Publicado em Novembro 30, 2015

Semana gastronómica do Capão à Freamunde, de 1 a 13 de dezembro 2015

Gastronomia [ Paços de Ferreira ]

De dia 1 a 13 de dezembro, realiza-se em Portugal, no concelho de Paços de Ferreira, a X Semana Gastronómica do Capão à Freamunde. Durante estes 13 dias, os restaurantes aderentes à Semana Gastronómica têm na sua ementa esta iguaria.

O capão, produto endógeno, foi certificado este ano pela Comissão Europeia com a denominação de Indicação Geográfica Protegida (IGP).

História do Capão

O ato de capar remonta ao tempo dos Romanos. Consta que o Cônsul Romano Caio Cânio, cansado da perda do sono por causa do cantar dos galos, fez aprovar uma lei impeditiva da existência destas aves na cidade de Roma.

Sem contrariar a lei, houve quem se lembrasse de uma forma de continuar a usufruir da carne dos galos sem que estes cantassem: capando-os. Surgiu, assim, o capão, que ultrapassa em beleza, tamanho e sabor, o galo macho.
Com a romanização de todo o território do Noroeste Peninsular, a tradição de criação do capão foi passando de geração em geração.

O animal castrado apresenta peito largo, com grande abundância de massa muscular, patas e pele de cor amarelada e coxas muito desenvolvidas e musculadas.

O Capão de Freamunde

A sua carne é mais tenra e macia e, quando assado, adquire um requintado e inigualável sabor.
O capão sempre foi apontado como iguaria, habitual nos repastos e banquetes reais. Inúmeros historiadores e cronistas mencionaram-no nas suas obras como sendo um prato de excelência servido aos Reis.

A Feira dos Capões

A Feira dos Capões foi oficialmente instituída a 3 de Outubro de 1719 por provisão d’El-Rei D. João V. Os estudiosos indicam-na como costume medieval, pelos relatos de notícias em documentos do Séc. XV.

O melhor da feira, e o que lhe concedeu a fama e popularidade dos dias de hoje, é o imenso mercado de aves que atrai milhares de visitantes à Cidade de Freamunde vindos de todo o Portugal e até de Espanha, sobretudo da Galiza.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo