No Rio Grande do Sul, no Brasil, a Serra Gaúcha tem uma cidade que parece que saiu de um conto de fadas. Gramado é assim. Faz-nos sonhar e, além de todos os parques e da sua arquitetura pitoresca, tem chocolatarias que nunca mais acabam. Uma delas é a famosa Prawer, que é a mais antiga produtora de chocolates caseiros do país.
Em 1975, um filho de emigrantes polacos, trouxe o saber da chocolataria da Argentina (Bariloche) e depois fez com que apostasse tudo e construísse a primeira fábrica de chocolate artesanal. As criações foram crescendo e, hoje em dia, tem mais de 150 diferentes produtos com chocolate.
A fábrica pode ser visitada de forma gratuita, de segunda a sexta-feira, e assistir de perto à laboração. Adotaram cores coloridas, mesmo nas máquinas que trazem um ambiente de magia ao espaço… até porque é muito visitado por escolinhas. Desde o cacau às formas, aos cheirinho de chocolate por todo o lado e embalamento manual de quase todos os produtos.
A loja é uma verdadeira perdição (tem várias lojas noutros locais, como Porto Alegre ou Maringá) com todos os 15o produtos expostos. e cada vez puxam mais pela criatividade. Há chocolates com mensagem de amor, pepitas em caixas lindas, pirolitos coloridos, telemóveis em chocolate, etc.
Da criações mais conhecidas há o bombom Sinhá Maria, as ramas, e os chocolates que parecem queijos ou enchidos (Gorgonlat ou o salame especial). Chegam mesmo a enganar!
E agora há toda uma linha de dieta, com muito menos açúcar e menos calorias. Algumas lojas têm servido de cafetaria, ou seja têm outros produtos também com chocolate, como bolos, sorvete ou chocolate quente.
Leve espaço na mala para trazer estes chocolates maravilhosos.
INFORMAÇÕES
Prawer
Morada: Avenida das Hortênsias, 4100, Gramado- Rio Grande do Sul – Brasil
Telefone: +55 (54) 3286-1580
Site
Horário de visitas gratuitas à Fábrica: segunda a sexta-feira, 08h30 às 11h30 e 13h30 às 17h00
Desafio 2017 – #177 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!