A República Dominicana tem 18 parques nacionais e o Parque Nacional los Haitises é provavelmente um dos mais conhecidos. Fica na costa nordeste do país e são várias as excursões que nos levam lá. Porquê? Porque é o centro de vários habitats de fauna e flora que mantêm o pulmão verde a funciona,r nesta região do mundo. O passeio pode incluir almoço ou pode fazer um programa alternativo.
Em 2014 fiz um programa com visitas a grutas e a Cayo Levantado (ver mais abaixo neste texto); e, em 2022, fiz outro tour completamente diferente que incluiu um passeio de barco no parque nacional Los Haitises – com destaque à baía de São Lourenço, Baia de Samaná e Ilha Santuário dos Pássaros – e incluiu também a passagem na Montaña Redonda e Salto Yanigua– com cascatas e almoço de comida tradicional dominicana.
Em 2022, fiz esta viagem com a NewBlue, através da companhia World2Fly (voo direto do Porto para Punta Cana) e as excursões foram marcadas com a World2Meet.
Atualmente, o Parque Nacional Los Haitises cobre uma área que se estende por 1.600 km². No Los Haitises (cuja tradução é “terra montanhosa” na língua dos tainos) os visitantes podem ver as formações rochosas de 30 metros que só uma parte se mostra acima da linha de água.
O parque também possui extensos mangais ao longo de baía, repleta de pequenas ilhotas que abrigam várias colónias de aves*, bem como uma série de grutas conhecidas por terem uma das maiores quantidades de petróglifos e pictogramas do país.
*Aves como o falcão de Ridgway, ameaçado de extinção, o carpinteiro das Antilhas, o pica-pau das Antilhas, o esmeralda dominicano, bem como pelicanos, fragatas, garças e muitos outros pássaros majestosos sobrevoando o parque.

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo
Quando entrámos no barco, o guia faz questão de frisar: o Parque Nacional los Haitises contém fauna e flora muito diversas e ricas. A floresta virgem local conta com poucos acessos e mesmo o número de turistas é limitado. O parque foi criado em 1976 como Reserva Florestal tem vindo a crescer para proteção da natureza.

Parque Nacional los Haitises – Tour de 2014 © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo
“Haitis” significa montanha e este parque tem várias grutas – com estalactites e estalagmites – e que foram habitadas por nativos (índios Tainos), que deixaram para a posteridade várias pinturas rupestres, com animais e rituais pintados nas paredes. No tour de 2014, o cataramã ia parando em vários locais do parque e íamos conhecendo espaços que já serviram de casa a tribos ancestrais.

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Pinturas nas paredes das grutas do Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo
A Cueva de la Linea é uma das grutas mais conhecidas e que podemos visitar com guias que nos contam todas as histórias. A gruta é também conhecida como a Gruta do Templo já que é aqui que se encontra o maior número de pinturas rupestres.
Este é também, por isso, um passeio educativo que mesmo os mais novos vão gostar e onde vão aprender muito. Vão andar no meio da floresta, ao estilo de Indiana Jones, a descobrir história com as grutas pictográficas.

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo
Dentro do perímetro do parque, na baía de São Lourenço, podem ver-se golfinhos… se eles quiserem aparecer. Aliás, é nesta zona, de janeiro a março, onde se podem ver as baleias a nadar.
Além das pinturas nas grutas, uma das maravilhas naturais que vi neste parque foram as árvores cujas raízes parecem que foram desenhadas, e que estão acima do nível da água. Chamam-se manguezais, ou uma floresta de mangues (planta que nasce na foz dos rios ou junto da praia) que tornam a floresta impenetrável. Uma proteção natural que é uma das maravilhas da natureza.

Mangues no Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo
São mais de 700 as espécies de flora que existem nesta floresta tropical, já que aqui chove muito. Só de aves contam-se mais de 100 espécies que aqui nidificam todos os anos. O parque é um local muito procurado por observadores de aves de todo o mundo.
No tour de 2014, o passeio de catamarã incluiu almoço, mas o meu grupo tinha um programa alternativo, que nos levou até Cayo Levantado. Ou seja, fomos conhecer uma outra ilha dominicana onde está inclusive o Gran Bahía Príncipe Cayo Levantado.
Indicações da viagem do tour de 2014: leve calçado confortável (não que vá andar muito, mas tem pedras no caminho e a terra resvala um pouco), anti-mosquitos, chapéu e protetor solar.

Nas grutas do Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

No catamarã no Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Aves no Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Parque Nacional los Haitises © Viaje Comigo

Chuvada durante a visita ao Parque Nacional Los Haitises – República Dominicana © Viaje Comigo/ 2022