No Algarve, no sul de Portugal, o Club Med Da Balaia, tem o melhor de dois mundos: o tudo incluído para que não tenha de se preocupar com nada, passeios por terras algarvias, atividades desportivas como é habitual e, bastam umas escadas, para estar na praia Maria Luísa, a molhar os pés no mar.
O Club Med Da Balaia fica em Albufeira, com direito a vista sobre a costa e o oceano. O village (como chamam aos resorts do Club Med) é dividido em três estruturas, com arquitetura e decorações diferentes. Alguns dos quartos remontam ao início do Da Balaia, outros estão um pouco mais modernos e outros foram profundamente renovados. No meu quarto, apesar de estar no edifício central, alguns pormenores são antigas, mas as casas de banho foram completamente renovadas, com grandes chuveiros.
O quarto tem um bom tamanho mas o que gostei mais foi da varanda com vista para o mar e para o centro do village. Os produtos de higiene disponibilizados são excelentes, principalmente o creme hidratante que de facto… hidrata. Parabéns por esse investimento, Club Med. Ainda no quarto tem a televisão, o cofre, a tábua de passar e ferro e um mini frigorifico. Todos os dias terá garrafas de água disponíveis na sua habitação.
No centro do village está a piscina grande – onde decorrem algumas animações, durante o dia – os bares, os restaurantes e uma grande área ajardinada, com espreguiçadeiras, que se estende até à falésia, com vista sobre a praia Maria Luísa.
Se quiser fugir às animações desta grande piscina central, pode caminhar uns 10/15 minutos e subir à outra colina do Club Med que, em tempos, era só de campos de golfe. O golfe tem agora transporte gratuito e joga-se noutro local e, aqui, nasceu uma piscina Zen e ecológica. O ambiente é muito calmo – é uma piscina só para maiores de 18 anos – e tem um bar muito especial que nos dá a experimentar variados sumos de fruta natural e vegetais. Um paraíso para quem quer descansar!
Ladeada por sapais, a piscina biológica tem uma parte onde é possível nadar, numa água sem cloro. O local é muito especial e não dá vontade de sair daqui.
Apesar desta zona calma, a maior parte dos hóspedes do Club Med são bastante ativos. O ginásio tem sempre gente a exercitar-se, assim como os campos de ténis, o de futebol, o campo de vólei de praia, o campo de tiro ao arco, as mesas de ping pong, mini golfe, e como cereja no topo do bolo é possível ter aulas circenses e praticar trapézio no Da Balaia! E, depois do jantar, há festa pela noite dentro!
Atravessámos o village e, descendo umas escadas, estamos na praia Maria Luísa. Claro que, no verão o areal fica cheio, mas fora da época alta é um paraíso autêntico (estas imagens são de um outubro quente, em 2017). O Club Med tem, para os seus hóspedes, algumas espreguiçadeiras, com toldos. Se preferir, e tiver carrinho de bebé ou cadeiras de rodas, pode descer a estrada junto do village e vai dar ao mesmo sitio, na entrada da praia. Leve um livro ou revista, caminhe na praia ou simplesmente descanse enquanto ouve as ondas do mar a quebrarem à sua frente. É muito relaxante.
COMER NO CLUB MED DA BALAIA
Além do típico restaurante-buffet, existe um restaurante com serviço à carta no Club Med Da Balaia. O Vasco da Gama só abre algumas noites, para servir jantares, e a reserva tem de ser feita antecipadamente, junto da receção. Numa das noites da minha estadia, também fui experimentar este restaurante que aposta nos produtos portugueses.
E, mal entrámos, apresentam-nos uma mesa de produtos típicos portugueses para entradas para picar: mel, azeite, queijos, bolinhos de bacalhau e chouriço assado. Escolhi, como entrada, o queijo de cabra frito envolto em massa filo, e acompanhado com salada e gomos de laranja algarvia. No prato principal, veio a cataplana de peixe e mariscos. Trouxe dois tipos de peixes, camarões grandes, argolas de lulas, mexilhões e amêijoas. Sem qualquer acompanhamento. Primeiro, estranhei mas, por outro lado, ainda bem que assim foi, já que não ia conseguir comer tudo, se trouxesse batata, por exemplo.
Na ementa havia três entradas e três pratos principais para escolher. Nas entradas, o tártaro de atum, a salada de queijo que experimentei ou a salada de Maki exótica.Nos pratos principais, além da cataplana de peixes, havia bacalhau à moda do Alentejo com espargos e batatas; ou bife de lombo com molho de cogumelos.
Para a sobremesa, havia uma salada de fruta e uma espécie de arroz doce, mas confesso que saí e fui ao buffet porque as sobremesas de lá são divinais (como podem ver nestas fotos).
E agora, sim, falarei do buffet Balaia. Já tendo tido experiência de outros buffet em resorts posso dizer que será dos melhores que já experimentei. Há criatividade e muito brio em que está por detrás da cozinha. Além de apresentarem pratos diversificados, são criativos, coloridos, apelam também aos olhos (também se come com os olhos) e os sabores, claro, são muito bons.
Ao almoço e jantar tem sempre pizzas, saladas, hambúrgueres, um espaço só com pastas/massas, outro só de carnes e outro de peixes. Todos os dias, a maior parte dos pratos são diferentes e, para facilitar o serviço, apesar de ser em formato buffet, alguns vêm já empratados ou existe a sugestão de empratamento, com os acompanhamentos disponíveis. Ficam sempre pratos bonito. Mesmo nas entradas, com as saladas coloridas… Tudo sempre muito apresentável.
E, por vezes, existem refeições em que apostam em gastronomias diferentes, como os tacos da mexicanos que provei. Estavam ótimos!
Junto de uma das entradas da sala do buffet Balaia está a banca das sobremesas. Na maioria dos buffets que conheço seria mais fácil fazerem coisas mais simples. Mas aqui não! Há pastelaria francesa, requintada, bolos que parecem de festas, tudo muito bem confeccionado e com um aspeto de fazer babar.
Ao jantar, há também uma outra banca concorrida, que é a dos queijos. Muitos, para provar de tudo um pouco. Há ainda, nos doces, uma fonte de chocolate (para mergulhar fruta ou gomas) e uma banca de gelados (bons!), que pode comer em copo ou cone.
E é aqui mesmo, no Balaia, que é servido também o pequeno-almoço. Há uma banca somente para os sumos naturais. O de laranja não tem mãos a medir (benditas laranjas algarvias!) mas existem outras frutas que pode pedir para fazerem o sumo natural. Há também uma opção detox.
Além de ter os queijos, fiambres, frutos secos, saladas, há uma banca só com ovos (mexidos, estrelados, cozidos ou omelete), e também com bacon, salsichas, batata rosti, etc. E depois há muita fruta disponível, cereais, iogurtes, etc.
Existem também, pela manhã, vários pães para provar e pastelaria, com croissants e folhados de chocolate, assim como pão doce tipo fogaça que pode provar com manteiga ou com uma das muitas compotas disponíveis. Os crepes eram também muito bons.
No restaurante buffet, para os bebés, há várias papas disponíveis, cadeirinhas especiais e mesas com material de pintura a pensar nos miúdos que precisam de ser distraídos enquanto comem. Há também uma bancada com comida, para os mais novos aprenderem a servir-se sozinhos.
Entre as refeições principais, há um lanchinho a meio da tarde com crepes e bolos… uma perdição. É comer e ir gastar as calorias numa das aulas ali ao lado. No Bar Falésia, junto da piscina central estão sempre disponíveis chá e café, em máquinas de self service. Claro que, com o tudo incluído, também pode fazer uma série de pedidos, sem custo acrescido, no bar.
ATIVIDADES NO CLUB MED DA BALAIA
Ainda falando em quem tem miúdos. O Club Med tem inúmeros serviços dirigidos aos mais novos e, dos 4 aos 10 e dos 11 aos 17, podem participar em atividades dentro do Tudo Incluído. Para os mais pequeninos (dos 4 meses aos 3 anos) há um pagamento extra mas também um acompanhamento maior (no Baby e no Petit Club Med). Junto do Mini Club Med há piscinas pequenas e parque infantil. Todas as atividades desportivas descritas já anteriormente são também para os mais novos, sempre acompanhados por animadores.
A partir das 19h00 começa a música ao vivo, no Bar Falésia, e algo para petiscar enquanto acompanha um cocktail, antes do jantar. Depois do jantar, o mesmo bar tem a música para pôr todos a dançar. E se chega depois a hora de dormir para muitos, para os mais notívagos a festa muda-se para um bar interior, tipo discoteca (Bar Amália), com animação pela noite dentro.
Se de dia há muitas atividades desportivas – ainda não falei das aulas que têm lugar todos os dias – pode também juntar-se aos grupos que fazem desde caminhadas às aulas de alongamentos, hidroginástica, danças latinas, ou Pilates, entre outros. Tudo incluído.
E também todas as noites há atividades. Pode haver apresentações de espetáculos na sala do teatro (mais voltadas para os mais novos, é certo, mas que também entretém os adultos) ou outras iniciativas como a noite do Casino, onde pudemos apostar com dinheiro a fingir e divertirmo-nos sem nos desgraçarmos financeiramente.
Se quiser fazer provas de vinhos, junto do restaurante Vasco da Gama, tem o La Cave que é uma sala de provas de néctares. O Club Med tem também um Spa Cinq Mondes, com massagens e tratamentos.
INFORMAÇÕES
Saiba mais no Club Med Da Balaia,
Endereço: Praia Maria Luisa, 8200-854, Albufeira, Algarve, Portugal
Telefone: (+351) 289 510 500
Facebook