Em Loulé, no Algarve, fiquei alojada na Loulé Coreto Guesthouse durante uma semana. O nome é fácil de adivinhar de onde vem o nome. Mesmo em frente, no centro da estrada, está um coreto com uma banda permanente – as estátuas de pedra estão sempre lá, quer faça chuva ou sol. Com uma localização bem central, a cerca de 300 metros do mercado de Loulé, a Guesthouse tem diversos quartos com casa de banho privada e o pequeno-almoço está incluído. É o local perfeito para ter tudo a poucos passos.
Durante uma semana, a Loulé Coreto Guesthouse foi a minha casa: e o melhor é que fica perto de tudo, e não tive de pegar mais no carro. Há muitos restaurantes em redor, e dá para variar; mas também pude usar a cozinha do hostel para cozinhar (porque estava pouca gente). No corredor da guesthouse, tenho um móvel com fervedor de água e máquina de café, para usufruto, grátis, de todos os hóspedes. E no quarto há um kit de boas-vindas com docinhos regionais (tinha uns com amêndoas, laranja e figos) e uma garrafa de água.
O chão da guesthouse é tão lindo que parece um tapete e em algumas paredes estão pinturas e poemas de António Aleixo.. Os quartos da Loulé Coreto Guesthouse têm ar condicionado, televisão por cabo, e há wifi por todo o lado. A ligação é boa, posso garantir, porque tive várias reuniões online e nunca tive quebra do sinal. No quarto, tinha uma secretária onde se consegue trabalhar de forma muito confortável. Quase todos os quartos da guesthouse têm casa de banho privada: são 7 no tal, 5 em suite (duplo ou twin) e dois partilham o mesmo wc.
O quarto era muito confortável e tinha uma decoração que fazia sobressair o artesanato da região: tem tapetes e candeeiros, feitos de empreita, e umas almofadas com fotografias de locais emblemáticos da cidade. As mesmas fotografias são também decoração na parede, tanto nos quartos como no resto do edifício.
E por falar em edifício, fiquem já a saber que a guesthouse fica no rés-do-chão (que quase parece cave) mas todos os quartos têm janela e luz natural. E no primeiro andar está o hostel, da mesma proprietária. A diferença entre ambos é sobretudo o facto de no hostel os hóspedes terem todos de partilhar a casa de banho. Na guesthouse, a maior parte dos quartos têm casa de banho privativa – e no hostel há uma para homens e outra para mulheres.
Outra diferença entre o hostel e a guesthouse é que esta última tem pequeno-almoço incluído. E é muito bom! Vale a pena!
No pequeno-almoço, vai variando o bolo caseiro ou pode ou não haver croissants, mas há sempre tudo o resto: pães variados, fruta fresca, sumo de laranja natural e outro de pacote; café, chá, leite, iogurtes; cereais; e bolachinhas que adorei!
Além disso, há pratos quentes que pode pedir para fazer na hora: ovos estrelados, ovos mexidos, omoletes, simples ou fiambre ou queijo ou mista. Também tem papas de aveia ou Farinha 33 (amido de milho, farinha de trigo, amido de mandioca, açúcar, cacau puro em pó, dextrose e vanilina). Para terminar com algo doce peça a Fatia Dourada ou panqueca. O pequeno-almoço traz também um mimo para cada hóspede: um Folhado de Loulé, para adoçar a boca, logo pela manhã.
Diz na descrição do Folhado de Loulé: “Foi num percurso de gentes e de costumes que nas primeiras décadas do século XX surgiu o folhado de Loulé, dedicado de encontros e desencontros de jovens raparigas que trabalhavam em casas de famílias economicamente favorecidas.
Graças a essas experiências e segredos guardados o Folhado de Loulé foi adquirindo vida e personalidade até chegar ao quotidiano dos Louletanos. Marca registada pelo Município de Loulé e produzido por LouléDoce”.
No piso superior, está o Loulé Coreto Hostel que tem quartos duplos, com camas normais, e dormitórios com beliches (estes últimos são sempre mais baratos, por partilhar com outros hóspedes). Os quartos têm sempre um local onde podem deixar as malas e a roupa. O hostel tem uma cozinha partilhada – onde se pode cozinhar e fazer as próprias refeições – com frigorífico e todos os utensílios para usar.
E tem também uma sala comum, com zona de refeições com mesas, cadeiras, e uma área com sofá e televisão. O hostel tem também uma sala de leitura – com uma máquina de vending, para se lhe der a fome ou a gulodice – com sofá e livros. Um pequeno canto, muito relaxante.
Através da sala comum, tem uma escadas onde podemos subir ao terraço do edifício. Claro que no verão, ou pelo menos no tempo mais quente, é certamente um local mais apetecível, principalmente para aproveitar o pôr do sol. Tem sofás para relaxar e aproveitar o sol. E vista para o coreto, no cruzamento, onde a banda está sempre presente!
INFORMAÇÕES
Loulé Coreto Guesthouse
Morada: Avenida José da Costa Mealha, nº68 cv, 8100-500 Loulé, Portugal
Site
Telefone: +351 96 666 09 43
Loulé Coreto Hostel
Morada: Avenida Jose Da Costa Mealha, Nº68 R/C, 8100-500 Loulé, Portugal
Site
Telefone: +351 96 666 09 43