Momento Malga - Câmara da Maia ©
Publicado em Março 18, 2021

MALGA – vamos provar os ingredientes da Maia?

Eventos [ Maia ]

Como aliar a gastronomia e a riqueza dos produtos locais a um destino que se quer tornar ainda mais turístico? A Câmara da Maia lançou o MALGA – Saberes e Sabores da Maia, uma série de eventos (presenciais e online) que pretendem dar a conhecer os produtos que nascem e fazem parte daquelas terras, assim como a sua tradição gastronómica.

Chef Ligia Santos © Viaje Comigo

Chef Ligia Santos © Viaje Comigo

No início do mês de março, com a orientação da chef Lígia Santos* fui assistir a um desses momentos – o PROVAR. O MALGA está “centrado nos produtos hortícolas, frutícolas, laticínios, flores comestíveis, ervas aromáticas e condimentares, aves e outras carnes, ovos, vinho” e “procura evidenciar o potencial gastronómico destes produtos, através da ação e participação de reconhecidos chefs, bartenders, que partirão de um cabaz local de produtos para a apresentação de propostas criativas e inovadoras, transformando os produtos em verdadeiras iguarias”, indica a informação da autarquia.

“Caldos, sopas, cremes, saladas, pastas, compotas, doces, águas aromatizadas, batidos, sumos naturais serão apresentados em lugares de tradição e trabalho das terras da Maia, como a Quinta da Gruta, o Restaurante da Quinta da Camposa, o Parque de Avioso, ou a Rustic House”.

Papas de nabiça pela Chef Ligia Santos © Viaje Comigo

Papas de nabiça pela Chef Ligia Santos © Viaje Comigo

Momento Malga - Câmara da Maia ©

Momento Malga – Câmara da Maia ©

Quatro datas, quatro momentos: COMEÇAR, PROVAR, PIQUENICAR E BEBERICAR

O programa começou no dia 10 de dezembro, com o MOMENTO COMEÇAR. Foi criado o ambiente de preparação de um pequeno almoço / brunch, com a chef Teresa Mendes, docente na Escola Superior de Hotelaria e Turismo, especialista em Arte, Cultura e Alimentação e bolseira de investigação na área de Turismo Sustentável, autora de inúmeras recriações histórico gastronómicas e dinamizadora do projeto T Cooks, um projeto educativo de exploração e partilha de novos equilíbrios e novas formas de pensar os alimentos, onde os índices de satisfação estão a par com os de uma alimentação saudável, sustentável e inclusiva.

MALGA © Viaje Comigo

Momento PROVAR – MALGA © Viaje Comigo

*O MOMENTO PROVAR, com a preparação de quatro sopas, cremes ou caldos, de nabos, abóbora e nabiças – as papas de nabiça, o caldo de nabos e um creme de abóbora – com uma fritada de cogumelos e nabiças (e queijo fresco) e uma doce tigelada, para sobremesa, acompanhados de uma água aromatizada com ervas e citrinos, dinamizado pela Chef Lígia Santos, a primeira Master Chef portuguesa, responsável pelo Club Master Cook, autora de inúmeros trabalhos de criação de menús e desenvolvimento de ofertas gastronómicas locais.

Tigelada na MALGA - Câmara da Maia ©

Tigelada na MALGA – Câmara da Maia ©

A Chef Lígia preparou também o Momento PIQUENICAR, no dia 17 de março, no Parque de Avioso, sob a inspiração de um lanche campestre, preparando uns folhados de frango do campo, uma quiche de cogumelos e cebola, uma tosta rústica com queijo fresco, uma sanduíche de pão doce, uma salada de rosbife com mostarda e mel, lidadores e um sumo de laranja, cenoura e gengibre.

MALGA - Câmara da Maia©

MALGA – Câmara da Maia©

O Momento BEBERICAR, dia 24 de março , será dinamizado pelo bartender Mário Valério, reconhecido e experiente especialista em bebidas e cocktails, em parceria com a Chef Lígia Santos. “Os dois prepararão um Informal Drink de fim de tarde, apenas com produtos das terras da Maia. Partirão das bebidas, onde se destacam a sangria do campo, os cocktails da terra, um cremoso de mel e mirtilo, a água aromatizada, os sumos da horta, acompanhados de umas tostas de pão doce com ovos e presunto, um torricado com compota de cebola e cogumelos, uma bola de carne do campo, uma salada fresca com flores comestíveis e uma espetada de rabanada com morangos e mirtilos”.

Chef Lígia Santos - Momento Malga - Câmara da Maia ©

Chef Lígia Santos – Momento Malga – Câmara da Maia ©

Momento Malga - Câmara da Maia ©

Momento Malga – Câmara da Maia ©

Creme de abóbora - chef Ligia Santos © Viaje Comigo

Creme de abóbora – chef Ligia Santos © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo