Para os lados de Paço de Sousa, em Penafiel, existe um lugar onde se relaxa. Mais do que um sítio de alojamento, na Quinta do Lobo Branco partilham-se emoções e experiências. Fomos visitá-lo e queremos partilhá-lo consigo.
Ao longe, logo vai ver as cinco casas brancas de telhado alto – a imitar palheiros gigantes – que se destacam na paisagem verde. Não há portão, por opção de quem cá vive. Querem estar abertos a quem os visita naQuinta do Lobo Branco.
O projeto é de três irmãos, cunhados e filhos. Vivem em comunidade há muito tempo mas, um dia, decidiram que queriam estar mais tempo em família e a fazerem o que verdadeiramente gostavam. Largaram os empregos e investiram todo o dinheiro e trabalho na Quinta do Lobo Branco, que abriu as portas em agosto de 2013.
Na Quinta do Lobo Branco são seis os quartos – alguns de cama de casal e outros duplos – todos com casa de banho privativa. Nos tetos estão as “janelas” ou clarabóias que deixam entrar muita luminosidade. As crianças, até três anos de idade, não pagam a estadia, sendo colocado um berço para dormirem, no quarto.
Os animais de estimação são bem-vindos e podem ir consigo (gratuitamente) para a Quinta do Lobo Branco. Basta avisar aquando da reserva da sua estadia quais os animais que vai levar.
Os hóspedes são recebidos na casa-mãe, onde estão os quartos, a sala sem televisão mas com computador (com internet), lareira e uma sala de leitura que também é pensada nas crianças – com lápis de cor e livros infantis, para as entreter.
No meio das outras casas – cada irmão tem a sua – está uma que é usada por todos. É no Zendo onde se desenrolam as atividades: yoga, meditação ativa, massagens, exercícios de sensibilidade energética e sessões de Sat Sanga, entre outros.
Pode participar nas atividades que quiser desde que efetue a inscrição. Existem ainda várias atividades que são abertas aos hóspedes em geral e realizadas no Zendo. O stress fica do lado de fora da quinta, aqui vai sentir-se mesmo relaxado.
A chegada à Quinta do Lobo Branco, como retiro, começa com um Encontro com o Oráculo. Existem ainda outras terapias associadas ao retiro como os Florais da Amazónia, a Cristaloterapia, e Alinhamento de Chakras, por exemplo. Há ainda a possibilidade de se fazerem caminhadas nas imediações da quinta.
Mas esta quinta não é um simples local de retiro. Aqui há muito por partilhar. Primeiro a história de quem lá vive e criou este projeto. São três irmãos com os seus filhos que vivem em comunidade, ainda que cada um tenha a sua casa. E quando lá chegar vai sentir que esta também é a sua casa. E vai senti-lo desde o primeiro minuto.
Ao partilharem os mesmos interesses, os mentores do projeto quiseram passá-los a outros e um dia – fartos dos seus empregos nas grandes cidades – deixaram tudo para trás e apostaram tudo o que tinham na Quinta do Lobo Branco. A primeira experiência tinha sido com a escola de Ioga – a Semente – e agora juntam-lhe mais valências.
Terapias, meditações ou simples relaxamento… na Quinta do Lobo Branco é possível ainda aprender a fazer refeições vegetarianas – são muito bem confecionados todos os pratos e nem se sente a falta de carne. Bem… eu não senti a falta de carne em momento algum! Vão ter, aliás, cursos de cozinha vegetariana para quem estiver interessado em aprender.
O pequeno-almoço está incluído na diária e é tomado com todos na grande mesa familiar. Propostas naturais, papas de aveia feitas na hora, pão torrado, sumos, etc. As refeições principais também podem ser feitas na casa grande, basta que peça com antecedência para estarem a contar consigo.
A ideia é, no futuro, conseguirem ter os vegetais e alimentos semeados na própria quinta, que é acompanhada por um riacho do lado esquerdo. A água é proveniente de um furo e utilizam painéis solares. Entre a família, criaram um estilo de vida que tantos procuram agora e, por isso, abrem as portas a todos os cursos relacionados com isso mesmo e um deles é o de permacultura.
No tempo quente, têm a piscina preparada para os receber – com um tratamento de água salgada – e vista para os verdes campos em redor da quinta.
Na Quinta do Lobo Branco existem retiros especiais – organização de festivais ligados a tudo o que aqui fazem – e podem organizar programas conforme os seus gostos, preferências e necessidades. Pode pedir massagens, workshops de comida vegetariana, etc. Você decide.
Uma coisa é certa, vai sair de lá com muito… muito mais do que o que levou e mais leve. É um convite a tratar de si, por dentro e por fora. E correndo o risco de imitar uma publicidade… se você não cuidar de si, quem vai cuidar?
INFORMAÇÕES
Quinta do Lobo Branco, Rua Outeiro, Paço de Sousa, Penafiel
Telefone: +351 932 520 873
A cidade do Porto fica a 30 minutos de carro pela Auto-estrada A4, situada a menos de 10 minutos de carro da Quinta do Lobo Branco.