Entrudo Chocalheiro em Podence - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo
Publicado em Fevereiro 11, 2017

Entrudo Chocalheiro em Podence – 25 a 28 de fevereiro’2017 – Macedo de Cavaleiros

Eventos/ Portugal [ Carnaval/ Macedo de Cavaleiros ]

É em Podence, freguesia de Macedo de Cavaleiros, que se realiza anualmente uma das mais tradicionais festas desta altura do ano: o Entrudo Chocalheiro. Com as personagens dos Caretos e das Matrafonas, Podence ganha mais vida durante os dias carnavalescos.

Diz ser o Carnaval mais genuíno de Portugal: “Se gosta de viver o espírito do Carnaval, porque não sentir o mais genuíno de todos os carnavais, onde a tradição dos Caretos de Podence são a atração principal. É o Entrudo Chocalheiro, de 25 a 28 de fevereiro, em Podence e Macedo de Cavaleiros”.
É este o convite para uma escapada até Macedo de Cavaleiros, vivendo de perto o Entrudo Chocalheiro. E, se encontrar os Caretos pelo caminho, prepare-se para ser chocalhado.

São quatro dias de animação, à volta dos Caretos de Podence. “O som dos chocalhos é o mais ouvido, a correia e o colorido dos fatos é o mais visto. A festa de Carnaval dos Caretos de Podence está em processo de inscrição no Inventário Cultural Nacional, facto que comprova a genuinidade desta tradição”, diz a informação da autarquia.

E a aproveitar a folia, Macedo de Cavaleiros recebe o primeiro desfile do Carnaval. Na noite de sábado, dia 25 de fevereiro, a cidade recebe os foliões das associações e instituições do concelho, no desfile noturno, onde não faltarão os Caretos de Podence e a queima do Entrudo no Jardim 1º de Maio para “abrir o apetite” para os dias restantes em Podence.

Entrudo Chocalheiro em Podence - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Entrudo Chocalheiro em Podence – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Depois, nesta freguesia, no domingo, na segunda e na terça-feira de Carnaval a animação vai além dos Caretos, com várias propostas para os seus dias: passeios pedestres, raids fotográficos, pregões casamenteiros, concertos tradicionais, queimada, apresentações de livros, exposições… (veja o programa mais abaixo aumentando a imagem).

Entrudo Chocalheiro é também um desafio aos paladares, dado que nestes dias decorre o Festival Gastronómico do Grelo. São 23 restaurantes aderentes em todo o concelho.

Veja aqui os programas e atividades.

Entrudo Chocalheiro em Podence - Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Entrudo Chocalheiro em Podence – Macedo de Cavaleiros © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo