Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 21, 2017

A taça do templo de A-Má, Macau

Ásia/ China [ Macau/ Uma fotografia por dia... ]

O Templo de A-Má foi um dos primeiros locais que visitei em Macau, em 2015. Ainda era manhã cedo, mas o ar já estava pesado quente e húmido, quando fui conhecer este que é um dos monumentos históricos de Macau e faz parte da Lista de Património Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Diz-se que o templo já existia antes do estabelecimento da cidade de Macau. Tem pavilhões de 1488, e outros do século XVII, mas mantém o aspeto atual desde 1828.

O templo fica na encosta poente da Colina da Barra e é dividido em vários espaços com diferentes divindades: o Pavilhão do Pórtico, o Arco Memorial, o Pavilhão de Orações, o Pavilhão da Benevolência, o Pavilhão de Guanyin e o Pavilhão Budista Zhengjiao Chanlin.

No exterior, estão os leões de pedra a guardar o templo, que tem entrada no Pavilhão do Pórtico. Num dos variados espaços estava esta senhora de chapéu, da foto de destaque. Esfregava sem parar as asas daquela taça grande de cobre onde estão moedas (e algumas notas!!) que os visitantes vão deixando.

Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo

Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo

Demorei um pouco para perceber o que se estava a passar. Havia uma fila de pessoas para passarem as mãos nas asas da taça e achei muito estranho. Fiquei a ver e a ouvir, mas… falavam todos mandarim… e eu não! Por isso, acabei por ter de perguntar ao nosso guia o que se passava ali.

“Se esfregar bem as mãos nas asas da taça, de uma forma particular, a água começa a borbulhar e isso significa bom augúrio no campo financeiro. Ou seja, que não vai ter problemas com dinheiro”, disse-me ele. Já percebi tudo! Daí a fila!!

Quando a fila diminuiu, devo dizer que fui experimentar! E à terceira tentativa consegui que a água borbulhasse, arrancando palmas e sorrisos de alguns que me observavam. Mas, também devo dizer-vos que, até hoje, ainda não tive o bom caminho financeiro anunciado nas borbulhas!

Se calhar foi porque me esqueci de deixar lá uma moeda! 😀

Durante o ano de 2017 vou estar aqui, no Viaje Comigo, com este desafio de “Uma fotografia por dia”. A cada dia vão encontrar uma fotografia de viagem e a história que está por detrás da mesma.

Desafio 2017 – #21 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. E o desafio vale também para os leitores que queiram partilhar connosco as suas histórias e imagens!

Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!

Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo

Gia explica como esfregar as mãos na taça – Templo de A-Má – Macau © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo