Vista para avião - Foto: Pixabay
Publicado em Junho 28, 2021

Aeroporto de Lisboa reabre o Terminal 2 a 01 de julho de 2021

Preparar a viagem

O Aeroporto de Lisboa vai reabrir o Terminal 2 a 01 de julho de 2021. Com o aumento de tráfego, ainda que reduzido comparado com valores de 2019, a ANA Aeroportos de Portugal decidiu proceder à reabertura do T2 no próximo dia 1 de julho.

A ANA informa todos os passageiros que o check-in e embarque das viagens marcadas a partir das 04H00 horas do dia 1 de julho, através das companhias áreas Blue Air, EasyJet, Norwegian, Transavia e Ryanair serão efetuadas no T2, pelo que devem deslocar-se para este Terminal. Os passageiros com voo marcado com a Wizzair devem verificar, com a companhia aérea, qual o terminal de embarque.

Durante o período em que este Terminal esteve sem atividade comercial, a ANA teve oportunidade de iniciar intervenções de melhoramento e modernização do T2, nomeadamente, a expansão da área de embarque Non-Schengen, a reformulação e ampliação de instalações sanitárias e a criação de uma nova área de espera. Também em parceria com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, estarão disponíveis 5 egates de controlo de fronteira, de última geração, para passageiros maiores de idade, com passaporte eletrónico europeu ou cartão de cidadão português.

A retoma da operação no T2 irá permitir recuperar o normal funcionamento das companhias aéreas que aí desenvolvem a sua atividade, assegurando as necessárias condições de segurança sanitária aos passageiros. Os aeroportos portugueses foram distinguidos e certificados por entidades nacionais e internacionais – Turismo de Portugal, Airport Council International e Bureau Veritas.

O Terminal 2 do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai retomar a operação, suspensa desde 30 de março de 2020. No início da crise pandémica os voos comerciais do T2 foram realocados no Terminal 1, tendo este espaço sido utilizado, unicamente, para voos especiais de apoio ao SNS e voos humanitários.

Terminal 2 no Aeroporto de Lisboa

Terminal 2 no Aeroporto de Lisboa

MEDIDAS IMPLEMENTADAS NOS AEROPORTOS

Desde o início da crise pandémica, a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports, implementaram medidas de proteção, em sintonia com as diretrizes das entidades de saúde, adicionando medidas e reforçando procedimentos sempre que necessário.
Percebendo a importância de continuar a assegurar o transporte aéreo e com o objetivo de garantir a segurança e confiança aos seus passageiros, a ANA Aeroportos de Portugal e a VINCI Airports prepararam os seus aeroportos, com base nos mais altos padrões de qualidade de serviço.

Para além de seguir as orientações das entidades de Saúde, a ANA Aeroportos de Portugal promove o desenvolvimento da inovação aplicada à operação aeroportuária com vista a aumentar a segurança sanitária e a melhorar a experiência do passageiro. Foi implementada uma plataforma digital – U-monitor – que acompanha as medidas sanitárias e regista o feedback dos passageiros com resposta em tempo real através do QR-code. Além disso, foram aplicadas novas soluções contactless e utilizados equipamento de desinfeção com avançada tecnologia.

Para além das recomendações de distanciamento físico – através de sinalética e adequação dos espaços -, de reforço da limpeza e desinfeção, com utilização dos procedimentos mais inovadores, medição de temperatura a todos os passageiros que chegam, foram ajustados os fluxos de passageiros de forma a prevenir concentrações e implementada uma forte campanha de comunicação/informação aos passageiros (“Protecting each other” – VINCI Airports – implementada nos 45 aeroportos da rede, dando as mesmas referências visuais aos passageiros em todos os seus aeroportos). Esta campanha baseia-se em recomendações de higiene emitidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO).

Em junho de 2020 a ANA recebeu a distinção do selo CLEAN & SAFE do Turismo de Portugal atribuída aos seus aeroportos, e em setembro de 2020 a certificação da Bureau Veritas que resulta de um processo rigoroso de auditoria.
Os aeroportos portugueses foram também distinguidos pela ACI (Airport Coucil International), tendo sido destacado o compromisso e responsabilidade na aplicação das medidas sanitárias.
O aeroporto de Lisboa foi distinguido como Best European Airport 2020, na sua categoria, pelo ACI.

A ANA está totalmente empenhada em contribuir para o esforço nacional de mitigação dos riscos assegurando, com a maior segurança possível, a continuidade do serviço público, a operação nos Aeroportos de Portugal.

SOBRE A VINCI AIRPORTS

A VINCI Airports, uma das 5 maiores operadoras de aeroportos do mundo, gere o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos em França, Portugal, Reino Unido, Suécia, Sérvia, Camboja, Japão, Estados Unidos da América, República Dominicana, Costa Rica, Chile e Brasil. Servida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede da VINCI Airports contou 240 milhões de passageiros em 2018.

Com uma experiência abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento, a sua rede internacional e o know-how para otimizar a gestão e o desempenho da infraestrutura aeroportuária existente, áreas de extensão e construção nova.

A ANA Aeroportos de Portugal, grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e Madeira (Madeira e Porto Santo), que movimentaram 55,3 milhões de passageiros em 2018, um crescimento de 6,8% face a 2017.
Informações mais detalhadas estão disponíveis em www.vinci-airports.com e www.ana.pt

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo