É já muito antiga a extração do sal e exploração das Salinas de Aveiro. É, aliás, da época anterior à existência da própria Ria. O sal é um produto 100% artesanal que é extraído, pelos marnotos (pessoa que trabalha nas salinas), com peças de madeira, para que não tenha contacto com metais.
O sal marinho é usado como fonte de iodo e também muito utilizado em cosméticos; e a flor de sal, usada na gastronomia, são os finos cristais que formam na camada que está à superfície nas salinas. A salicórnia, também conhecida por sal verde ou espargos do mar, cresce nas salinas e é salgada sendo usada também atualmente na gastronomia.
Recentemente, duas salinas foram usadas como piscinas e é onde são feitos tratamentos com sal. Os banhos salgados, na marinha Cale de Oiro, têm um custo associado de cerca de 2€.
Desafio 2017 – #72 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!
Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!