Publicado em Janeiro 17, 2023

Portugal: à Roda do Queijo de São Jorge DOP

Gastronomia

De 20 a 29 de janeiro decorre a iniciativa “À Roda do Queijo de São Jorge DOP”, que desafia chefs nacionais a entrarem na “roda” com criações originais nos seus restaurantes, celebrando este produto exclusivamente nacional e único no mundo. Com início a 20 de janeiro, Dia Mundial do Queijo, e até dia 29 janeiro, a iniciativa – promovida pela Uniqueijo e pela LactAçores – reúne mais de 20 chefs e restaurantes portugueses.

Queijo de São Jorge - Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Queijo de São Jorge – Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Durante 10 dias seguidos – de sexta a domingo -, chefs de Portugal continental e ilhas irão trabalhar as diferentes curas – 7, 12 e 24 meses – e apresentar nos seus menus pratos originais, assim como tábuas de queijos que apresentam o produto no seu estado original.

À Roda do Queijo de São Jorge DOP, na zona de Lisboa, encontram-se os restaurantes FOGO, OITTO, Prado, Pica-Pau, Solar dos Presuntos e Tasca da Esquina.

No Porto, juntam-se os restaurantes Almeja, Apego e Oficina.

No Ribatejo, a ação conta com o restaurante Ó Balcão e, no Alentejo, com a Gadanha Mercearia e o Restaurante Palma do Torre Palma Wine Hotel.

Na Madeira, a ação conta com o Kampo e Já Fui Jaquet e, nos Açores, com os restaurantes Sabores Sopranos e São Jorge (São Jorge), O Petisca (Pico), Magma e Taberna Saca-Rolhas (São Miguel), Q.B. (Terceira) e Cantina da Praça (Faial).

Queijo de São Jorge - Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Queijo de São Jorge – Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

O Queijo São Jorge DOP, reconhecido a nível nacional e internacional, é produzido em exclusivo na ilha de São Jorge há mais de 500 anos, desde a sua descoberta em meados do século XV. Produzido na Uniqueijo – União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de S. Jorge, UCRL – e comercializado pela LactAçores, é feito a partir de leite de vaca cru, coalho e sal, apresentando um aroma forte e sabor ligeiramente picante. Tem um teor de gordura de 36%, e as curas variam entre 3 e 36 meses. As características distintas do queijo São Jorge DOP resultam das condições edafoclimáticas únicas desta ilha, que originam pastagens de culturas variadas, resultando num queijo de qualidade superior.

Queijo de São Jorge - Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Queijo de São Jorge – Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

A preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo São Jorge DOP é assegurada pela Confraria do Queijo São Jorge, que conta com mais de 30 anos de história. Esta associação científica e cultural visa preservar, dignificar e promover a autenticidade e qualidade deste queijo, um dos mais emblemáticos do país, certificado com Denominação de Origem Protegida (DOP). A Confraria é responsável pela certificação dos queijos produzidos por todos os produtores da Região Demarcada, através de um painel de provadores devidamente qualificado, treinado e monitorizado, para garantir o rigor e qualidade do produto DOP.

“De geração em geração tem havido uma dedicação e cuidado crescente em preservar e promover a genuinidade e excelência do Queijo São Jorge DOP, um produto único no mundo, criado com a melhor matéria-prima que só a natureza da Ilha de São Jorge pode oferecer, e que é um excelente representante da qualidade nacional”, refere António Aguiar, presidente da Uniqueijo.

Queijo de São Jorge - Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Queijo de São Jorge – Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

“Esta iniciativa procura divulgar e consolidar o valor deste produto de excelência, reconhecido internacionalmente, em parceria com o trabalho essencial dos chefs e equipas que trabalham o Queijo São Jorge DOP, e com o consumidor final, que poderá provar diferentes curas e pratos criados especialmente para esta ação”, acrescenta Pedro Tavares, presidente da LactAçores. “Realçamos o empenho da nossa equipa e produtores, que têm vindo a desenvolver propostas inovadoras e de qualidade superior, com o objetivo de elevar e posicionar o Queijo de São Jorge em Portugal e além-fronteiras”, conclui.

Sobre o Queijo São Jorge DOP

O início da produção do queijo São Jorge DOP remonta ao século XV e ao início de povoamento da ilha de São Jorge. O seu fabrico foi incentivado pela comunidade flamenga, experientes produtores de bens alimentares como a carne, o leite e os seus derivados.

Sobre a Uniqueijo

A União de Cooperativas Agrícolas de Lacticínios de São Jorge, UCRL – UNIQUEIJO, foi criada em 1986, na freguesia de Velas com a integração das seguintes Cooperativas: Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Norte Pequeno; Cooperativa Agrícola do Norte Grande (atualmente posto de leite); Cooperativa Agrícola de Leitaria de Santo António; Cooperativa Agrícola de Santo Amaro CRL; Cooperativa Leitaria de Manadas AS; Cooperativa Leitaria da Beira. Mais tarde, em 1991, associou-se a Cooperativa Agrícola de Lacticínios de Rosais e, em 2000, a Finisterra – Cooperativa de Lacticínios do Topo.

Por último, em 2007, foi estabelecido um acordo comercial com a Cooperativa dos Lourais. Ainda durante o ano de 1986, foi dado um passo fundamental na produção dos nossos queijos, com a criação da Região Demarcada do Queijo São Jorge e a regulamentação do registo de Denominação de Origem Protegida (DOP) atribuído à marca Queijo São Jorge.

Em novembro de 1991, foi atribuído o estatuto de Entidade Certificadora à Confraria do Queijo São Jorge. As atuais instalações, no Lugar da Beira, em Canadinha Nova, na freguesia de Velas, permitem um controlo constante e extremamente rigoroso dos produtos produzidos com o auxílio dos dois modernos laboratórios que as suportam.
Atualmente, a Uniqueijo agrupa quatro cooperativas: Finisterra, Lourais, Beira e Norte Pequeno, sendo que esta funciona como posto de receção.
A Uniqueijo dedica-se à produção, armazenagem, cura e embalamento do tradicional e muito apreciado queijo São Jorge DOP. Nos dias de hoje, a Uniqueijo recorre às mais modernas tecnologias e métodos de fabrico para a criação de um produto de cariz artesanal, para que a tradição dos queijos seja apreciada no seu esplendor à mesa dos nossos clientes.

Queijo de São Jorge - Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Queijo de São Jorge – Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Sobre a Confraria do Queijo São Jorge DOP

Com mais de 30 anos, a Confraria do Queijo São Jorge é uma associação científica e cultural, que trabalha nas componentes lúdica e técnica para a preservação e promoção da elevada qualidade do Queijo São Jorge DOP. O Queijo São Jorge DOP é um produto singular com uma cultura centenária e é também um produto DOP (Denominação de Origem Protegida), regulado por um caderno de especificações que lhe impõe a procura constante da preservação do método de produção e avaliação do Queijo São Jorge, de modo a que se conserve este produto de tradição vincada com características que perduram ao longo de séculos.

Deste modo, a Confraria do Queijo São Jorge promove e dignifica a Denominação de Origem Protegida – Queijo São Jorge, bem como da respetiva Região Demarcada (ilha de S. Jorge) e procede de acordo com as normas e regulamentos aplicáveis à certificação e controlo dos queijos produzidos pelos produtores da Região Demarcada, apresentando-se assim como um Organismo Privado de Controlo e Certificação (OPC). A Confraria é uma instituição sem fins lucrativos, que subsiste financeiramente única e exclusivamente devido às taxas de certificação, e que, ainda assim consegue manter um sistema de gestão devidamente implementado (acreditação segundo a NP EN ISO/IEC 17065:2014) que engloba a existência de um painel de provadores devidamente qualificado, treinado e monitorizado. Estes fatores contribuem para a garantia de que o produto DOP é certificado com o máximo rigor e qualidade.

Sobre a LactAçores

A LactAçores é a União de Cooperativas que comercializa lacticínios açorianos, produzidos com os mais elevados padrões de exigência, e com um rigoroso sistema de controlo de qualidade e segurança alimentar. É formada pelas três Cooperativas: Unileite (Ilha de São Miguel), Uniqueijo (Ilha de São Jorge) e CALF (Ilha do Faial). Com quase 19 anos de atividade, comercializa, em exclusivo, os lacticínios produzidos pelas Cooperativas, tais como leite, natas, queijo e manteiga.

Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Fotos Créditos Jorge Blayer Góis

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo