A norte do concelho de Loulé, no Algarve, a sul de Portugal, está a Aldeia de Salir. A aldeia cresceu a partir de um castelo mouro, construído entre os séculos XII e XIII e já foi uma localidade fortificada, resistindo ainda algumas partes das suas muralhas e do seu castelo.
Em plena serra do Caldeirão, a parte histórica da aldeia é atualmente feita de ruelas estreitas e casas brancas, parecendo um lugar pacato para se viver.
De acordo com a lenda e História, quando Castelar (hoje, Salir) foi tomado por D. Paio Pires Correia, os sarracenos reagiram a dizer “salir”, que era significava “sair”! E diz-se que foi daí que veio o nome.
A igreja foi construída em honra de S. Sebastião e tem vista para a Serra do Caldeirão. Vale a pena a subida para visitar a parte ainda muralhada, e o castelo, e a vista daqui é incrível.
A 7 km de Salir está a Rocha da Pena, um local classificado desde 1993
um fenómeno geológico a 480 metros e é um marco natural.
Outro ponto interessante com um cenário fantástico é o Alto do Malhão
a 504 metros e Nave do Barão com a sua lagoa, e a beleza das amendoeiras em flor na Primavera.
Susana Ribeiro é jornalista desde 1998. Especializou-se em turismo e gastronomia mas tem experiência em várias áreas e meios: revistas, jornais, rádio, televisão, internet, locuções e redes sociais. Fez o Viaje Comigo para incentivar outros a viajarem mais.
Saiba Mais sobre a Susana Ribeiro
Este site utiliza cookies para ajudar a disponibilizar os respetivos serviços, para personalizar anúncios e analisar o tráfego. As informações sobre a sua utilização deste site são partilhadas com a Google. Ao utilizar este site, concorda que o mesmo utilize cookies.OK