Nas Maurícias, a sul da ilha Maurícia, está a Grand Bassin, também conhecido por Ganga Talao, que significa: o lago do Ganges. Fica no distrito de Savanne e este lago, onde juntaram água do Ganges, é sagrado, estando rodeado de estátuas e de um templo Hindu.
Todos os anos milhares de peregrinos vão a pé até este local para “pagarem” as suas promessas. Muitos vão a pé, fazendo muitos quilómetros descalços. A primeira peregrinação realizou-se em 1898. Este é considerado o mais sagrado local Hindu das Maurícias.
A marcar o chegar da primavera, Maha Shivaratri (que significa a “grande noite de Shiva”) é uma celebração Hindu dedicada ao Deus Shiva. Ocorre em meados de fevereiro ou março, dependendo do calendário lunar.
No espaço do templo, estão diversas estátuas dedicadas a diferentes divindades. Numa delas pode ler os Cinco Princípios do Jainismo: 1 – Não Violência; 2 – Sinceridade; 3 – Não roubar; 4 – Caridade; e 5 – Não Posse.
Um dos cartazes afixados, junto do lago e do templo, refere-se a Ardra Puja.
“Ardra Puja é celebrada uma vez por mês em Ganga Talao. Neste dia especial, Shiva toma a forma de Rudra para destruir toda a energia negativa que existe em nós. Shiva leva a nossa tristeza, doença e dá-nos alegria, sucesso e prosperidade. Além disso, Shiva ajuda os estudantes nos seus estudos e deseja a todos melhor saúde”.
O dia vai variando: uma vez por mês entre as 17h00 e as 20h00.
Desafio 2017 – #110 Uma fotografia por dia…
Em 2017 tenho este desafio… colocar uma fotografia por dia, aqui no Viaje Comigo, relatando a história que está por detrás da mesma. Veja aqui outras imagens e outras histórias da rubrica “Uma fotografia por dia…”. Boas viagens!
Também aqui perto está uma enorme estátua de Shiva – e outra em construção, veja aqui. As estátuas estão a assinalar – Shiva tem um tridente em mão – a entrada para o domínio de Ganga Talao. O lago está a 550 metros acima do nível da água do mar.