Será que este nome precisa de apresentações? Carlos Carvalhal foi jogador e treinador de diversos clubes de futebol em Portugal mas, nos últimos anos, tem trabalhado no estrangeiro e passou por Istambul, na Turquia.

Carlos Carvalhal
Está atualmente no Dubai, a coordenar a formação do clube Al Ahli. O ex-treinador do Braga, Marítimo e Sporting – entre outros clubes – esteve nos últimos dois anos a viver em Istambul, onde treinou o Besiktas e o Istambul BB.

Istambul
E foi precisamente sobre a maior cidade da Turquia (e a quinta maior do mundo!) que acedeu em dar-nos as suas sugestões. Especialmente para quem vá visitar Istambul.

Istambul
Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro” do site Viaje Comigo. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Istambul
– Restaurantes aconselhados
Nusseret, em Etiler: tem uma carne divinal.
Zuma em Ortakoy: sushi 5 estrelas.
Sunset, absolutamente fantástico, especialmente na primavera e verão.
Uma sugestão mais tranquila: um peixe em Bebek no “Happily even after”.
Kebab, nos restaurantes “Adana”. E vale a pena experimentar o “Manti”, uma espécie de raviolis cobertos com iogurte.

Istambul
– O que comer de típico na cidade?
Bom peixe, carne, kebab, Manti, as sopas… Muitos bons doces onde se destaca o baklava. A comida turca é excelente. Importa descobrir os locais certos para comer.

Istambul
– Locais de diversão à noite
Não conheço, mas o cartão de visita noturno é a discoteca Reina. Os muitos bares de Taksim são um local obrigatório na noite de Istambul.

Istambul
– Hotéis aconselhados
Swiss Hotel, mesmo ao lado do estádio do Besiktas.
Polat Hotel em Atakoy.
Há muitos hotéis na zona de Taksim e Sultanhamet para todos os gostos e preços.
Para escolher o seu hotel em Istambul, clique aquipara ter acesso a outras propostas, com informações, preços e disponibilidade para as datas que pretende.

Istambul
Qual a melhor zona para ficar?
Zona de Taksim. Ficam mesmo no centro e com facilidades de transporte. Para a dimensão da cidade, este é um local muito seguro, mesmo de noite.

Istambul
– O que temos de visitar, fora dos guias habituais?
Istambul é uma cidade que merece que se conheça andando a pé, percorrendo as zonas típicas da cidade. O contraste do antigo com o moderno é aquilo que mais fascina as pessoas.

Istambul metro
– Qual é o melhor meio para andar na cidade?
Melhor forma é o metro! Embora este não cubra a cidade toda.
O metrobus, porque tem vias próprias e principalmente o táxi.
Lembro que o trânsito em Istambul, em horas de ponta, é a roçar o caótico e que, por esse facto, importa planear bem as horas e os locais que se quer visitar.
Fotos: direitos reservados Turismo de Istambul

Istambul

Istambul