra territórios desérticos como os de Lompoul (deserto de Lompoul); como áreas de vegetação exuberante, como Casamance, cidades cosmopolitas, como a capital, Dakar; e ilhas com muita História como Gorée.

Comece por visitar Dakar, capital do Senegal:
• Medina
Principalmente se nunca esteve em nenhuma, é interessante andar pelas ruas estreitas da Medida e sentir todo o exotismo do passado oriental. Aqui, pode também encontrar os mercados de Kermel e Sandaga.

• Museu das Civilizações Africanas
Este museu foi inaugurado em 2018 e tem várias exposições permanentes e temporárias. Lá vai encontrar um dos maiores espólios mundiais de arte africana.

• Monumento da Renascença
Este monumento representa os 50 anos da independência do Senegal. Trata-se de uma estátua enorme (cerca de 50 metros) em bronze.

• Grande Mesquita
Admire a beleza deste edifício, construído para comemorar a independência do país.

Lago Rosa - Senegal © Viaje Comigo

Lago Rosa – Senegal © Viaje Comigo

Visitar à volta da cidade de Dakar

LAGO ROSA
Já fora da cidade, e de modo a sentir um ambiente mais natural e selvagem, sugiro que visite o Lago Rosa. Tem este nome porque, durante a estação seca, as suas águas são cor-de-rosa. Isto acontece devido à presença abundante de algas Dunaliella salina, que geram um pigmento vermelho que retém a luz do sol.

Uma curiosidade: o Lago Rose também é conhecido por ter sido um dos locais principais do célebre Rally Paris-Dakar durante várias edições.

Nessa zona, se ainda não tiver alojamento, sugiro que se instale numa reserva natural – que fica a menos de uma hora do Riu Baobab.
Nesta reserva natural vai poder ter a verdadeira experiência do que é estar num país africano, ou, pelo menos, o que a maior parte das pessoas idealiza: contacto com a fauna africana (zebras, rinocerontes, antílopes, macacos, javalis, crocodilos e girafas).

Ilha Gorée - Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée – Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée - Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée – Senegal © Viaje Comigo

ILHA GORÉE (Ilha dos Escravos)

A escravatura foi um mal que sempre existiu na História da humanidade e África é um dos locais que mais sofreu (senão o que mais sofreu!) com essa dura realidade. Visitar a Ilha de Gorée é relembrar esse passado, já que este era dos maiores entrepostos de escravos entre os séculos XV e XIX, fundado pelos portugueses. Atualmente, e desde 1978, é Património Mundial da Humanidade.
Esta ilha localiza-se ao largo da costa do Senegal, em frente a Dakar. A sua arquitetura é constituída pelo contraste entre as frugais casernas dos escravos e as grandes mansões dos seus mercadores. Vai-se de ferry boat, a partir do cais de Dakar.

Ilha Gorée - Senegal © Viaje Comigo

Ilha Gorée – Senegal © Viaje Comigo

Ilha de Ngor
Na costa de Dakar pode apanhar um barco que o levará diretamente à Ilha de Ngor. Esta é uma ilha de pescadores, que vive do turismo. Aí, vai encontrar muitos restaurantes, escolas de surf, vendedores de artesanato local e, claro, praias fantásticas!

Antiga capital, Saint Louis
Antes de Dakar, Saint Louis era a capital do Senegal. Hoje, uma acolhedora cidade, ainda com aspeto colonial, onde o tempo parece não ter passado. Localiza-se no noroeste do país, perto da foz do rio Senegal e diz-se ter sido a primeira cidade fundada pelos europeus na África Ocidental. Vale a pena visitar o Palácio do Governador e a Ponte Faidherbe.

Fadiouth - Ilha das Conchas - Senegal © Viaje Comigo

Fadiouth – Ilha das Conchas – Senegal © Viaje Comigo

Fadiouth - Ilha das Conchas - Senegal © Viaje Comigo

Fadiouth – Ilha das Conchas – Senegal © Viaje Comigo

Ilha de Fadiouth – Ilha das Conchas
Quando nos falam de uma ilha feita de conchas, é difícil de imaginar que alguém lá viva. Mas aqui vivem mesmo mais de 9 mil pessoas, e são maioritariamente católicos – ao contrário do resto do país. Por isso, não estranhe se vir muitos porcos e os seus leitõezinhos por todo o lado, inclusive a tomarem banho no lago.
As ruas são feitas de conchas, grandes e pequenas, e sendo um local turístico tem muitas lojinhas de artesanato.
Ainda mais curioso e visitado é o cemitério que também é coberto de conchas. Além de ter as campas cobertas de conchas é um cemitério muito sui generis porque é considerado um cemitério misto em que católicos e muçulmanos estão enterrados lado a lado. É fácil de perceber quais são: as campas dos católicos têm cruzes e os outros não. E é um sentimento de tolerância e paz religiosas que este lugar transmite.

Cemitério de Fadiouth - Ilha das Conchas - Senegal © Viaje Comigo

Cemitério de Fadiouth – Ilha das Conchas – Senegal © Viaje Comigo

Cemitério misto de Fadiouth - Ilha das Conchas - Senegal © Viaje Comigo

Cemitério misto de Fadiouth – Ilha das Conchas – Senegal © Viaje Comigo

Fadiouth - Ilha das Conchas - Senegal © Viaje Comigo

Delta Sine Saloum – Fadiouth – Ilha das Conchas – Senegal © Viaje Comigo

Gastronomia do Senegal

Uma das melhores coisas em se conhecer um novo país é provar a sua gastronomia. A culinária no Senegal é caracterizada pela influência norte-africana, francesa, portuguesa e islâmica.
Sendo um país que faz fronteira com o Oceano Atlântico, o peixe é muito importante na culinária senegalesa, porém, também comem bastante frango, cordeiro, ervilhas, ovos, batata-doce, amendoim, gengibre, manga, carne bovina. A carne de porco não é usada na gastronomia senegalense, devido à numerosa população muçulmana – nos locais católicos é normal serem vistos porcos. Os pratos são muitos bem temperados e coloridos.

Partilho consigo algumas das iguarias do Senegal:
– Thieboudienne (característico arroz de peixe senegalense);
– Thiébou yapp (arroz de carne típico do país);
– Sombi (sopa doce de arroz com leite); Thiakry (pudim de cuscuz);
– Cinq Centimes (biscoito de amendoim popular nos mercados).

Para beber, peça uma das bebidas senegalesas mais populares, o Bissap (sumo vermelho arroxeado, feito de flores de hibisco, água e açúcar. Por vezes adicionam folhas de hortelã fresca e flor de laranjeira).

Projeto Beer Sheba - Senegal © Viaje Comigo.

Almoço no Projeto Beer Sheba – Senegal © Viaje Comigo.

Projeto Beer Sheba - Senegal © Viaje Comigo.

Almoço no Projeto Beer Sheba – Senegal © Viaje Comigo.

Almoço na Ilha Gorée - Senegal © Viaje Comigo

Almoço na Ilha Gorée – Senegal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo