Na piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo Na piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo
Publicado em Janeiro 15, 2016

A natureza da Quinta da Bouça – Agroturismo, Marco de Canaveses

Alojamento/ Norte/ Portugal [ Hotéis/ Marco de Canaveses/ Turismo Rural ]

Existem poucos sítios onde eu me sinto como em casa, mas este é um deles. É todo um conjunto de pormenores que, de facto, me fazem voltar e repetir várias vezes a visita ao mesmo alojamento. Estou a falar-vos da Quinta da Bouça – Agroturismo, que é composta por quatro casas, de turismo rural, e fica no Marco de Canaveses, no distrito do Porto, a norte de Portugal. No Viaje Comigo já tinha dado a conhecer a Casa da Raposeira, que foi a primeira destas casas a ser aberta ao público. Agora, as quatro casas têm piscinas privadas, vista para um verdejante cenário e estão rodeadas de uma autêntica floresta.

Piscina da Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Piscina da Quinta da Bouça Agroturismo- Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Vista da Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Vista da Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

A localização da Quinta da Bouça – Agroturismo é perfeita para quem quer sair da agitação da cidade. Fica no concelho de Marco de Canaveses, mais precisamente em Paços de Gaiolo, encaixada entre as serras de Montemuro (com 1380 metros de altitude), Aboboreira e Montedeiras, com um terreno de 16 hectares. Tudo à sua volta é verde.

Piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça – Marco de Canaveses © Viaje Comigo

Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo

Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Porque notaram que, cada vez mais, os hóspedes (mesmo os estrangeiros) ficavam nas casas, os proprietários decidiram criar piscinas privadas – porque quando aqui faz calor… está mesmo calor! – e cada casa tem a sua pequena piscina, com uma vista deslumbrante. Apenas a Casa da Oliveira (um pequeno estúdio para duas pessoas) partilha a piscina com os hóspedes da Casa do Sobreiro. Eu já fiquei em todas estas casas, em diferentes situações, com amigos ou família, e até sozinha! Levo o computador e fico ali a trabalhar e a desfrutar de caminhadas pelo meio do bosque, vou visitar os cavalos (sim, tem cavalos!) e dou umas braçadas na piscina.

Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Relaxar na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Relaxar na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Patos da Quinta da Bouça Agroturismo – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Quando fiquei alojada na Casa do Sobreiro, com a família, senti que este é daqueles locais em que nos sentimos todos em casa! E que, com esta envolvência, não dá mesmo vontade de sair daqui. Por muito que se façam programas em redor, a vontade maior é relaxar nestes jardins, perder a vista nesta paisagem verdejante, ler um livro e refrescarmo-nos na piscina.

Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo

Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo

Ganso na Quinta da Bouça - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Ganso na Quinta da Bouça – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Nesta casas, vai sentir-se como um convidado especial, já que nada falta para ficar bem instalado. Mas, sentir-se-á sempre à vontade, sem ser maçado pelos restantes hóspedes, como acontece num hotel, por exemplo. Existe bastante independência e liberdade, mesmo que as casas estejam cheias.

E, quando necessitar de algo, tem os proprietários ali mesmo ao lado, para o que precisar. Vai sentir-se tão à vontade que vai parecer que é a sua segunda casa… e desfrutar ainda mais das suas férias.

Piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Não é, também, de admirar que haja hóspedes que aqui ficam por largos períodos de tempo, simplesmente a descansar. Há até a história de escritores que vão ficando para se inspirarem e trabalharem… e que inspiração levam daqui! Sem dúvida! Quando lá fiquei uma semana a trabalhar, pegava no computador, tomava conta da mesa no jardim e ficava ali a escrever com o som de pássaros como fundo musical.

Se quiser, pode fazer uns passeios dentro da própria Quinta da Bouça e descobrir os seus cavalos, os patos, cisnes, a porca – junto a uma pequena horta – e ir apanhar limões e laranjas, diretamente da árvore.

Vista da piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo

Vista da piscina da Casa do Sobreiro, Quinta da Bouca © Viaje Comigo

Na chegada às casas, há sempre mimos da terra à nossa espera: um chouriço (para grelhar), queijo e bolachas caseiras. Provámos tudo e era tudo delicioso! E, se tiver sorte, pode ter a oportunidade de provar o vinho, bastante caseiro, que sai das vinhas da Quinta da Bouça.

Mimos na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Mimos na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Como já disse, o projeto cresceu e, à Casa da Raposeira, juntaram-se mais 3 casas: a Casa do Sobreiro, a Casa da Eira e a Casa da Oliveira (que divide a piscina com o Sobreiro), que ficam mais acima no monte, com o olhar que se espraia, por entre árvores frondosas, no bater dos raios de sol no leito do rio Douro.

Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo

Quarto da Quinta da Bouça, Casa do Sobreiro © Viaje Comigo

Casa da Eira, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Casa da Eira, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Na Quinta da Bouça - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Na Quinta da Bouça – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

AS 4 CASAS DA QUINTA DA BOUÇA – AGROTURISMO

Já fiquei várias vezes na Casa da Raposeira e foi até lá que fiquei uma semana a trabalhar e a desfrutar. Tem uma sala grande (com sofá-cama), cozinha pequena, quarto espaçoso e duas casas de banho. É muito espaçosa e tem uma varanda coberta, com uma vista muito bonita. No exterior, tem uma esplanada e fogareiro para se quiser fazer grelhados.

A Casa do Sobreiro tem dois pisos e acomoda até 7 pessoas. Num piso, encontram-se os dois quartos suite, no outro asala de estar e de jantar, sofá-cama (2 pessoas), um quarto de banho simples com chuveiro e a cozinha. Esta está toda equipada (frigorífico combinado, fogão eléctrico, máquina lavar louça, microondas com grill, torradeira, varinha, cafeteira elétrica, chaleira elétrica).

E se lhe apetecer mesmo cozinhar até alguns condimentos são deixados para os hóspedes, como sal, pimenta, loureiro e azeite, por exemplo.

Esplanada na Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Esplanada na Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Bosque da Quinta da Bouça - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Bosque da Quinta da Bouça – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

No exterior das casas tem o jardim, com espreguiçadeiras, mesa e cadeiras, barbecue e árvores de fruto, onde pode apanhar as frutas para seu consumo.

Mais pequena, mas também mais pitoresca, é a Casa da Eira, que tem um piso e acomoda até 4 pessoas. Tem um quarto suite (2 camas single) e um mezanino (para mais 2 pessoas), cozinha equipada e sala de estar e de jantar. Também no exterior tem a sua esplanada, no jardim, com direito a mesa e cadeiras. E, claro, a nova piscina, com queda de água, virada para as árvores da Quinta da Bouça.

Só a Casa da Oliveira não tem uma cozinha completa porque é a mais pequena e pensada para quem quer ir buscar comida ou comer fora da quinta. Também pode ir buscar a um dos restaurantes vizinhos (e levar para a casa). Experimentámos a sugestão do Penhadouro (a uns 10 minutos de carro da quinta), fomos buscar o jantar e comemos muito bem.

Passear na Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Passear na Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Todos os preços incluem o pequeno-almoço fornecido na própria casa (ovos, compotas caseiras, café, leite, chá, fruta …) e grande parte dos ingredientes está no frigorífico. Mas, o melhor mesmo é o pão fresco deixado à porta, pela manhã bem cedo. Há coisas que não têm preço e esta de ter o pão fresco à porta, é certamente uma delas. Ah! E o pão é ótimo!

Pão à porta na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Pão à porta na Casa do Sobreiro, Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Na Quinta da Bouça - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Na Quinta da Bouça – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Na Quinta da Bouça - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Picadeiro da Quinta da Bouça – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

O que fazer nas redondezas da Quinta da Bouça-Agroturismo:
– percursos pedestres;
– cavalos da quinta;
– ruínas romanas de Tongóbriga;
– visitar Tormes, em Baião;
– pode ir de Mosteirô até ao Pinhão de comboio;
– fazer a Rota do Românico (rota dos monumentos românicos que atravessam paisagens do vale do Douro, Tâmega e Sousa);
– passeios de barco no rio;
– atividades nos rios: como SUP com a Enjoy Douro.
– visitas a quintas e provas de vinho.

Mais informações serão dadas pelos anfitriões, que têm todas as dicas preparadas para quem os visita.

Casinhas e vista da Quinta da Bouça © Viaje Comigo

Casinhas e vista da Quinta da Bouça © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES
Quinta da Bouça Agroturismo

Morada: Paços de Gaiolo, 4149, Marco de Canaveses; Portugal
GPS: 41°06’17.1″N 8°06’20.6″W ou 41.104739, -8.105726
Telefone: (+351) 919 881 215
Preços: a partir de 65€/noite
Site
Inclui: produtos para o pequeno-almoço, TV satélite, internet wireless, ar-condicionado, aquecimento; cama de grades para crianças até aos 3 anos: grátis.

– Está à procura de outros alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Janela da Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Janela da Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo © Viaje Comigo

Casa da Raposeira - Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Casa da Raposeira – Quinta da Bouça Agroturismo- Marco Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Apanhar limões na Quinta da Bouça Agroturismo – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo - Marco de Canaveses - Portugal © Viaje Comigo

Quinta da Bouça Agroturismo – Marco de Canaveses – Portugal © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo