Pintura de Amália © Lisboa © Viaje Comigo Amália - Lisboa © Viaje Comigo
Publicado em Junho 11, 2016

A descobrir: 10 segredos de Lisboa

Portugal [ Lisboa ]

Fomos até Lisboa – para um evento desafiante – e ficamos a conhecer algumas curiosidades sobre a capital, que mesmo alguns lisboetas desconhecem. Entre os “segredos” que descobrimos, ainda juntamos outros que fomos apanhando nas últimas visitas à cidade das Sete Colinas.

São os “segredos” de Lisboa que desvendamos aqui. E o leitor? Sabe mais algum que queira partilhar connosco?

Pode também fugir às filas e adquirir aqui os bilhetes para tour e para as maiores atrações de Lisboa. Compre aqui.

Lisboa vista do céu © Viaje Comigo

Lisboa vista do avião© Viaje Comigo

1. O Largo de Camões já teve um palácio?

O Largo Luís de Camões alberga um monumento oitocentista, da autoria de Victor Bastos, que tem oito ilustres personalidades da História de Portugal.
São eles: Fernão Lopes, Pedro Nunes, Gomes Eanes de Azurara, João de Barros, Fernão Lopes de Cantanhede, Vasco Mousinho de Quevedo, Jerônimo Corte-Real e Francisco Sá de Menezes.

Onde, hoje, se encontra este largo e o parque de estacionamento, existia, antes do terramoto de 1755, um importante palácio. Aliás, aquando da construção do parque foram descobertas ruínas dos Casebres do Loreto (século XIX) e estruturas do Palácio do Marquês de Marialva (de meados do século XVII).

De forma a manter parte dessa história ainda viva, as escadas de acesso ao parque de estacionamento têm fotografias antigas que mostram as ruínas, o espólio encontrado e os trabalhos de construção.

Largo Luis de Camões © Viaje Comigo

Largo Luis de Camões © Viaje Comigo

Foto antiga do Largo Luis de Camões © Viaje Comigo

Foto antiga do Largo Luis de Camões © Viaje Comigo

2 – Hospital de Bonecas

Na Praça da Figueira, em Lisboa, está, muito provavelmente, um dos últimos Hospitais de Bonecas do Mundo. Além da pequena loja, que vende bonecos antigos e atuais, existe no primeiro piso, o verdadeiro hospital de bonecas, onde as mesmas podem ser arranjadas, e o museu.

Pode visitar o hospital e o museu, composto por sete salas onde estão peças muito antigas e bonecos que, juntos, acabam por mostrar a história do brinquedo em Portugal e no mundo.

Fomos visitar o Hospital de Bonecas e contamos tudo aqui.

3 . Estátua do cauteleiro que dá sorte

No Largo Trindade Coelho, está uma estátua de um cauteleiro e dizem que dá sorte passar a mão na cautela de lotaria – que até se vê que está desgastada e tem uma cor diferente!

A peça escultórica é da autoria de Fernanda de Assis e é uma homenagem aos cauteleiros. Foi inaugurada em 18 de Novembro de 1987, data em que a Lotaria Nacional comemorava 204 anos. A estátua mede 1,78m de altura e é feita de bronze.

Pelo sim, pelo não, fomos lá passar a mão na cautela e vamos jogar no Euromilhões.

Estátua do cauteleiro, Lisboa © Viaje Comigo

Estátua do cauteleiro, Lisboa © Viaje Comigo

4. Estátua do ardina e busto fundador do DN

É no jardim de S. Pedro de Alcântara que está muito provavelmente a maior homenagem aos jornais portugueses, em Lisboa. No mesmo espaço vai encontrar a pequena estátua do ardina (descalço), junto ao busto de Eduardo Coelho, um dos fundadores do vetusto jornal Diário de Notícias.

Ambas as peças foram inauguradas em 1904 e são da autoria de António Augusto da Costa Mota (tio) e pedestal da autoria do arquitecto Álvaro Machado.

Estátua do Ardina, Lisboa © Viaje Comigo

Estátua do Ardina, Lisboa © Viaje Comigo

5. O pátio árabe da Casa do Alentejo

Este espaço, também apelidado de Palácio Alverca tem um restaurante – e chá dançante ao domingo – de comida alentejana, pois claro. Fica na Rua das Portas de Santo Antão, 58, Lisboa.
O edifício é de fim do século XVII, mas aqui já funcionou, em 1919, o famoso casino Club Majestic (também bar, restaurante e pista de dança).

E o segredo deste espaço? O seu maravilhoso pátio árabe que nos põe num cenário quase-marroquino! Tão bonito!

Pátio Árabe da Casa do Alentejo, Lisboa © Viaje Comigo

Pátio Árabe da Casa do Alentejo, Lisboa © Viaje Comigo

6. Ruínas no Palácio do Governador

Em Belém, o Palácio do Governador (que agora é hotel) tem, à entrada, ruínas romanas, que pertenciam a uma antiga fábrica de garum, ou seja, o tradicional molho de peixe.

O edifício, que foi a casa do governador da Torre de Belém, Gaspar de Paiva, no século XVI, tem no interior azulejos antigos e ainda vestígios de uma capela ( e coro alto) no interior da casa.

Antiga capela do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

Antiga capela do Palácio do Governador, Lisboa © Viaje Comigo

7 – De onde vem o nome Alfama?

O Largo das Portas do Sol tem um dos mais bonitos miradouros de Lisboa, com Alfama aos nossos pés. E porque se chama Alfama?

Na época romana, as águas desta área tinham propriedades termais, com nascentes de água quente e fria. E daí vem o nome: do termo al-hamma, que significa nascente de água quente.

Portas do Sol - Lisboa © Viaje Comigo

Portas do Sol – Lisboa © Viaje Comigo

8 – Na rua onde Colombo casou 

Atualmente, é o Santiago de Alfama – Boutique Hotel, mas, este edifício de origem quinhentista, já foi o Palácio dos Castros.

Reza a história que Cristóvão Colombo casou na mesma rua do hotel (Rua de Santiago).

9 – Porque se diz résvés Campo de Ourique?

Na altura do grande terramoto de 1755, e da grande destruição da cidade, a área de Campo de Ourique ficou intacta. Daí o “résvés Campo de Ourique” ter passado a ter o significado de “à justa” ou “por um triz”.

10. Azulejos com navio de guerra

Fica no Jardim Júlio de Castilho, junto a um dos mais bonitos miradouros da cidade: Miradouro de Santa Luzia.

O painel de azulejos, de 1939, cobre parte de uma parede e mostra a cidade de Lisboa, vista a partir do rio, com embarcações típicas. Mas, o que mais sobressai é um navio de guerra no centro da imagem. Autor do desenho: Martins Barata; pintura: Victoria Pereira.

Azulejos do Jardim Júlio de Castilho em Lisboa © Viaje Comigo

Azulejos do Jardim Júlio de Castilho em Lisboa © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo