D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo
Publicado em Junho 9, 2017

Os 107 anos da D. Eva, neta de escravos – Armação dos Búzios, Brasil

Américas/ Brasil [ Armação dos Búzios/ Uma fotografia por dia... ]

Quando visitei Armação dos Búzios, no Brasil, tive o grande (enorme!!) privilégio de conhecer D. Eva, de 107 anos. Neta de escravos e dona de uma lucidez e memória invejáveis, D. Eva mantém uma risada forte e recorda-se das histórias de quando era criança (veja o vídeo mais abaixo).

Neta de escravos, D. Eva faz parte da comunidade Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios. Tem 107 anos e ao seu lado (nestas fotografias) está a sua filha Carivaldina, conhecida como D. Uia.

D. Uia e D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo

D. Uia e D. Eva – Armação dos Búzios – Brasil © Viaje Comigo

Tanto D. Eva como a sua filha, D. Uia, são símbolos da antiga comunidade de escravos que cultivava os campos daquela região. D. Uia tornou-se também conhecida por lutar pelos direitos dos descendentes dos escravos, que ficaram sem nada, depois de vidas inteiras a trabalharem para os fazendeiros. Ainda hoje luta pela posse de terras.

Em 2016, D. Eva foi notícia, a nível mundial, durante os Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Naquele ano, a contar 106 primaveras, foi carregar a tocha olímpica!

Foto de D. Eva com a tocha olímpica - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo

Foto de D. Eva com a tocha olímpica – Armação dos Búzios – Brasil © Viaje Comigo

D. Eva viveu sempre no mesmo local: no Quilombo da Rasa. Nasceu (23 de dezembro de 1913) e foi criada na Fazenda Santo Inácio, Campos Novos. Desde pequena que se lembra de contarem que, ainda bebé, andava às costas da avó (escrava vinda de África) que passava o dia na roça a trabalhar. Casou-se aos 17 anos e teve 12 filhos.

Eu no meio de D. Uia e D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo

Eu no meio de D. Uia e D. Eva – Armação dos Búzios – Brasil © Viaje Comigo

O segredo para a longevidade e de tão boa saúde? “Não paro. Faço a cama, estendo a roupa, arrumo a cozinha…”, diz-nos.
“E não está habituada a comer coisas más”, diz a filha, D. Uia. “Comeu durante muito tempo só frutas e legumes, não está habituada a comer o que nós comemos agora.”

Antigamente, as caminhadas a pé eram de distâncias incríveis. O pai morava em Cabo Frio e, por isso, ia visitá-lo, a pé, a partir de Búzios.

D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo

Pintainho e D. Eva – Armação dos Búzios – Brasil © Viaje Comigo

Pelo meio da conversa, há pintainhos que correm na sala e um que vai debicar as formigas que cirandam junto dos pés de D. Eva. É uma casa humilde, onde cheira à boa comida comida caseira que está prestes a ser servida.

Fiquei deliciada a ouvir as suas histórias durante quase uma hora. Tão deliciada que me esqueci de gravar toda a conversa e só gravei estes 15 minutos que ficam, agora, para a posteridade.

Conheça-as melhor e parte da sua história neste vídeo:

Ou ler mais sobre o assunto.

Desafio 2017 – #160 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

D. Eva - Armação dos Búzios - Brasil © Viaje Comigo

D. Eva – Armação dos Búzios – Brasil © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo