Veneza © Viaje Comigo
Publicado em Julho 21, 2015

12 razões para visitar Veneza

Europa/ Itália/ Notícias [ Veneza ]

Veneza é uma das cidades italianas que mais turistas recebe. São 20 milhões de visitantes, todos os anos, que querem viver o encanto desta cidade singular. Com mais de 270 mil habitantes é conhecida, sobretudo, pelos canais que são “estradas”, pela sua história, museus e monumentos. A cidade está classificada como Património da Humanidade pela UNESCO.

Veneza é conhecida por ser a epítome do romantismo e por exsudar arte em cada recanto, em cada pormenor. É o berço de Vivaldi, uma ode à música, e também à arquitetura e ao romance, sem dúvida. Se quiser associar-se às festas locais, visite a cidade à volta do 25 de abril, dia do patrono da cidade: São Marcos. Já a fundação da cidade, e festa do povo, é celebrada a 25 de março.

O Viaje Comigo deixa alguns motivos (muitos mais existem!) para descobrir esta cidade, que vale a pena visitar durante todo o ano e não só no Carnaval. Boa viagem!!

1.Basílica de San Marcos
Na praça de São Marcos sobressai esta basílica com pormenores arquitetónicos bizantinos, reluzentes mosaicos e trabalhados em mármore.
Foi construída com o propósito de acolher o corpo de São Marcos e, além do túmulo, tem outros artefactos que contam a história da cidade e a tenacidade do seu povo contra as forças invasoras, ao longo dos tempos. Compre o bilhete online e evite as filas.

Vista da estação de Sta Lucia, Veneza © Viaje Comigo

Vista da estação de Sta Lucia, Veneza © Viaje Comigo

2.Campanile/Campanário de São Marcos
O Campanário pertence à Basílica de São Marcos e ao visitá-lo obtém, segundo a opinião de muitos, a melhor vista de Veneza. A torre tem 98,6 metros de altura (pode subir de elevador) e o seu aspeto é o mesmo desde 1514, mesmo tendo sofrido inúmeras obras.

3.Collezione Peggy Guggenheim
Este museu, localizado no Grande Canal, foi um dos pioneiros, na Europa, a dedicar-se à Arte Moderna. No seu interior, encontra obras de diferentes correntes artísticas como Cubismo, Surrealismo e Expressionismo abstrato. Alguns dos nomes expostos são conhecidos do público como Kandinsky, Miró, Magritte, Picasso, entre muitos outros.

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

4.Gelataria
Sim, gelados há em qualquer lado do mundo mas, há quem diga, que em Veneza têm algo de diferente. É comum verem o Gianduiotto nas mãos dos transeuntes, pois é chamado o sorvete de “passeio”. Existem inúmeras gelatarias tradicionais e outras mais peculiares com sabores mais exóticos como de espargos, gengibre ou alcachofra. É experimentar e depois digam o que acharam.

5.Museo Correr
Este museu é tido como um dos mais importantes da cidade, uma vez que retrata a história e a arte de Veneza. O seu nome deve-se a Teodor Correr, um magnata de uma importante família veneziana que doou a sua coleção de arte à cidade. O espólio alberga obras de arte, documentos, mapas e objetos antigos que narram a história e a vida quotidiana de Veneza ao longo dos tempos.

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

6.Palácio Ducal/dos Doges
Este palácio foi, durante séculos, a residência oficial dos Doges (a classe governante da cidade) e é uma bela representação da corrente gótica veneziana. No seu interior, tem pinturas de Tintoretto, de Veronese e dos seus discípulos. No pátio, pode observar a Escadaria dos Gigantes, onde os Doges eram coroados. Para evitar as filas, pode comprar o seu bilhete online.

7.Passeio de Gôndola
Passear de gôndola é, para muitos, a expressão máxima do romantismo em Veneza. É uma tradição muito antiga e, apesar de se ter tornado muito turística, continua a ser (muito provavelmente) a mais poética forma de conhecer a cidade. Não é uma atividade barata mas é, sem dúvida, uma experiência única.
Para sua comodidade, pode comprar o bilhete online.

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

8.Ponte dos Suspiros
Uma das pontes mais importantes de Veneza, de seu estilo barroco, é datada dos inícios do século XVII. Foi batizada de Ponte dos Suspiros, por Lord Byron, pois por ela passavam todos os prisioneiros prestes a serem encarcerados e, como poucos saíam da prisão com vida, davam aqui o seu último suspiro em liberdade.

9.Ponte Rialto
Esta é a ponte mais antiga de Veneza (e das mais belas!), cuja construção original remonta a 1181. Era uma ponte flutuante, toda em madeira, e só em 1591 foi reconstruída em pedra e projetada de uma forma bastante ambiciosa, para a altura. Atualmente, destaca-se o seu pórtico central elevado, ladeado por uma fileira de lojas de ambos os lados.

10.Praça de San Marcos
É a praça mais famosa e concosrrida da cidade, por isso, não se admire por estar sempre cheia de turistas e locais a desfrutarem dos pitorescos cafés e restaurantes que a compõem.
Na praça encontra outros marcos importantes como o Palácio Ducal, a célebre Basílica de San Marcos, a Torre dell’Orologio e o sino mais alto de Veneza, o Campanile.
Diz-se que Napoleão se referia à piazza como “a mais bela sala de desenho da Europa” por exalar arte em cada pormenor.

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

11.Torre dell’Orologio
A Torre do Relógio é um dos maiores marcos arquitetónicos venezianos, cuja construção remonta aos finais do século XV. Não só indica as horas – através dos números romanos de 1 a 24 – como também o signo dominante do zodíaco e a fase atual da lua. É um ponto a não deixar escapar na Praça de São Marcos.

12.Tour Gastronómica/Vinícola
Se quiser conhecer melhor a cozinha veneziana e os seus vinhos, tem a opção de agendar uma visita que o leva a provar as tapas típicas, por diferentes sítios, e inclui bebidas e uma viagem de gôndola. Os preços rondam os 50€, mas é sempre aconselhável verificar na página oficial

Saiba ainda onde dormir em Veneza!

Texto: Rafaela Santiago

Veneza © Viaje Comigo

Veneza © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo