A encantadora Estocolmo, capital da Suécia, é uma cidade que conjuga a modernidade europeia, com locais de parecem que ficaram conservados no passado. Ela ergue-se sobre um conjunto de catorze ilhas e ilhotas, unidas por cinquenta e três pontes, sendo apelidada de “Veneza do Norte”. Do seu vetusto centro histórico, aos variados museus, aos modernos restaurantes e bares (que em tempos foram cadeias) que lhe dão animação, Estocolmo é uma cidade muito segura e que merece uma visita de vários dias.
Se tem curiosidade em conhecer o estilo de vida escandinavo, a cidade de Estocolmo não vai desiludir! Este, é um povo que sabe viver em perfeita harmonia entre o ser cosmopolita e o desfrutar da natureza. Não esquecendo que aqui pode observar um dos mais incríveis fenómenos naturais como a Aurora Boreal e também o Sol da Meia (ocorre no verão, e torna possível observar o sol durante 24 horas).
Uma visita à capital sueca pede-lhe, caso tenha tempo, que visite algumas das 30 mil ilhas que compõem o arquipélago. Tem ilhas perto do centro como Finham, Fjäderholmarna, Vaxholm, e outras bem longínquas. Umas são povoadas outras não. O que todas têm em comum, é a beleza natural inolvidável.
O que é o tradicional Fika?
O Fika é uma espécie de “ritual” para os suecos. Trata-se de uma pausa (geralmente do trabalho), para um café, ou lanche agradável, ou, simplesmente sociabilizar. Tem muito a ver com o conceito de origem dinamarquesa do “Hygge life”, que visa passar momentos de qualidade, com os amigos, ou família, ou, simplesmente ter um momento aconchegante na nossa própria companhia (algo que nos nutra corpo e alma). Quando se fala em fazer um Fika, em Estcolmo, geralmente tem a ver com ir até um dos seus acolhedores cafés, tomar um café quentinho e delicioso, acompanhado de um salgado, ou, mais frequentemente, um docinho (como os típicos bolinhos de canela – Kanelbulle).
Em que época do ano ir a Estocolmo?
Esta é uma viagem que deve ser bem planeada, principalmente no que toca à altura do ano. Isto porque Estocolmo é das cidades mais frias da Europa, podendo atingir os -20ºC no inverno. A temperatura média anual em Estocolmo é de cerca de 7°C. Outra questão de escolher visitar Estocolmo no inverno é que, por terem poucas horas de luz, tudo fecha mais cedo e algumas das atrações turísticas nem chegam a abrir.
Ou seja, diria que a melhor época para conhecer Estocolmo é mesmo no verão (junho, julho e agosto). Porém, se o seu grande objetivo é apreciar as auroras boreais, então a melhor altura é outubro, fevereiro e março.
Mas, mesmo com frio, os suecos vivem muito fora de portas. Há eventos culturais o ano inteiro, esplanadas montadas mesmo com poucos graus… conta se tiver sol, já estará ótimo para largos passeios e convívios ao ar livre! O pôr do sol é um momento que todos apreciam, parando depois de um dia de trabalho e apenas aproveitando o momento.
TRANSPORTES EM ESTOCOLMO
Estocolmo tem uma sistema de transportes públicos incrível. A cidade tem ligações a todo o lado e é muito fácil deslocarmo-nos sem precisarmos de ter carros privados. No dia a dia, quem vive em Estocolmo usa também muito (muito mesmo!) as bicicletas.
Quando estive em Estocolmo usei o Stockholm Card que aconselho porque além de dar acesso a todos os transportes que precisamos para visitar, também dá descontos e entradas grátis e ofertas em muitos lugares. Aliás, dá entrada grátis em mais de 80 espaços e atividades em Estocolmo. Saiba mais aqui.
• Metro
O metro de Estocolmo não é só um excelente meio de transporte, com várias linhas que cobrem toda a cidade. É também considerado uma enorme galeria de arte subterrânea, que se estende por cerca de 100 estações. Consta que algumas das estações mais bonitas são: T-Centralen; Thorildsplan; Rådhuset e Kungsträdgarden.
O QUE VISITAR EM ESTOCOLMO
1. Cidade Velha – Gamla Stan
Este é, sem dúvida, um dos pontos mais importantes de Estocolmo… Dizem ser o coração da cidade e vai sentir isso mesmo ao percorrer as ruas de pedra que exalam História. Neste local, para além da arquitetura pitoresca, vai encontrar várias atrações, monumentos, restaurantes e cafés.
O centro histórico de Estocolmo é apaixonante e destaca-se pelas suas estreitas ruas. Aliás, a mais conhecida mede apenas 90cm de largura, a Mårten Trotzigs Gränd. É um local singular também pelos edifícios coloridos, lojas pitorescas e restaurantes, até porque alguns funcionam onde outrora estavam prisões. Mais informações – e bilhetes online – para visitas guiadas a Gamla Stan.
É a praça mais conhecida da Gamla Stan e é inconfundível pelas suas coloridas casas medievais que pertenciam à antiga nobreza da Suécia. Conta-se que foi aqui que ocorreu o famoso “banho de sangue de Estocolmo”.
3. Câmara de Estocolmo – The City Hall
A Câmara de Estocolmo é um dos edifícios mais importantes da cidade. Não só porque aqui se faz o banquete Nobel mas também pela sua construção única, uma vez que está assente em 8 milhões de tijolos! Está aberta ao público apenas com visitas guiadas e, no verão, pode subir à torre, de 106 metros, e desfrutar da vista sobre a cidade.
4. Castelo Gripsholm
É considerado um dos mais belos monumentos históricos da Suécia. Neste castelo, situado em Mariefred – uma pequena cidade junto ao lago Mälaren – encontra 4 séculos de história, contados através de mobiliário, objetos e interiores históricos, e ainda a Coleção Nacional Sueca de Retrato (Statens porträttsamlingar), uma das mais antigas coleções de retratos do mundo. Estas preciosidades são acolhidas por um castelo do Renascimento, ladeado por jardins românticos.
5. Diversão em Berns
Desde 1863, que Berns é um local de animação, cultura e requinte. Neste espaço encontra restaurantes de diferentes gastronomias, bares, cafés e pode ainda assistir a concertos e outros eventos culturais.
6. Djurgården
Viajar é também parar e observar como os locais vivem, por isso, se tiver tempo para relaxar num dia soalheiro, a ilha e parque de Djurgården são os sítios ideais. Neste jardim verdejante, perto do centro, pode passear, ou fazer um piquenique perto dos canais. Nas cercanias tem diversos museus, cafés e restaurantes.
7. Escalar os terraços e telhados da cidade – Rooftop hiking
Já se imaginou a escalar os telhados de uma capital europeia, “só” para aceder às melhores vistas e, claro, para se divertir também? Pode parecer um bocado estranho, mas é uma atividade bastante popular em Estocolmo. É quase escalada citadina, uma vez que se sobe a terraços e telhados de edifícios para obter a melhor vista da cidade. Um guia acompanha toda a aventura e, claro, um arnês também!
8. Fotografiska / Museu da Fotografia
Este museu de fotografia destaca-se porque os seus 2500m2 acolhem quatro grandes exposições anuais, e cerca de 15 ou 20 mais pequenas, com trabalhos de artistas de todo o mundo.
Não se esqueça de espreitar pelas janelas ou então suba ao café/restaurante, no último piso, para apreciar a vista deslumbrante. Até aos 12 anos de idade, a entrada é gratuita.
9. Museu ao ar livre de Skansen
Skansen é uma das atrações mais populares de Estocolmo e é, também, o museu ao ar livre mais antigo do mundo – construído em 1891 – que nos conta 5 séculos de história da Suécia, através de casas tradicionais, fazendas, igrejas e armazéns típicos de todo o país. Inclui ainda um zoo, com animais nórdicos, tanto selvagens como domésticos.
Os ABBA são uma banda sueca que marcaram várias gerações e, por isso, têm um espaço nostálgico que homenageia as suas carreiras através das roupas, letras, histórias, filmes e musicais. Um local a não perder para os fãs da banda!
11. Museu Moderno – Moderna Museet
Este museu alberga algumas das maiores obras de Arte, moderna e contemporânea, de figuras como Salvador Dali, Matisse, Picasso, entre outros. A localização é um bónus: em plena natureza, na ilha de Skeppsholmen.
O museu em homenagem a Alfred Nobel, e aos outros laureados, contém toda a informação sobre os prémios. Tem visitas guiadas, filmes, objetos, e interpretações singulares dos prémios, feitas por alunos das escolas de Arte. Pode também provar o banquete Nobel e até o gelado Nobel.
13. Museu Vasa
Este popular museu acolhe o único navio do século XVII que mantém 95% da sua estrutura original preservada. Afundou em 1628, logo após ter partido do porto, e foi resgatado 333 anos depois, em 1961! Desde então, os melhores artesãos trabalharam nesta colossal construção. O museu tem ainda 9 exibições que contam as histórias do navio. O bilhete é gratuito até aos 18 anos.
14. Catedral de São Nicolau
Este é um dos pontos que não podem faltar numa visita a Estocolmo. Trata-se da igreja mais antiga e importante da cidade. Ao visitá-la poderá ver a famosa escultura de São Jorge e o dragão (simboliza a vitória da Suécia sobre a Dinamarca) e a pintura mais antiga de Estocolmo, a Vädersolstavlan, que representa um fenómeno astronómico peculiar da Idade Média.
15. Palácio Real de Estocolmo – Kungliga Slottet
Este palácio ergue-se nas margens do rio e fica na mesma ilha de Gamla Stan. É a residência oficial da família real sueca. O palácio tem 600 divisões (é um dos maiores da Europa), estando algumas delas abertas ao público. Formam ao todo, cinco museus e incluem o Museu de Antiguidades de Gustav III, o Arsenal Real, entre outros… Pode também assistir à troca da guarda real, uma marcha de 40 minutos acompanhada por uma banda militar – e é gratuita.
16. Parque de atrações de Gröna Lund
O parque mais antigo do país, situado em Kungliga Djurgården, é ideal para miúdos e graúdos se divertirem. Tem as montanhas russas tradicionais, casas assombradas e outras atrações para os mais pequenos. No verão ocorrem vários concertos no local.
Esta atração leva os visitantes ao topo do Ericsson Globe, o maior edifício esférico do mundo. Estando a 130 metros do nível do mar, tem uma vista incrível sobre a cidade, que pode apreciar na viagem de 30 minutos. Tem ainda restaurante, café e loja de lembranças.
18. Parlamento da Suécia
Para visitar o Parlamento terá que ser numa visita guiada. É muito interessante porque descobrirá um edifício que se fundiu com o edifício do antigo banco da Suécia, e que tem vários túneis subterrâneos. Um desses túneis é conhecido como a “pista de corridas”, porque os deputados passam por lá a correr, sempre que soa o sinal de votação.
19. Igreja Riddarholmen
Esta igreja construída no século XIII serviu de panteão para os reis e rainhas mais importantes da monarquia sueca. A sua fachada é toda em tijolo vermelho, o que representou uma modernidade para a época. A Igreja Riddarholmen fica nas imediações do Palácio Real de Estocolmo.
20. Jardim do Rei – Kungstradgarden
O Jardim do Rei é um dos locais favoritos dos suecos para relaxar e passear. Trata-se de um jardim com um enorme espelho de água (na primavera e verão). Já no inverno, este espelho de água torna-se uma pista de patinagem.
Nesta zona existem vários restaurantes e cafés com esplanadas, perfeitos para os dias amenos.
21. Experiência Fantasmas de Estocolmo
Por falar em experiências fantásticas… Se gostar de atividades diferentes e emocionantes, este city-tour é para si! Através de uma App poderá seguir várias pistas pela cidade e conhecer locais misteriosos no centro de Estocolmo, em igrejas, etc.
22. Museu Viking
Para quem tem fascínio pelo povo Viking, vai descobrir neste museu muitos factos que, provavelmente desconhecia… e desmistificar outros tantos. Recorrendo aos audiovisuais, a visita ao Museu Viking torna-se muito mais emocionante, podendo até, em ocasiões específicas, assistir a representações teatrais sobre as lutas Vikings. Saiba mais.
23. Restaurante Viking – Aifur
Depois de visitar o Museu Viking e, estando ainda neste espírito, sugiro que conheça este restaurante. Mais do que ter uma boa refeição, viverá uma experiência de viagem ao passado. Toda a atmosfera, decoração, música, comida, são uma ode ao povo Viking. Sugiro que faça uma reserva antecipada.
24. Ponte Skeppsholm (Skeppsholmsbron)
A ponte Skeppsholm liga a península central de Estocolmo (Blasieholmen) à ilha de Skeppsholm. Foi a primeira ponte em ferro da Suécia e é o local ideal para conseguir fotografar Gamla Stan da outra margem.
25. Museu Moderno – Moderna Museet
Este museu alberga algumas das maiores obras de Arte, moderna e contemporânea, de figuras como Salvador Dali, Matisse, Picasso, entre outros. A localização é um bónus: em plena natureza, na ilha de Skeppsholmen.
26. Cruzeiro pelo arquipélago de Estocolmo
A capital da Suécia fica num enorme arquipélago, o segundo maior do Mar Báltico. Assim, existem vários passeios de barco que poderá fazer, apreciando as fabulosas vistas da cidade de uma outra perspetiva.
Informações sobre a Suécia no Viaje Comigo: Viajar para a Suécia
NÃO ESQUECER
*
– Está à procura de outros alojamentos para a viagem? Pesquise e reserve aqui
*
COMPRA DE VOOS: Para comprar os voos da viagem, clique aqui
*
– Precisa de um e-Sim para a viagem? Compre aqui online e obtenha 5% desconto com o cupão ViajeComigo – para ficar sempre contactável em viagem.
*
Precisa de SEGURO DE VIAGEM? Ao ir por este link tem, como leitor do Viaje Comigo, 5% de desconto com a Heymondo! Viaje em segurança!
*
O que vai visitar? Marque as atividades online, para não perder tempo nas filas… ou ficar sem o seu lugar! Clica aqui.
*
Queres ter alojamento gratuito, em troca de Trabalho voluntário?
*
Temos uma parceria com a Consulta do Viajante Online que tens, como leitor do Viaje Comigo, 5% de descontos na tua consulta. Basta ir por este link e escrever no cupão de desconto “viajecomigo5” (assim mesmo, com minúsculas).
*
E segue-nos no Instagram, Facebook, TikTok, Pinterest e YouTube.
27. Barco, camarão, dança e música ao vivo
É um dos programas mais típicos dos suecos, principalmente ao fim de semana, ir jantar, passear e dançra no barco. Entrar num barco que vai navegando, enquanto vamos comer camarão até cairmos para o lado (não consegui acabar a grande tigela de camarão que nos deram) com molhos e pão. Para a sobremesa: fruta e queijos.
O passeio por entre as ilhas de Estocolmo, a bordo do Vindhem, é um must, apesar de ser noite e não se ver muita coisa. Mas não deixa de ser um passeio bonito.
Mas a melhor parte é quando as bandas ao vivo começam a tocar – uma em cada um dos dois pisos do barco Vindhem e as pessoas (havia dos 20 aos 70 anos) vão todas danças clássicos dos anos 70, 80, 90, etc. As bebidas são pagas à parte. A festa é garantida – embarque por volta das 6 da tarde e chegamos de novo ao cais antes da meia noite. Vale a pena a experiência. Saiba mais, aqui e aqui ou através do info@vindhem.com.
28. SAIR À NOITE EM ESTOCOLMO
Estocolmo é uma cidade jovem e tem muitos pontos de animação, com bares e discotecas, sobretudo no centro. Um dos café-bar que aconselho para ir dançar é o Sten Sture. Durante o dia é café e restaurante e à noite tem DJ e música ao vivo. O mais curioso é que este espaço já foi uma cadeia e tem 700 anos de História – e diz ser o mais antigo espaço de café de Estocolmo.
29. Espetáculos e eventos em Estocolmo
Verifique na agenda de eventos na cidade, quais os que vão acontecer durante a sua visita. Espectáculos ao ar livre, ou concertos e peças de teatro, por exemplo. Na Konserthuset ou no Teatro Dramático Real – veja aqui a agenda de eventos e pode comprar os bilhetes online.
30. HOTÉIS: ONDE DORMIR EM ESTOCOLMO
Em Estocolmo, na Suécia, são muitos os hotéis e alojamentos. Como escolher o local onde ficar a dormir na capital sueca e a melhor área? Não tenho a maior experiência nos hotéis porque fiquei em casa de amigos, mas experimentei um hotel muito original, fora do centro, que vale a pena visitar por ser tão diferente: apesar de ser de inspiração japonesa, tem também a componente dos banhos quentes. Leia mais.
31. RESTAURANTES: ONDE COMER EM ESTOCOLMO
Em Estocolmo, capital da Suécia, há uma variedade muito grande de restaurantes e gastronomia a experimentar. Desde a gastronomia sueca, que vai além das almôndegas , até à internacional que está muito bem representada nesta cidade moderna e cosmopolita. Começámos por um mercado do século XIX, por vários restaurantes internacionais, italianos e comida tradicional… dentro de um renomado museu. Bom apetite! Leia mais, aqui.
• Mercado de Saluhall
O mercado municipal de Saluhall foi construído em 1880 e lá poderá encontrar produtos frescos, de excelente qualidade. Para além disso, tem também diversos restaurantes de comida sueca.