A capital Port Louis, maior cidade das Mauricias, foi fundada pelos franceses em 1735 e tem o maior porto da ilha. É uma cidade com uma mescla de culturas e religiões, com mesquitas, pagodes, igrejas, templos e arquitetura colonial.
Apesar de ter só 150 mil habitantes, todas as manhãs há o típico trânsito na entrada numa capital. São cerca de 150 mil pessoas a entrar em na cidade para trabalhar ou para visitas com turistas.
O centro é também uma mistura do moderno com construções do tempo colonial. Se junto ao mercado municipal, e Chinatown, as construções parecem um pouco degradadas, junto ao porto foi construído um gigante e moderno centro comercial.
Se for visitar Port Louis evite ir num domingo. Vai encontrar a maior parte do comércio fechado e também alguns pontos de atração vão ter as portas encerradas. Além das sugestões abaixo citadas e visitadas por mim, pode passar pela catedral de Saint Louis (de 1752) e existem museus que pode visitar como o de Fotografia, Museu Blue Penny (arte e história), o Museu de História Natural, etc.
É muito fácil, e seguro, percorrer as ruas do centro de Port Louis. Eu fi-lo sozinha durante algumas horas e é possível visitar (quase) tudo a pé. A Fortaleza fica no cimo do monte e pode custar um pouco mais… se puder ir de táxi ou carro.
1 – Champs de Mars
Pistas de corridas de cavalos – costumam realizar-se entre maio e setembro, aos sábados. Continua a ser o maior entretenimento do pais e é o mais antigo do hemisfério sul.
2 – Le Caudan Waterfront
O centro comercial junto do porto da capital. Tem 170 lojas de quase tudo, assim como inúmeros restaurantes, cafés e bares e um hotel. tem também um casino e barracas com venda de sumos naturais.
– É aqui que vai encontrar inúmeras lojas de artesanato para comprar as suas lembranças. Há, aliás, um mercado de artesanato e mesmo ao seu lado uma loja com os famosos barcos (pequenos) feitos por artesãos das Maurícias.
3 – Citadel Fort Adelaide (Forte Adelaide)
Um forte histórico com vista panorâmica sobre toda a capital. Foi construído entre 1834 e 1840 e ficou com o nome da Rainha Adelaide.
4 – Mercado Central de Port Louis
Um local onde se compram e vendem legumes, frutas, carne e peixe… e tem barraquinhas no exterior com outros artigos. leia tudo aqui.
5 – Mesquita Jummah Masjid
Esta mesquita, de planta quadrangular, começou a ser construída em 1852 e foi terminada em 1895. Na sua arquitetura cruzam-se os estilos mongol, mourisco e árabe. Saiba mais aqui.
Procura hotéis em Port Louis? Pesquise aqui.
6 – Chinatown
A cultura chinesa está muito patente neste local, com vários negócios (onde se vende tudo e mais alguma coisa) abertos de segunda a sábado.
7 – Place d’Armes
Um espaço verde, com árvores e estátuas, e onde se vê a influência francesa, ladeado de edifícios coloniais.
8 – Jardins do centro da cidade
Muitos deles ainda do tempo do colonialismo onde, ao fim de semana, as famílias continuam a ir passear.
9 – Aapravasi Ghat
Conjunto de edifícios (ruínas), de 1849, que representam o local onde se recebiam os trabalhadores vindos da Índia. Os descendentes desses imigrantes constituem, atualmente, 68% da população da Maurícia.
Desde 2006 que está inscrito na Lista de Património Mundial da UNESCO
10 – Arte Urbana
No contraste de uma cidade com edifícios coloniais e outros contemporâneos, fique atento à arte urbana que vai encontrando pelo caminho.
11 – Posto dos Correios
Edifício construído em 1868, mas inaugurado em dezembro de 1870.
A VISITAR AQUI PERTO
Aqui perto está o Jardim Botânico de Pamplemousses, Sugar World – L’Aventure du Sucre e o Casela World of Adventures.
– Saiba mais sobre a viagem do Viaje Comigo às Maurícias –