Estocolmo, Djurgarden - Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com Estocolmo, cidade velha - Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com
Publicado em Fevereiro 22, 2016

Visitar a cidade de Estocolmo

Europa/ Suécia [ Estocolmo ]

Estocolmo, a capital da Suécia, é a junção perfeita entre cosmopolitismo e natureza. Em muitas zonas impera o design moderno que contrasta com as históricas ruas estreitas e com os seus palácios reais e jardins urbanos.

Aqui pode observar um dos mais incríveis fenómenos naturais como a Aurora Boreal e também o Sol da Meia Noite. Este ocorre no verão, e torna possível observar o sol durante 24 horas.

Uma visita à capital sueca pede-lhe, caso tenha tempo, que visite algumas das 30 mil ilhas que compõem o arquipélago. Tem ilhas perto do centro como Finham, Fjäderholmarna, Vaxholm, e outras bem longínquas. Umas são povoadas outras não. O que todas têm em comum, é a beleza natural inolvidável.

Estocolmo, verão em Vaxholm - Direitos Reservados Henrik Trygg/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, verão em Vaxholm – Direitos Reservados Henrik Trygg/mediabank.visitstockholm.com

1. Câmara de Estocolmo – The City Hall

A Câmara de Estocolmo é um dos edifícios mais importantes da cidade. Não só porque aqui se faz o banquete Nobel mas também pela sua construção única, uma vez que está assente em 8 milhões de tijolos! Está aberta ao público apenas com visitas guiadas e, no verão, pode subir à torre, de 106 metros, e desfrutar da vista sobre a cidade.

Vista da Câmara de Estocolmo - Direitos Reservados Henrik Trygg/ mediabank.visitstockholm.com

Vista da Câmara de Estocolmo – Direitos Reservados Henrik Trygg/ mediabank.visitstockholm.com

2. Castelo Gripsholm

Neste castelo, situado em Mariefred – uma pequena cidade junto ao lago Mälaren – encontra 4 séculos de história, contados através de mobiliário, objetos e interiores históricos, e ainda a Coleção Nacional Sueca de Retrato. Estas preciosidades são acolhidas por um castelo do Renascimento, ladeado por jardins românticos.

3. Cidade Velha – Gamla Stan

O centro histórico de Estocolmo destaca-se pelas suas estreitas ruas. Aliás, a mais conhecida mede apenas 90cm de largura, a Mårten Trotzigs Gränd. É um local singular também pelos edifícios coloridos, lojas pitorescas e restaurantes, até porque alguns funcionam onde outrora estavam prisões. Mais informações – e bilhetes online – para visitas guiadas a Gamla Stan.

Estocolmo, Cidade Velha/Gamla Stan Direitos Reservados Tove Freij/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, Cidade Velha/Gamla Stan Direitos Reservados Tove Freij/mediabank.visitstockholm.com

4. Diversão em Berns

Desde 1863 que Berns é um local de animação, cultura e requinte. Neste espaço encontra restaurantes de diferentes gastronomias, bares, cafés e pode ainda assistir a concertos e outros eventos culturais.

5. Djurgården

Viajar é também parar e observar como os locais vivem, por isso, se tiver tempo para relaxar num dia soalheiro, a ilha e parque de Djurgården são os sítios ideais. Neste jardim verdejante, perto do centro, pode passear, ou fazer um piquenique perto dos canais. Nas cercanias tem diversos museus, cafés e restaurantes.

Estocolmo, cidade velha - Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, cidade velha – Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com

6. Escalar os terraços e telhados da cidade – Rooftop hiking

Pode parecer um bocado estranho, mas é uma atividade bastante popular em Estocolmo. É quase escalada citadina, uma vez que se sobe a terraços e telhados de edifícios para obter a melhor vista da cidade. Um guia acompanha toda a aventura e, claro, um arnês também!

7. Fotografiska

Este museu de fotografia destaca-se porque os seus 2500m2 acolhem quatro grandes exposições anuais, e cerca de 15 ou 20 mais pequenas, com trabalhos de artistas de todo o mundo.
Não se esqueça de espreitar pelas janelas ou então suba ao café, no último piso, para apreciar a vista deslumbrante. Até aos 12 anos de idade, a entrada é gratuita.

Estocolmo, Fotografiska - Direitos Reservados Erik Svensson/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, Fotografiska – Direitos Reservados Erik Svensson/mediabank.visitstockholm.com

8. Museu ao ar livre de Skansen

Skansen é uma das atrações mais populares de Estocolmo e é, também, o museu ao ar livre mais antigo do mundo – construído em 1891 – que nos conta 5 séculos de história da Suécia, através de casas tradicionais, fazendas, igrejas e armazéns típicos de todo o país. Inclui ainda um zoo, com animais nórdicos, tanto selvagens como domésticos.

9. Museu dos ABBA

Os ABBA são uma banda sueca que marcaram várias gerações e, por isso, têm um espaço nostálgico que homenageia as suas carreiras através das roupas, letras, histórias, filmes e musicais. Um local a não perder para os fãs da banda!

10. Museu Moderno – Moderna Museet

Este museu alberga algumas das maiores obras de Arte, moderna e contemporânea, de figuras como Salvador Dali, Matisse, Picasso, entre outros. A localização é um bónus: em plena natureza, na ilha de Skeppsholmen.

Estocolmo Museu do Nobel - Direitos Reservados Staffan Eliasson/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo Museu do Nobel – Direitos Reservados Staffan Eliasson/mediabank.visitstockholm.com

11. Museu Nobel

O museu em homenagem a Alfred Nobel, e aos outros laureados, contém toda a informação sobre os prémios. Tem visitas guiadas, filmes, objetos, e interpretações singulares dos prémios, feitas por alunos das escolas de Arte. Pode também provar o banquete Nobel e até o gelado Nobel.

12. Museu Vasa

Este popular museu acolhe o único navio do século XVII que mantém 95% da sua estrutura original preservada. Afundou em 1628, logo após ter partido do porto, e foi resgatado 333 anos depois, em 1961! Desde então, os melhores artesãos trabalharam nesta colossal construção. O museu tem ainda 9 exibições que contam as histórias do navio. O bilhete é gratuito até aos 18 anos.

Estocolmo, Navio Vasa, no Museu Vasa - Direitos Reservados Yanan Li/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, Navio Vasa, no Museu Vasa – Direitos Reservados Yanan Li/mediabank.visitstockholm.com

13. Palácio Real de Estocolmo – Kungliga Slottet

O Palácio Real de Estocolmo é a residência oficial do Rei da Suécia e um dos maiores da Europa, com 600 divisões. Algumas partes estão abertas ao público e são, ao todo, cinco museus e incluem o Museu de Antiguidades de Gustav III, o Arsenal Real, entre outros… Pode também assistir à troca da guarda real, uma marcha de 40 minutos acompanhada por uma banda militar – e é gratuita.

Estocolmo, Palácio Real - Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, Palácio Real – Direitos Reservados Jeppe Wikstrom/mediabank.visitstockholm.com

14. Parque de atrações de Gröna Lund

O parque mais antigo do país, situado em Kungliga Djurgården, é ideal para miúdos e graúdos se divertirem. Tem as montanhas russas tradicionais, casas assombradas e outras atrações para os mais pequenos. No verão ocorrem vários concertos no local.

15. SkyView

Esta atração leva os visitantes ao topo do Ericsson Globe, o maior edifício esférico do mundo. Estando a 130 metros do nível do mar, tem uma vista incrível sobre a cidade, que pode apreciar na viagem de 30 minutos. Tem ainda restaurante, café e loja de lembranças.

Informações sobre a Suécia no Viaje Comigo: Viajar para a Suécia

Texto: Rafaela Santiago

SKyview, Estocolmo - Direitos Reservados Soren Andersson/mediabank.visitstockholm.com

SKyview, Estocolmo – Direitos Reservados Soren Andersson/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, aurora boreal - Direitos Reservados Andreas Thomée/mediabank.visitstockholm.com

Estocolmo, aurora boreal – Direitos Reservados Andreas Thomée/mediabank.visitstockholm.com

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo