No extremo sul de Moçambique, fica a Ponta do Ouro, uma área de praia que faz fronteira com a África do Sul e que, por isso mesmo, é uma zona procurada por muitos turistas sul africanos .
Principalmente durante o verão, a vila – que pretence à província de Maputo, distrito de Matutuíne – enche-se de turistas e tudo funciona a 100%. Durante o resto do ano, há menos gente, menos comércio e as lojas têm, em alguns casos, horários mais reduzidos.
A praia da Ponta do Ouro faz uma espécie de arco de areal claro, com cerca de sete quilómetros, rodeados pelo mar, por um lado, verdes montes, pelo outro, e por uma costa rochosa na extremidade da “ponta”. É uma praia muito procurada para desportos náuticos e também para mergulho.
No centro da vila há de tudo um pouco: lojas de roupa, decoração, cafés e restaurantes, as bancas de rua (com roupas e acessórios novos ou usados), supermercado, talho, escolas de surf, etc. E até uma padaria com pastéis de nata, feitos por um português, pois claro!
Uma das melhores vistas panorâmicas da Ponta do Ouro é a partir do bar e restaurante Ninho’s – que é também Parque de Campismo. Quando lá estive, estava tudo de olhos postos na televisão, para ver um jogo de futebol entre equipas sul africanas.
Estava alojada no White Pearl Resort, na Ponta Mamoli, e para ir ter à Ponta do Ouro tem de ser fazer cerca de 30 minutos (já não me recordo bem quanto tempo foi) num caminho de terra batida. Mas, faz-se bem e vale muito a pena porque passa por várias localidades igualmente pitorescas, com pequenos restaurantes e bares, no meio do nada, que ganham maior animação no verão. Boa viagem!