Chicago - Diana Guerra © Contramapa
Publicado em Fevereiro 11, 2017

Os blues de Chicago, por Diana Guerra

Américas/ Estados Unidos [ Chicago/ Uma fotografia por dia... ]

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma. E também há outros viajantes que contam aqui as suas aventuras.

Hoje, é a Diana Guerra, autora do blogue Contramapa, que nos conta uma das suas histórias de viagem. As próximas palavras são as dela. No Viaje Comigo, as histórias são sempre na primeira pessoa.

“Os Blues de Chicago”

Esta fotografia tem duas histórias. A primeira é mais óbvia (e histórica), ligada diretamente à banda que vemos em palco. Durante a Grande Depressão dos anos 30, houve uma grande onda de migração, que levou muitos afro-americanos a mudarem-se das cidades do sul, para as cidades industriais do norte, como esta onde estávamos, Chicago. Entre outros impactos, estas migrações transformaram a música e trouxeram um novo género musical: o Chicago Blues.

Incialmente, o Blues era tocado no mercado de Maxwell. Com o tempo, o estilo popularizou-se e muitos bares passaram a ter músicos de blues, mantendo viva a tradição de música ao vivo.

O Chicago Blues acabou por ser um estilo muito influente, estando na origem do próprio rock! Músicos como Muddy Waters, Willie Dixon e, claro,o próprio Buddy Guy tornaram-se muito famosos.

E foi precisamente no bar do Buddy Guy, em Chicago – um dos grandes guitarristas de sempre – que esta fotografia foi tirada!

No Buddy Guy’s Legends vive-se os blues à antiga e, depois de um copo, as pessoas levantam-se para dançar à séria. Há música ao vivo todos os dias e as refeições são inspiradas na comida crioula do sudeste dos Estados Unidos.

A segunda história é mais pessoal e espelha aquilo que senti ao longo de toda a viagem que fiz pelos Estados Unidos: a hospitalidade norte-americana.

Para assistir ao espectáculo, sentámo-nos ao lado de duas senhoras. Tagarelas e vindas do interior para um fim-de-semana na cidade, rapidamente encetámos conversa com elas. Depois de terminado o concerto e a refeição, pedimos a conta e qual não foi o nosso espanto quando soubemos que já tinha sido tudo pago.

– Como assim tudo pago?!

A empregada de balcão apontou para as duas senhoras. E aí percebemos que elas se tinham chegado à frente. Quando nos viram com ar espantado, riram-se, levantaram-se e abraçaram-nos: “Bem-vindos à América!”.

Podem seguir o Contramapa também no Facebook e Instagram.

Desafio 2017 – #42 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Chicago - Diana Guerra © Contramapa

Chicago – Diana Guerra © Contramapa

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo