Daniel Duclos é brasileiro e mora em Amesterdão, na Holanda, desde 2007 e é o autor do blogue Ducs Amesterdam. Além do blogue, o Daniel fez um guia muito completo da cidade e que tem ajudado muitos viajantes.
Conheci o Daniel no Encontro Europeu de Blogueiros Brasileiros e também ele foi um dos (divertidos) palestrantes deste mega-encontro na (minha) cidade do Porto.
O Ducs Amsterdam é um blogue super-completo sobre Amesterdão (e não só!), com todas as dicas, por isso, pedimos para ele nos dar algumas. E para os leitores do Viaje Comigo, o Daniel escolheu o “Top 5 pubs em Amesterdão”. Ele sabe do que a gente gosta! 😀
Fiquem então com as sugestões do Ducs e… boas viagens!
Top 5 pubs de Amesterdão, por Ducs Amsterdam
Se você precisa de uma desculpa para ir tomar cerveja em Amesterdão, pronto aqui tem uma: em caso de mau tempo, um pub oferece abrigo e, ao mesmo tempo, uma experiência típica.
E se estiver tempo bom? Oras, melhor ainda: sente-se na calçada, numa esplanada, ou à beira de um canal e peça uma boa cerveja enquanto assiste aos barquinhos deslizarem pela linda Amesterdão.
Mas antes uma explicação!
Aqui na Holanda, eles chamam os pubs de “café”. Assim, com acento e tudo, como em português.
Então um “café” aqui na Holanda serve cerveja, principalmente. Estes nada têm que ver com os coffeeshops, cujo negócio principal é bem outro diferente da inocente bebida com exorbitante preço que se espera no resto do mundo ao entrar em uma coffee shop (agora escrito separado).
(Maconha. O negócio dos coffeeshops na Holanda é maconha).
E se quiser tomar apenas um cafezinho? Procure por uma koffiehuis.
Pronto, esclarecida essa questão, não corre mais o risco de acabar amanhecendo abraçado a um moinho de vento com uma tulipa tatuada na testa sem saber onde está seu passaporte quando apenas queria tomar um café.
Vamos agora pedir nossa cerveja e descobrir os melhores pub/cafés de Amesterdão.
1. Arendsnest
Esse café/pub serve apenas cervejas holandesas. A Holanda tem uma excelente produção local e não passa vergonha diante de seus vizinhos cervejeiros famosos, a Bélgica e a Alemanha.
Aqui, você irá encontrar variedade e qualidade suficiente para superar a imagem de que cerveja holandesa é apenas a Heineken. Os atendentes entendem do que estão servindo, então não tenha medo de fazer perguntas e pedir sugestões (e sim, falam excelente inglês).
A casa é pequena, mas bem localizada, no charmoso bairro do Jordaan (fala-se “iôrdáán”). No verão, abre mesinhas ao lado do canal, no inverno fica-se dentro para explorar a paisagem cervejística da Holanda enquanto o mau tempo holandês ruge lá fora. Em todos os casos, é melhor chegar cedo, pois lota com facilidade. Porém, a espera vale a pena.
Morada: Arendsnest, Herengracht 90, Amesterdão
2. Brouwerij ‘t IJ
A Brouwerij ‘t IJ é uma microcervejaria local que tem sua fábrica ao pé de um moinho de vento em Amesterdão! Um dos lugares favoritos, tanto entre turistas quanto dos amsterdaneses, para virar um copo, o moinho oferece uma paisagem interessante para apreciar a excelente cerveja artesanal e orgânica.
Recomendo ir quando o tempo estiver bom, já que a maior parte do pub é ao ar livre, e sentar-se nos bancos coletivos do lado de fora. As mesas coletivas oferecem excelente oportunidade de socializar e torcer juntos pelos (ou contra) garçons que passam carregando pilhas monumentais de copos de cerveja vazios.
A casa fecha cedo, porém, então é um programa mais diurno. Tome, além a cerveja, um pouco de cuidado, pois a produção da casa costuma ter alto teor alcoólico. Porém, se se exceder, não esqueça de me enviar um vídeo de você bêbado tentando falar o nome da cervejaria corretamente em holandês. Depois do terceiro copo a sopa de letrinhas costuma fazer muito mais sentido…
Morada: Brouwerij ‘t IJ, Funenkade, 7, Amesterdão
3. Pllek
O Pllek é um café/pub alternativo em uma área que está ficando cada vez mais popular como o novo ponto cool da cidade: a Amsterdam-Noord.
Local dos antigos estaleiros de Amesterdão, passa hoje por uma revalorização e tem atraído os descolados, sendo ainda pouco conhecida dos turistas. Fica do outro lado da baía de Amesterdão – pegue uma balsa gratuita atrás da Centraal Station com destino a NDSM-werf.
(Quando vir o antigo submarino soviético classe Zulu atracado, você está chegando perto do desembarque).
(Sério!)
O café é construído com antigos contêineres de transporte naval, oferece comida orgânica, uma praia urbana, com cadeiras e uma bela vista da baía no verão e uma lareira aconchegante no inverno.
Não espere muitos turistas, mas uma atmosfera alternativa e descontraída para tomar sua cerveja ou comer. Ou ambos.
Morada: Pllek, TT Neveritaweg 59 (pega a balsa pra NDSM-werf ), Amesterdão
4. Café de Wetering
O Café de Wetering é um bruin café, isto é, um dos antigos e tradicionais cafés de Amesterdão. Resista à tentação de dizer “bruím” e procure pronunciar algo mais próximo de “bráum”, ou seja, marrom em holandês. O nome deriva da cor das paredes, amarronzada pela fumaça dos tempos, uma vez que os bruine cafés são bem antigos.
Pequeno, cheio de locais, aconchegante e com uma excelente lareira no segundo andar, o De Wetering é perfeito para passer um dia de tempo miserável no inverno apreciando o fogo. Durante a noite lota (casa pequena, sabe como é), mas durante uma tarde é bem mais tranquilo. Só cuidado para não passar direto: é meio escondido apesar de ser ser no centro da cidade.
Morada: Café De Wetering, Weteringstraat, 37, Amesterdão
(Não tem essas modernidades de “website”. Bem, tem uma página no Facebook, serve?).
5. De Prael
A De Prael é outra microcervejaria local de Amesterdão, com um excelente pub onde descobrir a produção local. Localizada em um pequeno beco do centrão de Amesterdão, ali pertinho do Red Light District.
A casa tem uma proposta social bacana de oferecer oportunidade de trabalho para pessoas que tradicionalmente encontram dificuldade para se inserir no mercado de trabalho. E tem cerveja boa, claro.
A casa tem um bom espaço, é um lugar agradável onde você pode ir beber e falar por horas a fio em boa companhia, e, entre a localização, cerveja e proposta, a De Prael faz jus ao seu lema que orgulhosamente estampa em cada garrafa: echte amsterdams (verdadeiramente amsterdanesa).
Morada: De Prael, Oudezijds Voorburgwal, 30, Amesterdão
Para mais dicas pode também ver aqui o nosso guia de Amesterdão.