No Alentejo, Evoramonte, ou Évora Monte (também conhecido por Santa Maria) é uma vila com mais de 700 anos de história e pertence ao concelho de Estremoz e fica muito perto de Évora. Do seu alto, a vista é simplesmente deslumbrante, perdendo-se de vista os verdes campos alentejanos. Não deixe de visitar o castelo e, quando estiver a caminhar pelas suas ruelas, olhe para o chão e se vir casinhas pintadas nas pedras da calçada… vá descobrir a sua autora. Conto tudo mais abaixo.
Quando fui para o meu alojamento, que é dentro da área muralhada, pensei que já tivesse passado o local. É preciso passar-se uma das portas (com o carro) para estar na zona habitável, cujo cenário é dominado pelo castelo. Supõe-se que Evoramonte terá sido conquistada aos Mouros no século XII, por D. Afonso Henriques, mas as primeiras provas da sua existência surgem em 1248, quando a vila recebeu a Carta Foral por D. Afonso III.
As muralhas medievais foram erigidas em 1306, a mando de D. Dinis, em forma de triângulo. As portas dionisinas, com arcos de ogiva trecentistas em cada vértice, perduram até aos dias de hoje. No recinto muralhado existem 5 entradas: Porta do Freixo, a Porta de S. Sebastião, a Porta do Sol (ou da Vila), o Postigo e a Porta de S. Brás.
A história desta vila está intimamente ligada à Casa de Bragança que residia na Torre Ducal. Aqui se vê o lema bragantino que demonstrava o seu poderio “Depois de Vós, Nós” (os nós estão em todo o monumento). O que significa que imediatamente depois do rei, no poder, estava a Casa de Bragança.
O momento mais marcante, nos anais da vila, ocorreu numa casa da Rua Direita, a 26 de Maio de 1834, onde se assinou a Convenção que assinalou a vitória dos liberais, comandados por D. Pedro IV, frente aos absolutistas de D. Miguel. Nesta casa, reuniram-se o General Joaquim Azevedo e Lemos, chefe absolutista e os Duques de Terceira e Saldanha, pelos liberais. Este momento trouxe paz a Portugal e o exílio de D. Miguel, para a Áustria.
Lenda da Moura
Existem várias lendas relacionadas com esta vila, mas esta retrata uma trágica história de amor entre os mouros.
Com D. Afonso Henriques, várias conflitos eclodiam contra os mouros. Quando espoletou a batalha em Evoramonte, um nobre mouro casaria nesse dia com a sua prometida moura. O nobre, ao não regressar, causou tanto desgosto na sua noiva que esta pereceu de coração partido. Este, foi encontrado no dia seguinte numa rocha, também ele morto. Essa rocha é conhecida, ainda hoje, a Cama do Mouro. A lenda conta que na noite de S. João, pela meia-noite, a moura aparece no Poço do Clérigo, penteando as suas tranças enquanto canta uma taciturna e comovente canção de amor.
ONDE DORMIR EM EVORAMONTE?
O Viaje Comigo ficou no The Place, dentro das muralhas, com uma vista incrível sobre a planície alentejana: o The Place – Evoramonte. A guesthouse surgiu de uma paixão por Portugal. Ela é escocesa, ele é sul africano, e ambos se apaixonaram pelo pequeno país à beira-mar plantado. E, depois de muita pesquisa pelo sul, decidiram entregar o coração a Evoramonte. Saiba mais sobre a minha estadia no The Place.
O QUE VISITAR EM EVORAMONTE?
Castelo de Evoramonte
Julga-se que a construção do Castelo, localizado na Serra de Ossa, terá começado cerca de 1160, aquando ocorria a Reconquista cristã da Península Ibérica. Por esta altura, a povoação foi libertada da ocupação dos mouros nos comandos de Geraldo Sem Pavor. O castelo, tal como a fortificação da Vila, foi considerado Monumento Nacional, em 1910. Desde então recebeu várias intervenções e restauros.
Torre/Paço Ducal
Em 1532, um ano depois de um forte sismo abalar a vila, foi construída a Torre Ducal. Esta, nunca teve pretensões militares. Era a residência de caça dos dos Duques de Bragança. Destaca-se por ser um arquétipo singular da arquitetura militar de transição, do manuelino final, com os irmãos Francisco e Diogo de Arruda como os arquitetos responsáveis.
Antigos Paços do Concelho
No centro da vila surge este edifício cuja construção é incerta, mas na porta de entrada está referenciada a data de 1787. Daqui vê a Torre do Relógio, com os sinos e o relógio intactos, a Cadeia e o Pelourinho de Evoramonte.
Casa da Convenção
Nesta modesta casa assinou-se a convenção que colocou um término à Guerra Civil de Portugal, que opunha liberais e absolutistas, a 26 de maio de 1834. Pode ver o seu exterior, devidamente assinalado, na Rua da Convenção, antiga Rua Direita.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz de Santa Maria destaca-se pelo seu portal gótico e acolhe no seu interior frescos renascentistas, da autoria de Diogo Fernandez. A igreja, agora devota a Nossa Senhora da Conceição, foi completamente reconstruída no século XVI, depois de ter sido castigada pelo sismo de 1531, mas as suas origens datam do século XIII.
Igreja da Misericórdia
Esta singela igreja, que terá sido construída no século XVI, tem na sua fronte um pequeno alpendre com colunas clássicas de mármore e a porta principal em granito. O seu interior tem diversos painéis de azulejos que retratam Obras de Misericórdia Espirituais e Temporais.
Celeiro Comum de Evoramonte
Este celeiro servia para proteger os lavradores com culturas cerealíferas e já pertenceu à Casa de Bragança. Agora, é uma loja com vários produtos artesanais tendo como ex-libris as casas alentejanas pintadas em pedra da calçada (são mais de 100 pedras que são pequenas casinhas). O local ideal para provar produtos locais, como compotas e biscoitos, e levar uma lembrança. A loja existe há 16 anos e a autora começou a pintar as pedras da rua há dois. “Houve um dia em que me surgiu a ideia. Perguntei se achavam boa ideia e comecei a pintar”. Assim o fez Inocência Lopes, que continua no seu ateliê a criar muito do artesanato que se encontra a sua loja.
Há também a Silverinha, que é galeria de arte, loja gourmet e faz prova de vinhos. Fica na Rua da Convenção, 31. No interior funciona também a Andar a Monte, que dinamiza passeios pedestres – pode marcar pelo +351 968 756 310 ou pelo 967 916 857 (ou ainda geral@andaramonte.pt).
Aqui perto: pode ir à Azaruja ver a produção de cortiça e passeios. Pode visitar os nove castelos que estão próximos: além de Evoramonte, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Alandroal, Redondo, Valongo, Évora e Arraiolos.