O Dodo é uma espécie de ave que habitou exclusivamente as Ilhas Maurícias. Ficou extinto, por volta de 1680, devido a vários fatores, mas continua bem presente em todos os pontos da ilha, desde o artesanato às imagens que embelezam certos espaços.
Como ave, durante muitos séculos, porque não tinha predadores, habituou-se a não voar, as asas atrofiaram, e foi ficando cada vez mais gordo… obrigando-o a fazer os ninhos no chão.
Com a chegada dos holandeses vieram os ratos e as crias começaram a ser comidas por eles e outros animais introduzidos nas ilhas.
Quando os holandeses ocuparam a ilha, ou os comiam ou os animais que trouxeram para a ilha acabavam por os comer e levou-os à extinção. Outro fator foram as plantas invasivas que não deixavam que o Dodo conseguisse comer as sementes, no chão, a que estava habituado.
O nome Dodo foi atribuído pelos holandeses, que significa “grande e preguiçoso”.
Um esqueleto de Dodo foi reconstruído com os ossos encontrados numa escavação, em 1889, e está exposto em destaque no Museu de Port Louis.
Desafio 2017 – #109 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!