Quando passar por Ait-Ben-Haddou tem a possibilidade de visitar o interior de uma típica casa berbere. Hamid é o anfitrião de uma casa histórica, num Ksar classificado pela UNESCO como Património Mundial. Com séculos de história!

Vista da casa berbere em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Do terraço da Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo
Entra-se na casa e surgem várias divisões. Toda a habitação é tradicional e feita a partir do adobe, ou seja, uma mistura de argila e seixos do rio. Algum telhado é de canas e palha. A sala de receção das visitas tem vários artefatos e o sofá é duro, feito de pedra, coberto com peles de animais. Sobe-se mais um andar e temos a sala de refeições, os quartos, a sala do chá e um terraço de onde se tem uma vista fantástica sobre todo o Ksar.

Sala da Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Hamid na sua sala em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo
E, na casa, está incluído o local onde guardam os animais Pode aqui beber um chá, aproveitar para ir à casa de banho (com latrina) e fazer uma pausa na sua visita a Ben Haddou. O Viaje Comigo passa aqui com o seu tour para viver várias experiências dentro desta casa típica: ritual do chá marroquino, pinturas henna e uma refeição caseira de tagine. Veja aqui o tour do Viaje Comigo. Aqui, as pinturas Henna são feitas somente com produtos naturais. A cor que fica é muito “soft”, ao contrário das hennas a preto que fazem em locais turísticos.

Henna na Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Fogão na casa berbere, Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Animais na Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo
O Ait Ben Haddou é um local escolhido por muitos cineastas para rodarem filmes. “Game of Thrones” e “Gladiador” são dois dos mais conhecidos e, neste último, Hamid participou como figurante.
Na sua típica casa berbere exibe fotografias da construção da arena de “Gladiador”, imagens de Russell Crowe, do seu passe como figurante e, na sala, ainda guarda o escudo e a lança.

Filmes em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo – Russel Crowe nas fotos

Filme “O Gladiador” Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Roupa de figurante “Gladiador”, na Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo
Hamid é também pintor, por isso, à saída convida a quem queira de espreitar o seu cantinho com as suas pinturas que estão para venda. No final da visita tem de deixar gorjeta para Hamid, que é um dos únicos berberes que ficaram a morar em Ben-Haddou e um dos que mantém tudo preservado e ainda de forma tradicional. Os restantes preferiram morar do outro lado do rio, perto da estrada principal.

Chá na Casa Berbere, no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Tagine da Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Decoração da Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Pinturas de Hamid na Casa Berbere no Ksar Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo

Casa Berbere, Ben Haddou, Marrocos © Viaje Comigo

Hamid: casa berbere em Ait-Ben-Haddou © Viaje Comigo