Jardim das Ondas_Expo'98 - Direitos Reservados Foto: Pedro A. Pina Jardim das Ondas_Expo'98 - Direitos Reservados
Publicado em Janeiro 20, 2017

Há um renovado Jardim das Ondas no Oceanário de Lisboa

Miúdos/ Portugal [ Lisboa ]

É um dos locais preferidos dos mais novos para brincadeiras e uma obra de arte que fica junto do Oceanário de Lisboa. O “Jardim das Ondas” é uma obra icónica do Parque das Nações, e foi alvo de uma renovação estando de novo preparado para os passeios de miúdos e graúdos.

O “Jardim das Ondas” faz parte dos “Jardins da Água”, uma intervenção que a artista Fernanda Fragateiro concebeu para a Expo’98. Na verdade, a sua obra resultou em seis projetos que vão acontecendo ao longo do espaço do jardim, todos eles visíveis e agora recuperados, nos “Jardins da Água”, sendo que o “Jardim das Ondas” é o mais emblemático destes projetos.

Jardim das Ondas_Expo'98 - Direitos Reservados

Jardim das Ondas_Expo’98 – Direitos Reservados

A inspiração veio das “formas resultantes do movimento da água”. Assim foi concebido o projeto de um jardim “esculpido” em relva onde se “modelou o terreno, através de curvas que simulam o ritmo das ondas ao formarem-se e ao rebentarem”, diz a informação enviada pelo Oceanário.

O solo é a matéria esculpida e a relva a matéria de acabamento. A proximidade do espaço relativamente “ao plano de água do rio, bem como a sua posição em relação ao movimento aparente do sol, possibilitam o seu uso como superfície flexível e disponibilizam um lugar de contemplação”.

Segundo Fernanda Fragateiro, “foi a partir do exercício de imaginar o movimento das pessoas que pensei nas formas que constituem o jardim. Aquilo que é importante é o vago ondular que essas mesmas formas sugerem, é o convite que nos fazem a usá-las: subir, descer, correr, saltar, parar, estar… Estas relações que as formas sugerem possibilitam o encontro entre as pessoas e a paisagem, permitem uma intensa experiência”. “Um jardim é um lugar onde as pessoas ativam o espaço”, acrescenta a artista plástica.

Fernanda Fragateiro - Maqueta - Direitos Reservados

Fernanda Fragateiro – Maqueta – Direitos Reservados

A requalificação da Cascata, que marca o início do “Jardim de Ulisses”, espaço classificado como arte pública, e o Jardim da Esplanada D. Carlos I, foram também renovados com o financiamento do Oceanário de Lisboa.

“A manutenção do espaço público, envolvente do Oceanário, é fundamental para acolher e proporcionar uma experiência agradável aos nossos visitantes e à comunidade que vivência esta área da cidade”, afirma Miguel Tiago de Oliveira, diretor de operações e qualidade do Oceanário de Lisboa.

Mais informações no Oceanário de Lisboa.

A recuperação do “Jardim das Ondas” foi financiada pelo Oceanário de Lisboa. Esta iniciativa foi gerida pela Junta de Freguesia do Parque das Nações em coordenação com o atelier do arquiteto paisagista João Gomes da Silva, autor dos espaços verdes do recinto da Expo’98, e pela artista plástica e autora desta instalação urbana, Fernanda Fragateiro.

Jardim das Ondas_Expo'98 - Direitos Reservados Foto: Pedro A. Pina

Jardim das Ondas_Expo’98 – Direitos Reservados Foto: Pedro A. Pina

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo