Washington DC Casa Branca © Viaje Comigo
Publicado em Junho 8, 2013

Viver em Washington DC, por Joana Godinho

A cidade vista por dentro/ Américas/ Estados Unidos [ Washington DC ]

Joana Godinho, 32 anos, produtora de informação na CCTV. Está há seis anos nos Estados Unidos. Já morou em Chicago, Minneapolis e desde há três anos que está a morar em Washington DC.

Este texto faz parte da rubrica “A cidade vista por dentro”. Mais do que sugestões de viagens, estas dicas são especiais porque são dadas por quem vive ou já viveu nas referidas cidades.

Joana Godinho, jornalista

Joana Godinho, jornalista

– Como é Washington?

“Washington D.C., e digo D.C. porque há o Washington State, é uma cidade com um feel europeu. É uma cidade única na América, onde as pessoas estão sempre a mudar de casa devido às eleições.

Washington vive em constante mudança e as pessoas que moram em D.C., por norma, não são de D.C.. A cidade foi desenhada por um arquiteto francês – tem várias rotundas, o que me faz recordar de Portugal, largas avenidas, tal como Paris e nenhum dos edificios pode ser maior que o Washington Monument.

É uma cidade muita intensa e competitiva porque as pessoas que aqui vivem têm ambição pelo poder. Viver numa cidade americana como Chicago, Los Angeles, ou Nova Iorque é a mesma coisa que viver dentro de um motor de um carro onde tudo é maior do que nós. Aqui o grande objectivo é o poder e esse não se consegue ver, apenas se atinge. É uma maratona todos os dias.”

– Como são os habitantes de DC?

Washington é a cidade mais internacional dos EUA, porque todas as Embaixadas encontram-se aqui. 70% dos empregos aqui rodam em torno do Governo Federal, por isso, há uma mistura de metade estrangeiro, metade americano.

A população veste-se de forma muito europeia e comporta-se de forma uptight. Com muita postura. Diz-se, em tom de brincadeira, que sempre que acontece alguma coisa interessante aqui só pode ser um escândalo sexual.

Washington DC

Washington DC

– Restaurantes aconselhados em Washington DC?

CARO: Lincoln Restaurant

BARATO: Bobby’s burger *** O Obama foi lá e, desde então, tornou-se famoso. É parecido com o McDonald’s mas tem um nome diferente***

BRUNCH: Perry Drag Brunch, uma experiência inesquecível.

RESTAURANTE: Tavira, o restaurante português que é considerado um dos melhores e está no TOP 40 da cidade.

– Cafés, bares, confeitarias…

BARES: Lounge, Dupont Circle; Perry’s, Adams Morgan; Willard’s, perto da Casa Branca.

CAFÉS TRADICIONAIS: Não há cultura de ir tomar café, daí que qualquer Starbucks funcione!

CONFEITARIAS: Cupcakes, Georgetown e Bethesda; Paul’s, Farragut North.

DOCES TRADICIONAIS: Washington D.C. é um distrito que funciona um bocado diferente do resto dos estados americanos. Como funciona tudo em torno da política americana, o que se torna mais famoso aqui é o legado dos políticos. Por exemplo, neste momento, o Steakehouse tem um hambúrguer com os nomes dos políticos. O presidente Obama vai comer chilli a Adams Morgan e é interessante passar por lá para experimentar.

– Hotéis aconselhados em Washington DC

Abriu muito recentemente, o Hotel Graham Georgetown, que fica precisamente em Georgetown. Tem quatro estrelas e com preços que andam entre os $325 a $600.

Em Washington nunca há época baixa. Sugiro também o Hotel W, que fica perto da Casa Branca.

Se quiser procurar mais hotéis em Washington DC, clique aqui para ver várias sugestões.

Washington DC

Washington DC

– Qual é a melhor zona para ficar num hotel?

Qualquer hotel que fica na zona North West é bom… normalmente corresponde a linha vermelha do metro.

– Há alguma zona mais insegura?

North East, South East.

– Museu a não perder: o Newsmuseum!

– Monumentos que devemos mesmo visitar

The Mall; White House (marca pela tua Embaixada 6 meses antes da viagem a visita), Hill (tours são grátis e podes ir ao site para marcar).

– Qual é o melhor meio para andar na cidade?

Sempre de metro. Temos agora duas apps que nos ajudam. Uma é o ZIP CAR. aluga-se o carro em qualquer localidade e abre-se com um cartão magnético e a gasolina e seguro estão incluídos. Outra é o UBER, que é uma app que chama um táxi ou limusina para qualquer localidade.

– Souvenirs: onde comprar?

Há uma casa mesmo em frente a Casa Branca que vende. Mas, há lojas em qualquer esquina… e mais baratas do que essa!

Washington DC Casa Branca

Washington DC Casa Branca

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo