Avião da Thai @ Viaje Comigo
Publicado em Outubro 18, 2015

Declarar bens novos à saída do país

Notícias

Quando viaja costuma levar aparelhos eletrónicos e objetos de valor consigo? Se forem novos, ou não tiverem muito uso… siga o nosso conselho: deve declará-los à saída do país, quando for para o seu voo, no aeroporto.

Isto, para quando entrar no seu país de novo, não pensarem que leva artigos que comprou e não pagou as devidas taxas. Poupa muitas explicações se preencher este papel.

Uma vez, vinha eu de Nova Iorque com a minha máquina fotográfica e lentes e, na passagem pela Alfândega, mesmo à saída do aeroporto, pediram para ver as minhas malas.

Perguntaram se tinha comprado a máquina nos Estados Unidos. Respondi que não. Disseram-me que tinha de ter preenchido o papel a declarar a saída destes bens… não o tinha feito! Resolveu-se rápido a situação porque, no meu caso, não era grave: via-se nitidamente o uso da máquina, que não era nova, assim como as lentes. Passei dessa vez, sem problemas!

Desde aí preencho sempre que levo material novo (ou mais recente) eletrónico. Devíamos fazê-lo sempre (com artigos sem evidentes sinais de uso), principalmente se vamos para destinos onde muita gente compra material informático ou fotográfico. Assim, prova que os objetos não foram adquiridos no estrangeiro.

O impresso que têm de preencher é antigo – vejam a imagem. Tão antigo que ainda nem tem escrito “computador”, mas sim “máquina de escrever”… e gira-discos 😀
Coloque aí os dados (números de referência) dos seus objetos: computadores, máquinas fotográficas, lentes, iPads, etc.

Boa viagem!

Declarar no aeroporto © Viaje Comigo

Impresso para declarar bens novos no aeroporto © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo