A norte de Portugal, o miradouro de Casal de Loivos é um dos mais interessantes da paisagem do Douro Vinhateiro. À sua frente está a curva do rio Douro, com o casario branco do Pinhão aos seus pés, encaixada nos vales verdes, os seus socalcos, recheados de vinhedos… Uma paisagem única no mundo!
Seja qual for a altura do ano, com uma estação com mais ou menos flores, a paisagem do Douro Vinhateiro é sempre deslumbrante.
No topo deste monte – de onde foram tiradas estas fotografias – está a freguesia de Casal de Loivos, de ruas estreitas, gente simpática e… o miradouro, mesmo em frente do cemitério.
Também na subida vai ter motivos para parar e fotografar. Há campos de socalcos de verdes variados e, quando lá passei, as árvores antecipavam a primavera, com algumas das amendoeiras em flor em fevereiro.
No topo, só os pássaros se ouvem e, de vez em quando, o assobio atrevido do comboio que passa na estação do Pinhão. Daqui se vê, de forma muito direta, a serra de S. Domingos, a Quinta das Carvalhas e a foz do rio Pinhão.
Como chegar? Subir da vila do Pinhão, em direção a Alijó, e é só subir. Sempre a subir. Não há que enganar!
Na informação sobre o Miradouro pode ler a dica que “a BBC Londres” considerou esta “como uma das mais bonitas paisagens do mundo”.
Diz também que daqui é possível identificar-se os quatro tipos de vinhas durienses: pré-filoxéricos, pós-filoxéricos, patamares e vinhas ao alto. Uma ideia? Fazer um piquenique no miradouro, com esta vista!