Amesterdão, a capital da Holanda, é conhecida pelas túlipas, pelas bicicletas, pelos canais, pelo seu liberalismo, no que concerne as drogas leves, e pela animação noturna no famoso Red Light District. Mas, não se deixe enganar… esta cidade tem muito mais a oferecer!
Alugue uma bicicleta e descubra os bonitos pormenores da cidade, ou passeie de barco pelos canais e pare para experimentar as doçarias irresistíveis, disponíveis em todo o lado.
São bastantes as atrações a visitar, por isso, a melhor opção talvez seja comprar o cartão “I Amsterdam”, que lhe dá entrada em inúmeros museus e lhe facilita a deslocação pela cidade, nos transportes públicos. Pode obtê-lo no ponto de informação turística no Aeroporto de Amesterdão, ou em outras tantas lojas pela cidade.
Também pode comprar online bilhetes combinados para outras atrações (que juntam visitas a museus e passeios de barco, por exemplo) e não precisa perder tempo com isso na viagem e principalmente… não vai precisar de perder tempo em filas!
Compre os bilhetes para Amesterdão aqui.
Fique com as sugestões do Viaje Comigo.
1. Begijnhof
Atrás de uma monumental porta, na Praça Spui, encontra este jardim citadino que o faz esquecer que está numa movimentada capital europeia. Em redor, do pátio medieval, estão belos edifícios históricos construídos no século XII. Já serviram como retiro monástico e, atualmente, são sinónimo de paz e tranquilidade.
2. Casa de Anne Frank
Este museu foi, durante a ocupação nazi na Segunda Guerra Mundial, a casa de Anne Frank e da sua família. Aqui foram escritas as emocionantes páginas do seu diário, durante a guerra, enquanto se escondia. O espaço está sempre cheio, por isso, o melhor é visitá-lo de manhã ou até mesmo comprar o bilhete antecipadamente pela internet. Para mais informações
3. Coffeeshops
Os coffeeshops são uma das expressões máximas do liberalismo da cidade. Então, para conhecer melhor o “caráter” de Amesterdão, não deixe de entrar numa delas. Além de ser legal o consumo de marijuana, também servem bons petiscos para os mais conservadores.
4. Floating Flower Market / Mercado de Flores Flutuante
Em Amesterdão, encontra o único mercado de flores flutuante do mundo. Sim, é bastante turístico, e não é propriamente barato, mas vale a pena visitar pela experiência e pela invasão de cores e cheiros. Pode levar um bocadinho da Holanda consigo quando tiver que regressar, comprando sementes de túlipas.
5. Leidseplein
Esta praça é considerada, por muitos, o coração da cidade. É ideal para almoçar ou jantar, uma vez que encontra uma grande panóplia de gastronomias num ambiente bastante aprazível. É um local com muitos artistas de rua, discotecas, bares, coffee shops e muita animação.
6. Museu Rijks (Museu Nacional)
O Museu Rijks é o maior museu de arte e história do país: tanto pela vasta coleção que acolhe, como pela área do edifício. No seu interior, encontra a história dos Países Baixos, desde a Idade Média até ao século XX, espalhada pelos quatro pisos do edifício. Adquira bilhete online e evite as filas.
7. Museu Van Gogh
O Museu Van Gogh acomoda, num moderno edifício, a maior coleção de quadros deste pintor holandês, como também de outros artistas do século XIX. É abordada de forma minuciosa a vida de Vincent Van Gogh, explorando as suas diferentes fases, através da sua arte. Evite as filas e compre aqui o bilhete para o museu.
8. Passear pelos canais
Uma ótima forma de conhecer a cidade é apanhando um barco (Rondvaaten) e percorrer os famosos canais – existem quatro percursos turísticos. Além de passeios turísticos, são também utilizados como sistema de canal de transporte municipal e ainda como residências!
Há pessoas que escolheram as casas flutuantes como o seu lar. Ao visitar a cidade no inverno, pode observar os residentes a patinarem sobre as águas congeladas dos canais para depois se aquecerem com um copo tradicional de “Snert” – sopa de ervilha. Para evitar as filas, compre o seu bilhete online.
9. Praça Dam
Esta praça, sita no centro histórico de Amesterdão, é um dos locais mais visitados, uma vez que nela se encontram inúmeros restaurantes, bares e importantes pontos turísticos como o Koninklijk Paleis (Palácio Real), a Niewe Kerk (Igreja Nova), e ainda o museu de cera Madame Tussauds.
Na praça, tem ainda o Monumento Nacional, um obelisco de mármore de 22 metros de altura, dedicado aos soldados mortos durante a Segunda Guerra Mundial.
10. Praça Rembrandt
Esta praça deve o seu nome ao célebre pintor holandês, havendo, inclusive, uma estátua de bronze em sua homenagem, no centro. A Rembrandtplein está rodeada por restaurantes, bares, pubs, cinemas e discotecas, o que faz desta praça um local de muita azáfama e grande animação.
11. Red Light District
Esta zona é um marco incontornável para qualquer visitante. Destaca-se pelos bordéis, lojas de sexo e museus sobre a temática. Além disso tudo… atente também nos seus antigos edifícios e nas ruas de charme que albergam estes locais de diversão… só para adultos! 😀 Há ainda um Museu totalmente dedicado à história da profissão mais antiga do mundo. Saiba mais sobre o Museu da Prostituição – o Red Light Secrets.
Texto: Rafaela Santiago