Lago do Jardim do Carregal - Porto © Viaje Comigo Lago do Jardim do Carregal - Porto © Viaje Comigo
Publicado em Março 14, 2017

Qual o verdadeiro nome do Jardim do Carregal, no Porto?

Portugal [ Porto/ Uma fotografia por dia... ]

Este não é caso único. Passamos uma vida a chamar um nome aos locais e depois percebemos que eles têm um outro oficialmente atribuído. Neste caso, andei uma vida inteira a chamar Jardim do Carregal e somente este ano descobri que ele tem um outro nome. O nome oficial deste espaço verde, que está situado por detrás do Hospital de Santo António, é o Jardim de Carrilho Videira.

Jardim do Carregal - Porto © Viaje Comigo

Jardim do Carregal – Porto © Viaje Comigo

Foi construído, em 1897, pelo jardineiro paisagista Jerónimo Monteiro da Costa, e é considerado um dos últimos exemplares de jardins românticos do Porto. Tem um lago no centro, com ponte, rodeado de grandes árvores, entre as quais sequóias, uma espécie não tão comum na cidade.

Apesar de muitos o chamarem de Jardim do Carregal, o seu nome serve de homenagem a Carrilho Videira, um ativista do movimento Republicano no século XIX.

Desde 2009 tem uma estátua do professor Abel Salazar – do escultor Hélder Carvalho – que está precisamente a “olhar” para o ICBAS – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Estátua de Abel Salazar - Jardim do Carregal - Porto © Viaje Comigo

Estátua de Abel Salazar – Jardim do Carregal – Porto © Viaje Comigo

Desafio 2017 – #73 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Lago do Jardim do Carregal - Porto © Viaje Comigo

Lago do Jardim do Carregal – Porto © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo