Guia de Restaurantes com Vinho do Porto
Publicado em Fevereiro 1, 2014

Guia de Restaurantes com Vinho do Porto

Gastronomia/ Notícias [ Restaurantes ]

Depois da 8ª edição do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, realizada em 2013, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) e a publicação INTER – Magazine de Gastronomia e Restauração publicaram o novo Guia de Restaurantes com Vinho do Porto.

O guia de Restaurantes com Vinho do Porto pode ser adquirido na loja do IVDP no Porto, na Ribeira, e no Solar de Vinho do Porto, no Bairro Alto, em Lisboa.

Os restaurantes estão divididos por região, mencionando os diferentes pratos do menu e respetiva harmonização com os vinhos, que apresentaram no concurso.

No total são 94 restaurantes: 26 da Região Norte, 9 da Região Demarcada do Douro, 9 da Região Centro, 24 da Região de Lisboa e Vale do Tejo e 26 da Região do Alentejo e Algarve.

O guia inclui também a classificação atribuída a cada restaurante no âmbito do concurso – bronze, prata ou ouro. Para além disso, fazem parte dos conteúdos deste guia outras informações como os diferentes tipos de vinho do Porto, como apreciar este néctar único, indicação das temperaturas adequadas e sugestões de momentos para servir um vinho do Porto.

Guia de Restaurantes com Vinho do Porto

Guia de Restaurantes com Vinho do Porto

O Concurso Gastronomia com Vinho do Porto é o maior e mais antigo concurso de gastronomia e vinhos realizado em Portugal e premeia as melhores e mais inovadoras harmonizações da gastronomia nacional com os vinhos da Região Demarcada do Douro.

Tem em consideração a seleção dos produtos e ficha técnica, apresentação, sabor, serviço adequado de copos, harmonia com o vinho e harmonia total da ementa.

A lista de resultados segue em anexo e pode também ser consultada aqui.

Sobre o IVDP

Embaixador dos Vinhos do Porto e Douro em todo o mundo, o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto (IVDP) é um instituto público, integrado na administração indireta do Estado, com jurisdição sobre todo o território nacional.

A missão fundamental do IVDP é promover os vinhos do Porto e do Douro em Portugal e no mundo, garantir o controlo da qualidade e quantidade dos vinhos do Douro e Porto, regulamentando o processo produtivo, bem como a proteção e defesa das denominações de origem Douro e Porto e da indicação geográfica Duriense à escala global.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo