Susana Ribeiro no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo Susana Ribeiro no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo
Publicado em Dezembro 27, 2020

Fui aos banhos japoneses do Hotel Yasuragi, em Estocolmo, Suécia

Alojamento/ Europa/ Suécia [ Estocolmo/ Hotéis ]

A ideia é começar uma viagem somente voltado para si. No Yasuragi Hotel, em Estocolmo, na Suécia, encontrámos uma oportunidade única para nos forcarmos no nosso Eu; em nós e só nós. Não fica no centro da capital sueca, mas pode apanhar um autocarro, no centro, e em pouco mais de 20 minutos estará a apenas alguns metros a pé da entrada deste hotel tão original. Pode anotar isto: não precisa de se preocupar com o que vai vestir e o telemóvel é para ser deixado no quarto. Desfrute! Somente isso! Tudo neste hotel é um processo de desaceleração. Leiam e vão perceber porquê.

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

A pouco mais de 20 minutos do centro de Estocolmo é possível encontrar um lugar que parece encaixado no meio de uma verdejante e inexplorada floresta. A capital sueca é formada por muitas ilhas, o Arquipélago de Estocolmo tem mais 24 mil de ilhas, das quais 200 são habitadas, e da minha janela do Yasuragi Hotel consigo ver essa profusão de pedaços de terra, onde a água do Mar Báltico os circunda. Só a vista já nos faz relaxar.

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo

Casa de banho no quarto do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Neste hotel, a tecnologia fica para segundo plano. Pede-se aos hóspedes para deixarem os telemóveis e computadores nos quartos – não há fotos, redes sociais, e-mails ou ainda chamadas de trabalho. O objetivo é que se dedique mais a si. Se centre em si, a cuidar do seu corpo e mente. Deixe isso de parte e vai ver quão libertador é. Mesmo!

Yasuragi é sobre tirar tempo e estar presente para vocês mesmos. Percebem? E deixam este poema como forma de inspirar os hóspedes:

“Pacífica é a minha jornada
Eu saio para explorar
o meu próprio centro
sem outro desejo
senão para isso mesmo”

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suécia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

E a roupa? Perguntam vocês. Porque não temos de nos preocupar com a roupa, Susana? Mal fizerem o check-in é-vos apontado o local onde estão os Yukata. Os roupões japoneses vão ser a vossa roupa, durante toda a estadia. Ou seja, é a mala mais fácil de fazer, de sempre, para ir a este hotel! O roupão (com diferentes tamanhos) vai servir para ir aos banhos (tem a tarefa de o manter seco, por isso leve uma toalha também para se secar), mas também para o jantar no restaurante do hotel e também para o pequeno-almoço. Chega a ser cómico, estarmos todos vestidos da mesma forma. Para acompanhar o Yukata tem uns chinelos azuis… todos iguais. O foco é em si e não no que tem vestido, lembre-se. Eu adorei a ideia. Simples, mas genial.

Yukata no check in - Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Yukata no check in – Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suecia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro com Yukata - Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Susana Ribeiro com Yukata – Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suecia © Viaje Comigo

Para quem vai aos banhos, debaixo do Yukata levamos o fato de banho. E este hotel oferece-nos o fato de banho, para manter um estilo homogéneo – um “ambiente harmonioso e higiénico”, dizem-nos. Todos de fato de banho preto. E depois pode inclusive levar o fato de banho consigo. Oferecem mesmo! Ou seja, mais uma coisa que não tem de se preocupar em levar! Mesmo o Yukata, se quiser comprar, pode fazê-lo no check out e, penso eu, não tem um preço excessivo (17,50€). Se não quiser levar, no check out, deixe o Yukata e os chinelos na receção.

Relax nos banhos japoneses - Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Relax nos banhos japoneses – Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suecia © Viaje Comigo

Ao vestirmos o Yukata deixamos parte da nossa identidade de lado por aquele pedaço de tempo. E deixe-se ir e simplesmente ser e estar… sem pensar no que vestir, no estatuto que a roupa lhe traz… tudo isso fica de parte. Ali, somos todos iguais neste aspeto! E ao jantar – e pequeno-almoço – lá estávamos todos vestidos com o roupão. Por falar em refeições, a comida é maravilhosa, tive uma experiência gastronómica deliciosa, ao jantar, no restaurante do Hotel Yasuragi.

Restaurante do Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Restaurante do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suecia © Viaje Comigo

Restaurante do Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Omolete japonesa – Restaurante do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suecia © Viaje Comigo

Restaurante do Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Cogumelos no Restaurante do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

O hotel está rodeado de altísimas árvores, um cenário muito verde, e das janelas dos quartos vemos algumas das ilhas do Arquipélago de Estocolmo, com os barcos a circularem entre elas. No quarto, a decoração – como aliás seria de esperar, com o estilo japonês – tem uma decoração muito minimalista. A única peça de cor mais arrojada é a faixa encarnada, em frente às camas. Estas estão pousadas no chão e tem também uma mesa e duas cadeiras. Aparentemente, o quarto não tem mais nada, mas atrás de um móvel encontra a televisão (fica escondida), assim como a cafeteira para fazer o chá, sempre que quiser.
A casa de banho do quarto foi, para mim, a melhor surpresa: a banheira parece uma pipa de madeira, recortada, e tem os bancos para a lavagem “japonesa” do corpo, como ablução, de forma a relaxar, lavando-se lenta e profundamente. Tudo neste hotel é um processo de desaceleração. De tornar o dia a dia menos stressante. E, confesso-vos, que entrando no espírito ficámos mesmo mais relaxados. Para isso acontecer de melhor forma, têm de experimentar os banhos japoneses.

Quarto no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Quarto no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Quarto no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Quarto no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Quarto do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

“O Banho Japonês é um local de relaxamento e contemplação”, diz a informação do hotel. Nos banhos, tem uma sala de relaxamento, com camas, e oferta de frutas frescas, chá e água. Isto porque o ambiente é muito quente, principalmente nas saunas, e a recomendação, nos banhos, é que beba sempre muita água: dão uma garrafa de água que podemos ir enchendo em vários pontos, disponíveis nos espaços.

O horário dos banhos faz com que possamos ficar, sem correrias, a mergulhar nas águas quentes. Há quem jante cedo e volte aos banhos, e esses são sempre horários que têm menos gente. Horário dos Banhos Japoneses: 09h00 – 22h30.

Chinelos e fatos de banho no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Chinelos e fatos de banho no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

E por falar em comer… as refeições são servidas num espaço com vários recantos e restaurantes. Existe um bar e outros restaurantes que estavam fechados quando visitei; e concentraram os hóspedes numa só sala, onde também serviam o pequeno-almoço em formato buffet. Por causa da Covid-19, os funcionários estavam sempre de máscara, mas os hóspedes não. Mas deram sempre as indicações de higiene, e de distanciamento social, para evitar a propagação do vírus.

A palavra japonesa Yasuragi pode ser descrita como respirar profundamente (mais como “exalar”): enquanto entra em relaxamento, numa nascente de água quente, e deixa-se ficar por um momento. “Exalar a sua alma”, explicam-nos.
De acordo com a tradição japonesa, o banho é uma forma de desanuviar e deixar de lado o stress diário. O objetivo é que saia destes banhos rejuvenescido e cheio de energia. Assim foi comigo!

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Pequeno-almoço no Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

A arte de ser limpar a si mesmo, de forma mais lenta e relaxante, faz parte da vida diária dos japoneses, e poderá vir do Budismo e do Xintoísmo. De acordo com o Budismo, temos de estar limpos para nos apresentarmos a Buda. E não é só limpar o corpo, mas também a alma. Lavando o corpo é necessário, na nascente quente, continuar o “banho” purificando a alma.

A ablução é por onde deve começar. Sentada no banquinho baixo de madeira (tem no quarto junto da “banheira”); corpo despido; encha o balde de água. E vá deitando a água aos poucos sobre si; quando se sentir a relaxar pode começar a lavar-se com maior energia, mas sem pressas. É importante ficar limpo… antes do banho japonês! (e não vá com perfumes para os banhos)

Quarto do Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Quarto do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Primeiramente, dê uma volta nos banhos japoneses e vai perceber que existem diferentes locais para relaxar. As saunas são, para mim, locais demasiado quentes, mas as piscinas quentes, principalmente as que ficam no exterior, são os melhores locais, com a melhor vista e ambiente. Aquele vapor a sair da água quente e nós, em diferentes piscinas, a simplesmente observarmos as árvores que nos rodeiam. Só mesmo estando lá, para perceber a espetacular experiência que é. E porque não tenho fotografias desse momento? É proibido levar o telemóvel para lá e eu cumpri as regras para usufruir da experiência na totalidade.

Também pode reservar tratamentos, mas faça-o antecipadamente porque há sempre muitas marcações e poderão esgotar para os dias em que lá estiver. E lembrem-se… desfrutem!

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Bar do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

INFORMAÇÕES

Yasuragi Hotel
Morada: Hamndalsvägen 6, 132 39 Saltsjö-boo, Suécia
Horário dos Banhos Japoneses: 09h00 – 22h30

– Está à procura de alojamentos para a sua viagem? Pesquise aqui

Buscar hotel

Destino
Data de entrada
Data de saida

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Restaurante do Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi - Estocolmo - Suecia © Viaje Comigo

Hotel Yasuragi – Estocolmo – Suécia © Viaje Comigo

Comentários

Poderá também gostar de

Regressar ao topo