Caldo verde
Publicado em Outubro 25, 2013

Caldo Verde pela chef Amaya Guterres

Gastronomia [ Receitas ]

Eis que chega o tempo mais frio e dá mais vontade de comer um caldo verde. Mas, esta é uma das sopas tradicionais que é degustada todo o ano, principalmente em altura de festas populares.

Esta receita de caldo verde chega-nos através de Amaya Guterres, chef da Quinta do Prazo, em Valença. Hoje o chef é… você!

Entretanto, pode ver muitas mais receitas aqui! Bom apetite!

INGREDIENTES CALDO VERDE

180 g Couve galega cortada para caldo verde

1 Cebola

2 Dentes de alho

600 g Batata

1 Chouriço de carne

Broa de milho

1,5 dl azeite

Sal

Caldo verde

Caldo verde

PREPARAÇÃO

1. Descasque as batatas, a cebola e os dentes de alho e leve a cozer em 1,5 l de água temperada com sal e metade da quantidade de azeite.

2. Quando as batatas estiverem cozidas, esmague tudo com um garfo ou passe pelo passe-vite.

3. Leve novamente ao lume o caldo e o chouriço, junte a couve e deixe cozer 8 a 10 minutos. Deixando a panela destapada para a couve manter a sua cor.

4. Retifique de sal e adicione o resto do azeite. Retire o chouriço e corte em rodelas.

5. Corte fatias de broa.

6. Sirva na tradicional tigela de barro, acompanhado de chouriço e broa.

*CHEF AMAYA GUTERRES

Chef Amaya Guterres

Chef Amaya Guterres

Com mãe espanhola e pai português, a chef Amaya Guterres diz que cresceu “entre tachos e panelas”, já que os pais tinham um restaurante em Valença. Estudou na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto – Núcleo da Feira e, cm o curso de Cozinha e Pastelaria, seguiu para Paris, aos 18 anos, formar-se em Organização de Eventos e Catering pela Escola Superior de Cozinha Francesa Ferrandi.

Seguiram-se estágios em empresas de catering em Paris, Espanha, e, por fim, chega à Solinca Catering, no Porto. Com o marido lança a  Quinta do Prazo, em Valença, transformando as ruínas de uma velha quinta agrícola num restaurante e espaço para eventos. É atualmente proprietária e chef na Quinta do Prazo, sendo também formadora na Escola Profissional do Alto Minho Interior (EPRAMI) e mãe de quatro crianças.

Gosta de uma cozinha simples, mas inovadora, estuda a cozinha tradicional Minhota e a partir de receitas antigas dá-lhes um toque mais atual. Entretanto, o seu trabalho tem sido reconhecido e, este ano, a Quinta do Prazo ganhou o Garfo de Ouro do Guia BOA CAMA BOA MESA, do semanário Expresso. A chef Amaya Guterres é agenciada pela Prochef Agency.

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo