Missa no Vaticano, Roma © Viaje Comigo
Publicado em Março 24, 2016

Visitar o Vaticano, Itália

Europa/ Itália [ Roma/ Vaticano ]

O Vaticano, em Itália, é um dos locais mais acarinhados para os católicos, mas não só. Mesmo para quem não tem a religião como motivação para a visita, vale a pena. Porquê? Pela arquitetura, pelas obras de arte centenárias e valiosíssimas que contém, pela Capela Sistina, e por toda a história envolvente.
Deixamos-lhe algumas curiosidades sobre o Vaticano, alguns conselhos sobre o que visitar e, ainda, aquilo que deve evitar. Boa viagem com o Viaje Comigo!

Vaticano © Viaje Comigo

Vaticano © Viaje Comigo

Pode comprar bilhetes online para não perder tempo em filas:
Vaticano a partir do porto de Civitavecchia

VIP – Museu do Vaticano e Capela Sistina

Basilica de São Pedro – Tour Guiado

CURIOSIDADES

O Vaticano é um país soberano desde 1929, embora integre a Itália e, principalmente, Roma de uma forma muito natural, parecendo mais uma bela (e grande!) parte da cidade.

Desde 1929 que tem o estatuto do mais pequeno país do mundo, com uma taxa de natalidade de 0%… 😀

Outro facto curioso: é o país com a maior taxa de criminalidade do mundo! Com uma população à volta de 800 pessoas, 90% dos crimes não são resolvidos.

Vaticano © Viaje Comigo

Vaticano © Viaje Comigo

E já reparou nos Guardas do Vaticanos? São o exército privado do Papa (Swiss Guard) e, embora aqueles fatos coloridos não pareçam assustadores, os guardas que os usam pertencem a um dos exércitos mais qualificados e exigentes do mundo.

Precisa de dicas para visitar Roma? Leia no Viaje Comigo os guias e sugestões para a capital de Itália.

Aqui pode também comprar bilhetes para visitar as maiores atrações de Roma e do Vaticano. Clique aqui.

Guarda Suíça, no Vaticano

Guarda Suíça, no Vaticano © Viaje Comigo

A história? Chegaram em 1506, cerca de 100 Guardas Suíços, para proteger o Papa Júlio II, e nunca mais saíram do Vaticano.
Daquela altura aos dias de hoje, os critérios de recrutamento passam por: serem suíços, falarem quatro línguas, terem entre 19 e 30 anos, virem do Exército Militar Suíço, serem católicos e medirem no mínimo 1,80m.

Panorâmica da Praça de São Pedro Vaticano © Viaje Comigo

Panorâmica da Praça de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

O QUE VER

Basílica de São Pedro
A Basílica de São Pedro é uma das maiores igrejas do mundo e pode acolher cerca de 60 mil pessoas. O edifício atual foi construído no Renascimento, mas a sua origem remonta ao tempo do Imperador Constantino, no ano 300 AC.
Toda a sua estrutura foi marcada por inúmeros artistas, arquitetos e pintores, no entanto, demonstra uma harmonia no seu conjunto, como se de apenas uma visão artística se tratasse. A obra que mais atenção desperta, no seu interior, é a Pietà, de Michelangelo.
A entrada é gratuita, mas mentalize-se que vai haver sempre filas de espera!

Basílica de São Pedro, Roma © Viaje Comigo

Basílica de São Pedro, Roma © Viaje Comigo

Capela Sistina
Uma das obras mais conhecidas do mundo está na Capela Sistina – cuja entrada está incluída na visita aos Museus do Vaticano. O famoso fresco foi pintado por Michelangelo, quando este tinha 32 anos, e foi terminada quatro anos depois. Estas pinturas são indescritíveis, por isso nem vamos tentar! Só mesmo estando lá! É aqui que o Conclave ocorre, quando é necessário escolher um Papa, e é daqui que sai o fumo negro, ou branco, comunicando se a decisão já foi, ou não, tomada.

Romanos em Roma © Viaje Comigo

Romanos em Roma © Viaje Comigo

Cúpula da Basílica de São Pedro
Ao subir a Cúpula de São Pedro, terá uma vista deslumbrante mas, antes disso, vai sofrer um bocadinho… ou muito, dependendo da sua condição física! São mais de 500 degraus! Tem a hipótese de subir uma parte de elevador (fica só um pouco mais caro) mas, ainda assim, sobram 320 degraus que têm mesmo que ser feitos a pé. Mas vale a pena! Além da vista, estará a contemplar uma obra prima, projetada por Michelangelo.

Praça de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Praça de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Museus do Vaticano
Está no plural porque é um conjunto de museus interligados, instalados nos antigos aposentos do palácio. A Capela Sistina está integrada nesta visita.
Aqui pode explorar a história de civilizações como a Etrusca, Grega e Romana. Outros setores revelam os segredos da cartografia e o acervo artístico reunido pela Igreja durante séculos, que incluem obras de grandes nomes como Leonardo Da Vinci, Caravaggio, Botticelli, entre muitos outros!

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Necrópole do Vaticano
Esta visita mostra 22 mausoléus, alguns deles muito elaborados, de cristãos (incluíndo Papas) e pagãos. A visita é feita por um caminho subterrâneo, pleno de ruínas e escavações da antiga Basílica – não é, por esses motivos, aconselhado a quem sofra de claustrofobia.
A tumba mais concorrida é a de São Pedro que, quando foi descoberta, estava vazia. Mas perto dela, foram encontradas caixas com ossos que comprovavam que eram os vestígios de São Pedro.
Pode reservar o seu bilhete no site oficial do Vaticano.

Na rua, a caminho do Vaticano Roma © Viaje Comigo

Na rua, a caminho do Vaticano, Roma © Viaje Comigo

Praça de São Pedro
Esta imponente praça foi projetada por Bernini, no século XVII, e revela, predominantemente, um estilo clássico, com influências barrocas. A sua área oval foi, durante muito tempo, palco de reuniões de cristãos. Nela destaca-se um obelisco do Antigo Egipto (com mais de 40 metros) trazido pelo Imperador Calígula, no século I, ou seja, muito antes da praça sequer existir.

Padres no Vaticano © Viaje Comigo

Padres no Vaticano © Viaje Comigo

Ver o Papa
Existem algumas alturas em que pode ver o Papa. Uma delas, é na Audiência Papal, todas as quartas-feiras, as 10h30, na Praça de São Pedro. Pode solicitar o seu convite (com muita antecedência!) para ter lugares mais confortáveis.
Pode também ver o Pontífice aos domingos, ao meio-dia, no edifício onde se situa a Biblioteca do Vaticano.
Outra possibilidade são as Celebrações Litúrgicas, que ocorrem em eventos especiais como na Páscoa, no Natal, ou noutro tipo de celebrações.

Visitar fora de horas
Este tipo de visitas ocorrem fora das horas habituais, como o nome indica, e dão acesso a sítios menos conhecidos do Vaticano. Podem ser tours privadas, ou semi-privadas. Mais informações.

Vaticano © Viaje Comigo

Vaticano © Viaje Comigo

DICAS PRÁTICAS

Qual a melhor altura para visitar?
O Vaticano tem uma enorme afluência durante todo o ano, mas no verão as filas são bem maiores. Aos domingos está fechado, por isso, à segunda-feira também existe bastante movimento. Os dias mais calmos acabam por ser terça e quinta-feira.
Quanto às horas, há quem diga que o truque é chegar muito cedo, outras, é que por muita gente pensar assim, o melhor é ir depois das 14h00.
O Papa faz um aparecimento público às quartas-feiras, então espere que este seja um dia também bastante agitado.

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

O que vestir
Tem que ter um cuidado especial com a sua vestimenta aquando a sua visita ao Vaticano. Evite: calções curtos, no máximo por baixo do joelho (tanto para os homens e mulheres), saias curtas, decotes e chapéus. Se estiver com os ombros à mostra, leve algo para os cobrir.
Leve ainda sapatos confortáveis pois tem muito que conhecer e, principalmente, se quiser subir à Cúpula.

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Evitar filas
A melhor maneira é reservar os bilhetes, antecipadamente, no site oficial do Vaticano. Marcam a hora inclusive e são bastante rígidos. Pode chegar 15 minutos antes da hora marcada, e não se atrase!
Ao chegar lá, apresenta a reserva, paga o valor do bilhete, e não tem de ficar nas filas gigantes.

Como ir para o Vaticano
Apesar do Vaticano ser uma cidade-estado-soberana, está situada em Roma. Em Roma, dependendo de onde estiver, pode ir a pé, de autocarro ou de metro – estação Ottaviano/San Petro, Linha A.

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Vaticano © Viaje Comigo

Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Basilica de São Pedro, Vaticano © Viaje Comigo

Percurso pedonal para peregrinos, Vaticano © Viaje Comigo

Percurso pedonal para peregrinos, Vaticano © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo